Navegando por Autor "Cerqueira, Braulio Gaudencio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item MANUAL DE SEGURANÇA PARA LABORATÓRIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICACerqueira, Braulio GaudencioEste manual é o Produto Educacional resultado da dissertação “Organização de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica: um olhar sobre a segurança do trabalho no uso de laboratórios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.” do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este material orientativo foi construído de forma colaborativa após a escuta de dez profissionais docentes e técnicos que realizam suas atividades nos laboratórios de elétrica e mecânica no IFMS Campus Campo Grande. Este manual tem o objetivo de subsidiar o IFMS Campus Campo Grande e outras instituições que atuem na EPT, na organização de seus laboratórios com vistas à segurança e à prevenção de acidentes dos usuários durante a sua utilização. Ele foi concebido como parte resultante da pesquisa, cujos principais pontos de partida foram a constatação do alto índice de acidentalidade de jovens profissionais recém-adentrados no mundo do trabalho, a importância da preocupação com esta temática durante a realização de aulas práticas no ambiente escolar como forma de consolidação das boas práticas conforme sugerido por teóricas(os) da Educação Profissional e a existência de manuais e documentos orientativos de abordagem semelhante, com referência em outros Institutos da Rede Federal.Item Organização de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica: Um olhar sobre a segurança do trabalho no uso de laboratórios no ensino médio integrado à educação profissionalCerqueira, Braulio Gaudencio; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Martins; Campelo Junior, Marcos Vinicius; Lopes Junior, DejahyrEsta dissertação, desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos Institutos Federais, sob curadoria do grupo de pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica do Mato Grosso do Sul, tem o objetivo geral de identificar o grau de relevância de manual de segurança para Espaços Pedagógicos do tipo laboratórios de ensinos, contendo informações para o uso de laboratórios dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Mecânica e Eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande, utilizados para promoção do ensino, pesquisa e extensão. Como problema de pesquisa, foram consultados dados oficiais brasileiros do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho entre 2012 e 2022, que revelam ser o uso de máquinas e equipamentos a principal causa de acidentes no trabalho, sendo a faixa etária entre 18 e 24 anos a segunda mais acometida. Idades estas compatíveis com a dos estudantes matriculados e recém-egressos do IFMS. Como questão norteadora do estudo: “A construção de um manual com recomendações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para a organização e o uso de Espaços Pedagógicos poderia contribuir positivamente na promoção da segurança em laboratórios de ensino da EPT?”. Justifica-se a pesquisa pela escassez de referencial teórico sobre o tema aplicado à EPT. Como procedimento metodológico para a construção do manual, foram feitas entrevistas semiestruturadas, conforme orienta Heloisa Szymanski, com docentes e técnicos do IFMS Campus Campo Grande, que utilizam estes espaços em suas atividades. Posteriormente, foi aplicado o método de análise de conteúdo, temática de Laurence Bardin, para extrair dados e subsidiar a construção do manual. Após a elaboração o manual, foi, mais uma vez, posto para apreciação dos participantes numa entrevista de validação. Os resultados das entrevistas de validação consolidaram os resultados finais da pesquisa, que demonstrou majoritária aderência e relevância do PE no planejamento e na efetivação de ações para as melhorias das condições de SST nestes Espaços Pedagógicos.