Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Benites, Cleice"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Transversalidade na jornada Sustentável: Energia, desenvolvimento e políticas integradas
    Benites, Cleice
    Trata-se de uma sequência didática pautada na abordagem transversal e nos princípios da formação integral e ensino integrado, com a finalidade de promover a integração de conhecimentos curriculares e a transversalidade de recursos promotores do desenvolvimento psicossocial e, por conseguinte, de habilidades vinculadas às dimensões ideológicas e interpessoais dos estudantes
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Transversalidade no ensino de geografia: uma proposta de integração com foco no desenvolvimento identitário de estudantes do ensino médio intregrado do IFMS
    Benites, Cleice; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Souza, Antonio Carlos Santana de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Vinholi Junior, Airton Jose
    Devido a pandemia Covid-19, adolescentes brasileiros foram privados da convivência social, inclusive no ambiente escolar. Esse fenômeno pode ter desencadeado inúmeros problemas psicossociais, entre eles a dificuldade em assumir responsabilidades, situação que impacta diretamente no desenvolvimento da identidade madura dos estudantes do ensino médio. Nesta fase do ensino, o adolescente forma recursos para constituição da identidade adulta, estes fundamentais para que possam responder positivamente situações sociais que exijam habilidades intrapessoal e interpessoal como: a assertividade, a capacidade de ouvir e de se comunicar, a confiança. Sendo assim, questiona-se o desenvolvimento psicossocial de estudantes que cursaram parte do ensino médio totalmente isolados do convívio escolar e social com o desenvolvimento da presente pesquisa, cujo objetivo é analisar o desenvolvimento psicossocial dos estudantes concluintes em 2022 o ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, para assim, propor como produto educacional uma sequência didática de conhecimentos de Geografia com foco no desenvolvimento identitário dos estudantes. Para contemplar o objetivo geral, tivemos os seguintes objetivos específicos: 1) analisar o estado de identidade de estudantes concluintes em 2022 o Ensino Médio Integrado no IFMS, campus Nova Andradina; 2) identificar preocupações que configuram-se para os estudantes como obstáculos para progressão acadêmica ou profissional; 3) desenvolver uma sequência didática de Geografia, como produto educacional, com foco no desenvolvimento identitário dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa uma vez que utiliza do questionário GIDS (The Groningen Identity Development Scale), escala que avalia o desenvolvimento de identidade na adolescência, e de questionários com questões dissertativas para avaliar aspectos psicossociais destes estudantes, assim como, avaliar o produto educacional. O método utilizado para realização da pesquisa foi da problematização com o Arco de Maguerez. A análise referente ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes revelou que encontram-se no estado de identidade estabelecida, no entanto, o aspecto ocupacional, na dimensão ideológica, e a amizade, na dimensão interpessoal mostraram um nível de desenvolvimento baixo. Os adolescentes vivem muita instabilidade financeira, o que os leva à insegurança ao ter que escolher o curso superior e, por conseguinte, a carreira profissional. Afim de contribuir com o que pode ser a realidade de outros estudantes do ensino médio, foi elaborada, desenvolvida e avaliada uma sequência didática, como Produto Educacional, cujo foco é o desenvolvimento de habilidades sociais, como o fortalecimento de amizades, e ideológicas, com vistas à progressão profissional e acadêmica.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki