Banner branco com logo da IFMS colorido ao centro
 
Busca Avançada

Submissões Recentes

Item
Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos
Marin, Glaucia Rosely Barbosa
O estudo apresenta uma sequência didática aplicada a alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, visando uma aprendizagem significativa dos sistemas sanguíneos em Genética. A abordagem utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e propõe estratégias dinâmicas e interdisciplinares para tornar os estudantes protagonistas do próprio aprendizado. O material didático, desenvolvido e testado em sala de aula, não é um modelo fixo, mas uma sugestão flexível de atividades que podem ser adaptadas conforme a realidade educacional. O objetivo principal é incentivar práticas que relacionem novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos, promovendo autonomia, engajamento e reflexão.
Item
Diálogos entre ensino, pesquisa e extensão: coordenações de cursos
Oliveira, Joanne Romão de
Este ebook "Diálogos entre ensino, pesquisa e extensão: coordenações de cursos" é fruto de uma pesquisa no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS. Trata-se de um recurso para aqueles que buscam compreender e aplicar estratégias no campo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este livro traz teorias e conceitos por meio de uma abordagem prática e aplicável, baseada em experiências reais e em evidências científicas. Inicialmente você encontrará um breve embasamento que sustenta a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, contextualizando-a dentro do cenário da Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida apresentamos um conjunto de estratégias e boas práticas para que as coordenações de curso possam promover a integração de forma eficaz, adaptáveis às peculiaridades e às necessidades do contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, apresentamos experiências inspiradoras com estudos de caso no IFMS de projetos que adotaram práticas integradoras bem-sucedidas, demonstrando os benefícios e impactos positivos dessa abordagem. Em suma, este ebook incentiva uma reflexão e inspira a ação. Ele foi concebido aos coordenadores de cursos com o objetivo de oferecer conteúdo aos educadores, gestores e todos os interessados no processo de melhoria da educação. Desejamos uma excelente jornada de leitura, aprendizado e descobertas!
Item
Sequencia didática de introdução a Educação Financeira para estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Lima, Inêz Rozana de
Este produto educacional é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS CAMPO GRANDE DO IFMS: DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS À VISÃO DE FUTURO”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS, Campus Campo Grande. Este material oferece uma sequência didática dinâmica para ensinar educação financeira aos estudantes do ensino médio integrado. Composta por três planos de aula, slides editáveis e sugestão de vídeos, a sequência propõe atividades práticas e teorias que abordam questões financeiras do dia a dia, como consumo, orçamento pessoal, endividamento e investimentos. A proposta é flexível, podendo ser adaptada para diferentes contextos e formatos, e busca estimular uma mudança de comportamento em relação à gestão financeira. O objetivo é proporcionar ao professor ferramentas para uma prática educativa eficaz, baseada na problematização e na reflexão crítica. As atividades permitem que os alunos apliquem os conceitos financeiros em situações reais, promovendo autonomia financeira e o desenvolvimento de uma visão crítica e ética sobre o dinheiro. O material é uma oportunidade de transformar a compreensão dos alunos sobre finanças, ajudando-os a enfrentar os desafios financeiros de forma mais consciente e equilibrada. Diante do cenário atual de endividamento crescente no Brasil, a educação financeira se torna essencial para preparar os jovens para tomar decisões informadas, promovendo um futuro mais seguro e sustentável financeiramente. Este produto é uma ferramenta valiosa para professores que desejam implementar uma abordagem prática e transformadora em suas aulas.
Item
Alimentação nas grandes navegações: uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos baseada na pedagogia histórico-crítica
Moraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de
O documento trata de uma Proposta Didática que integra as disciplinas de História e Conservação de Alimentos no Ensino Médio Integrado (EMI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ele explora a relação entre alimentação e história, analisando como os métodos de conservação de alimentos influenciaram sociedades ao longo do tempo, com destaque para a Expansão Marítima Europeia e as Grandes Navegações. A proposta busca proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla da historicidade dos alimentos e seus impactos sociais, culturais e econômicos.
Item
ProfCAC-MAES: comunidade de aprendizagem colaborativa entre professores
Souza, Paula Renata Cameschi de
Este documento desenvolvido pela Paula Renata Cameschi de Souza sob a orientação da Prof. Dr.Azenaide Abreu Soares Vieira tem como Objetivo formar professores-pesquisadores da própria atuação na escola na perspectiva da teoria histórico-crítica para que assumam o trabalho como princípio educativo.