Navegando por Autor "Ferreira Filho, Alcindo"
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Item Ensino médio integrado do IFMS Campus Coxim – uma cartilha informativa de apoio ao processo seletivoFerreira Filho, Alcindo; Silva, André Luiz da Motta ; IFMS; Corrêa, Anderson Martins; Costa Filho, José Vinícius da; Santos, Silvia Maria Stering dos; Silva, André Luiz da Motta.Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e parte da ideia de que, no Brasil, o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade é um direito social de todos, para tanto, faz-se necessário empreender esforços no intuito de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que balizam o processo de ingresso discente. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu-se em analisar a percepção de candidatos e servidores responsáveis pelo Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Coxim, a fim de apresentar uma Cartilha Informativa que contribua com o sistema de ingresso discente no Ensino Médio Integrado (EMI). Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem predominantemente qualitativa e de cunho exploratório, que se utilizou das ferramentas de revisão bibliográfica, da análise documental, da aplicação de questionários semiestruturados aos candidatos do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados 2021, do IFMS – Campus Coxim e de entrevistas com servidores que atuaram nos setores responsáveis, ligados diretamente ao processo. Por sua vez, os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo. Esta pesquisa colabora com o ingresso inclusivo e democrático nos cursos da instituição. Os resultados apontaram que a democratização do acesso aos cursos de EMI é um processo complexo, em função das diversas questões que perpassam a educação na perspectiva de um direito social, contudo, no IFMS, assim como na Rede Federal como um todo, o número de vagas limitadas leva à realização de processo seletivo que prevê vagas para ampla concorrência e vagas de cotas, que são geridas pautando-se em uma concepção burocratizada do processo. Assim, fica evidente que o processo seletivo consiste em uma forma de inclusão excludente, tendo em vista a inexistência de vagas para todos. Ou seja, mesmo diante do esforço voltado à democratização, o acesso à instituição é meritocrático. Nessa feita, o Produto Educacional desenvolvido consistiu em uma Cartilha Informativa que busca contribuir para a democratização do acesso aos cursos do EMI, ofertados no IFMS – Campus Coxim, ao facilitar a divulgação e a orientação aos interessados acerca das formas de ingresso.Item Processo Seletivo no IFMS - Campus Coxim: conhecer para participarFerreira Filho, AlcindoEsta Cartilha foi elaborada com base nos itens do edital do Processo Seletivo dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMS, "Ação Afirmativa (Cotas)” e “Procedimentos para a inscrição”, objetivando facilitar o levantamento e a entrega dos documentos pelos (as) candidatos(as) que pretendem se inscrever no Processo Seletivo dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) do IFMS – Campus Coxim, tanto na qualidade de beneficiário de uma das opções de Ação Afirmativa, quanto em Ampla Concorrência (AC). Através de uma linguagem visual e uma divisão por tipo de instruções e documentos para cada item, os(as) candidatos(as) terão a possibilidade de sanar possíveis dúvidas de como conseguir se inscrever no Processo Seletivo dos cursos de EMI do IFMS – Campus Coxim, de escolher se deseja concorrer por Ampla Concorrência (AC) ou por COTAS, como também quais documentos são necessários.