Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Hatsumura, Mitsuko"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Identidade de gênero na educação profissional e tecnológica: olhares sobre o acolhimento a estudantes LGBTQIA+ no IFSP
    Hatsumura, Mitsuko; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Lopes Junior, Dejahayr; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Souza, Tatiele Pereira de
    A diversidade de gênero é uma realidade nas instituições educacionais, incluindo o Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP). Um exemplo significativo dessa realidade ocorreu quando um estudante transexual solicitou o uso do banheiro masculino, o que despertou reflexões sobre as práticas de acolhimento no campus. A partir de tal acontecimento, surge o interesse em buscar respostas à pergunta: quais ações práticas de acolhimento para estudantes LGBTQIA+ são realizadas durante o período de estudo no Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio? Tal pergunta orienta o objetivo geral da presente pesquisa, que é analisar as estratégias de acolhimento a estudantes LGBTQIA+ no contexto do Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio. Os objetivos específicos incluíram: identificar as diretrizes de acolhimento de estudantes LGBTQIA+ do Instituto Federal de São Paulo; compreender a percepção de estudantes LGBTQIA+ sobre os mecanismos de acolhimento promovidos pelo IFSP-Campus Presidente Epitácio; analisar como a comunidade acadêmica acolhe as/os estudantes LGBTQIA+ do IFSP-Campus Presidente Epitácio e desenvolver um guia orientativo referente a diversidade de gênero/sexualidade e estratégias de acolhimento a estudantes LGBTQIA+ da Educação Profissional e Tecnológica. Os participantes do estudo são estudantes LGBTQIA+ do Ensino Médio Integrado e de cursos superiores, bem como servidores do IFSP-PEP. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva-explicativa. Como procedimento prático foi utilizado a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram documentos institucionais, entrevista e questionário. Os dados foram sistematizados com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, foi elaborado um guia interativo baseado nas percepções dos participantes sobre o acolhimento, que se revelou essencial para divulgar informações sobre diversidade de gênero e sexualidade, e orientar práticas de acolhimento no ambiente escolar à comunidade LGBTQIA+. Os resultados da pesquisa apontam tanto avanços, como a realização da Semana da Diversidade, quanto desafios a serem superados para criar um ambiente mais inclusivo no IFSP-PEP. O guia interativo desenvolvido reflete as necessidades e sugestões dos participantes e se estabelece como um recurso importante para futuras práticas de acolhimento, com potencial de promover maior visibilidade e inclusão da comunidade LGBTQIA+ no contexto educacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Respeitando as diferenças: guia para acolhimento de estudantes LGBTQIA+ na educação profissional e tecnológica
    Hatsumura, Mitsuko
    O guia interativo foi desenvolvido para promover a inclusão de estudantes LGBTQIA+ no IFSP-PEP, fornecendo informações sobre os conceitos e diferenças de gênero e sexualidade, com o intuito de apoiar o acolhimento dessas/es estudantes em diversos espaços, para contribuir com a conscientização e fomentar o respeito à diversidade tanto no ambiente educacional quanto na sociedade em geral. A elaboração do guia foi justificada pela necessidade indicada pelas/os participantes da pesquisa de um acolhimento mais eficaz das/os estudantes LGBTQIA+. Seu designer traz recursos visuais como ícones, figuras, imagens, além de informações textuais. Ele também contém links 8 que remetem a pessoa a outras páginas referentes ao conteúdo abordado, facilitando o acesso a mais informações.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki