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Navegando por Autor "Araujo, Gustavo Medina"

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    Conhecer para incluir: transtorno do espectro autista (TEA) no contexto escolar
    Araujo, Gustavo Medina
    Este Livro eletrônico foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), servindo como material de apoio para um curso on-line — Conhecer para incluir: TEA no contexto do IFMS, disponível na modalidade Curso Livre, usando a plataforma Moodle do IFMS. Temos como objetivo oferecer conhecimentos sobre conceitos e práticas educativas inclusivas, auxiliando na inclusão de pessoas com TEA no ambiente escolar. O material está dividido em 3 (Três) módulos, inicia-se com Introdução ao TEA, adiante, os paradigmas da inclusão escolar e, inclusão escolar e as práticas educativas inclusivas para pessoas com TEA nos Institutos Federais.
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    Conhecer para incluir: uma proposta formativa sobre transtorno do espectro autista (TEA) para servidores do IFMS
    Araujo, Gustavo Medina; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr; Mello, Dante Alighieri Alves de, Zutiao Patricia
    Este estudo de mestrado teve, como motivação, uma premissa pessoal e profissional. Dessa forma, destaca-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tema em questão, que está inserido no convívio familiar do pesquisador, que, frequentemente, busca caminhos para inclusão do seu filho no ambiente de ensino. O autor, como assistente de aluno no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - campus Aquidauana, percebeu a necessidade de familiarizar-se com os conceitos sobre o TEA do ponto de vista da inclusão escolar. Assim, trazemos como objetivo geral: compreender como está a inclusão escolar de estudantes com TEA no IFMS, campi Campo Grande e Três Lagoas, bem como desenvolver e avaliar um curso de formação on-line sobre TEA na perspectiva da inclusão escolar, no âmbito da EPT, para servidores do IFMS. Em relação ao problema de pesquisa, foi levantada a seguinte questão: Trabalhar conceitos sobre TEA na perspectiva da inclusão escolar, por meio de uma proposta formativa para servidores do IFMS, pode contribuir para inclusão de estudantes com TEA? Sobre a fundamentação teórica, temos a Teoria Histórico-cultural de Vigotski. Dessa maneira, trabalhamos alguns conceitos, tais como: atividades mediadas, processo de formação de conceitos e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). No que diz respeito ao método, o estudo é exploratório, cuja finalidade é aplicada, com base em uma abordagem qualitativa. Para a análise de dados, utilizamos os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo dos relatórios mostrará a relevância de adaptações curriculares, práticas educativas inclusivas; como o ensino colaborativo – união de saberes em prol da inclusão escolar. Para tal, é indispensável que os servidores sejam capacitados sobre o tema e que sejam incentivados os debates na instituição. O fato de não haver profissionais da educação especial, como mostram os relatórios do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), impossibilitou uma assistência especializada, que poderia auxiliar nas dificuldades dos estudantes. Como Produto Educacional (PE), optamos por produzir um curso on-line de 30 horas na modalidade Curso Livre, usando a plataforma Moodle do IFMS. O curso contém em seu escopo estudos sobre o TEA, inclusão escolar e história e política dos Institutos Federais. Quarenta servidores inscreveram-se no nosso curso livre, mas 26 concluíram, o que representou um aproveitamento de 65%. O resultado deste estudo mostra que o nosso curso livre foi eficiente para aquisição do conhecimento e para momentos de reflexão e debates sobre a temática. Cabe referir que 20 estudantes que iniciaram o curso com pouco ou nenhum conhecimento sobre o TEA, tiveram média de 9,4 na avaliação final, sendo 10 nota máxima. Além disso, todos os cursistas concluintes confirmaram que o curso proporcionou momentos de reflexão e 96,15% consideraram aplicar o conhecimento adquirido no ambiente escolar. O nosso trabalho, junto a outras ações promovidas pelos Institutos Federais, tem estimulado discussões sobre o TEA. Participamos de eventos em que o nosso projeto juntou-se a outras ações que, de alguma forma, trouxeram o tema para a escola. Também fomos responsáveis por três artigos científicos e um projeto de extensão.
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