Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cerqueira, Braulio Gaudencio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    MANUAL DE SEGURANÇA PARA LABORATÓRIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
    Cerqueira, Braulio Gaudencio
    Este manual é o Produto Educacional resultado da dissertação “Organização de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica: um olhar sobre a segurança do trabalho no uso de laboratórios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.” do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este material orientativo foi construído de forma colaborativa após a escuta de dez profissionais docentes e técnicos que realizam suas atividades nos laboratórios de elétrica e mecânica no IFMS Campus Campo Grande. Este manual tem o objetivo de subsidiar o IFMS Campus Campo Grande e outras instituições que atuem na EPT, na organização de seus laboratórios com vistas à segurança e à prevenção de acidentes dos usuários durante a sua utilização. Ele foi concebido como parte resultante da pesquisa, cujos principais pontos de partida foram a constatação do alto índice de acidentalidade de jovens profissionais recém-adentrados no mundo do trabalho, a importância da preocupação com esta temática durante a realização de aulas práticas no ambiente escolar como forma de consolidação das boas práticas conforme sugerido por teóricas(os) da Educação Profissional e a existência de manuais e documentos orientativos de abordagem semelhante, com referência em outros Institutos da Rede Federal.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Organização de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica: Um olhar sobre a segurança do trabalho no uso de laboratórios no ensino médio integrado à educação profissional
    Cerqueira, Braulio Gaudencio; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Martins; Campelo Junior, Marcos Vinicius; Lopes Junior, Dejahyr
    Esta dissertação, desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos Institutos Federais, sob curadoria do grupo de pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica do Mato Grosso do Sul, tem o objetivo geral de identificar o grau de relevância de manual de segurança para Espaços Pedagógicos do tipo laboratórios de ensinos, contendo informações para o uso de laboratórios dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Mecânica e Eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande, utilizados para promoção do ensino, pesquisa e extensão. Como problema de pesquisa, foram consultados dados oficiais brasileiros do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho entre 2012 e 2022, que revelam ser o uso de máquinas e equipamentos a principal causa de acidentes no trabalho, sendo a faixa etária entre 18 e 24 anos a segunda mais acometida. Idades estas compatíveis com a dos estudantes matriculados e recém-egressos do IFMS. Como questão norteadora do estudo: “A construção de um manual com recomendações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para a organização e o uso de Espaços Pedagógicos poderia contribuir positivamente na promoção da segurança em laboratórios de ensino da EPT?”. Justifica-se a pesquisa pela escassez de referencial teórico sobre o tema aplicado à EPT. Como procedimento metodológico para a construção do manual, foram feitas entrevistas semiestruturadas, conforme orienta Heloisa Szymanski, com docentes e técnicos do IFMS Campus Campo Grande, que utilizam estes espaços em suas atividades. Posteriormente, foi aplicado o método de análise de conteúdo, temática de Laurence Bardin, para extrair dados e subsidiar a construção do manual. Após a elaboração o manual, foi, mais uma vez, posto para apreciação dos participantes numa entrevista de validação. Os resultados das entrevistas de validação consolidaram os resultados finais da pesquisa, que demonstrou majoritária aderência e relevância do PE no planejamento e na efetivação de ações para as melhorias das condições de SST nestes Espaços Pedagógicos.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki