Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidadehttp://10.1.1.113/handle/123456789/244
Esta comunidade é composta pelas Teses e Dissertações de conclusão de curso de Pós-graduação Stricto sensu do IFMS. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um(a) orientador(a).
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Autor "Antunes, Keila Cristina Pinheiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Programa de assistência estudantil e a sua materialização no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: uma proposta de produto educacional voltado aos estudantes do ensino médio integradoAntunes, Keila Cristina Pinheiro; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Caramit, Ricardo Pini; Sanavria, Claudio ZarateO presente estudo, que está inserido no Macroprojeto 6 – organização de espaços pedagógicos da EPT, teve como objetivo desenvolver um produto educacional a partir da análise do processo de materialização do Programa de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e a seus efeitos, no Campus Campo Grande. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo de cunho quantitativo e qualitativo. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de análise de ciclo de política, tendo como foco principal o contexto de produção de textos e o contexto dos resultados/efeitos. O instrumento utilizado para coletar os dados da avaliação da aplicação do produto educacional foi o questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise de Conteúdo de Bardin. Com a pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: nem todos os Programas utilizam como critério de prioridade os estudantes de escola pública ou a renda per capita, como estabelecido no decreto; 25% dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio integrado são atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAES) e que 93,03% dos estudantes beneficiados permanecem ou concluem o curso; Percebemos que do total de evadidos, 10,8% dos beneficiados evadem do curso, contra 89,19% dos estudantes não beneficiados. A partir dos resultados descritos, desenvolvemos um produto educacional direcionado aos estudantes ingressantes da educação profissional de nível médio integrado, definimos como produto educacional, o material textual intitulado como “MANU: Manual de Auxílio Estudantil” e subproduto um vídeo intitulado “PE - Programa de Assistência Estudantil (PAES)”. Com relação aos resultados da avaliação da aplicação do produto educacional, concluímos que teve boa receptividade entre os voluntários e que pode atender ao propósito. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa servir de instrumento para tomada de decisões, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento do PAES. Esperamos, igualmente, que o produto educacional contribua com as ações de permanência dos estudantes.