Navegando por Autor "Leite, Tomaz Leal"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Investigação da Aprendizagem por meio de uma Sequência Didática de Aulas Práticas de Instalações Hidrossanitárias com Base na Teoria Das Situações DidáticasLeite, Tomaz Leal; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Mello, Dante Alighieri de, Cavazzana, Guilherme HenriqueA presente pesquisa possui como objetivo investigar o processo de aprendizagem dos estudantes na unidade curricular de instalações hidrossanitárias do curso Técnico Integrado em Edificações, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Aquidauana, por meio da aplicação de uma sequência de aulas práticas, identificando desafios e potencialidades no processo de aprendizagem. Para tal, foi planejada uma sequencia didática (SD), à luz dos princípios filosóficos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau, explorando situações adidáticas, onde o estudante assume parte da responsabilidade por sua aprendizagem e soluciona problemas sem uma prévia solução exposta pelo professor. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo e com análise descritiva, utilizando como procedimentos metodológicos os conceitos da Engenharia Didática, teoria desenvolvida com base em estudos da didática francesa. A sequência de aulas práticas desenvolvida e aplicada, na forma de um produto educacional do Programa de Mestrado ProfEPT, elaborado à luz da TSD e testado sob a égide da Engenharia Didática, pode contribuir para boas práticas de ensino na EPT, além de proporcionar reflexões acerca de práticas educativas possíveis às unidades técnicas dos cursos integrados. Após a aplicação da SD foi possível a identificação de alguns desafios, inerentes sobretudo ao contexto pandêmico e ao ensino parcialmente remoto compulsoriamente adotado às ações. Também foi possível a visualização de potencialidades no processo de aprendizagem, no que tange à capacidade dos estudantes de procederem de maneira autônoma às resoluções dos problemas propostos e, ainda, a presença indissociável entre teoria e prática na interação com as atividades projetadas pelo professor. Destaca-se o elevado potencial de aplicabilidade e impacto do produto gerado por meio desta pesquisa no contexto da EPT e, além disso, a possibilidade de adaptação deste para outros contextos, considerando a compatibilidade mínima entre objetivos de aprendizagem a ser observada.Item Sequência Didática: Projeto e Execução de Instalações de Água Fria para o Curso Técnico Integrado em EdificaçõesLeite, Tomaz LealO presente Produto Educacional consiste em uma Sequência Didática (SD) de aulas práticas para a unidade curricular de Instalações Hidrossanitárias do Curso de Técnico em Edificações, ofertado pelo IFMS campus Aquidauana, elaborada sob os conceitos de trabalho como princípio educativo, indissociabilidade entre teoria e prática, pesquisa como princípio pedagógico e a interdisciplinaridade como princípio didático, planejada à luz da Teoria das Situações Didáticas e testada sob a égide da Engenharia Didática. Disponibilizamos este produto à comunidade acadêmica, oportunizando assim aos docentes dos cursos técnicos integrados em edificações uma ferramenta de aplicação e, para além, esperamos proporcionar reflexões acerca das práticas pedagógicas que podem ser aplicadas nas unidades técnicas do curso, no intuito de buscar situações de devolução, transferindo aos estudantes parte da responsabilidade pela aprendizagem e, sobretudo, promovendo atividades que indissociabilizem teoria e prática, sendo planejadas a partir de situações a-didáticas, que favoreçam a autonomia intelectual dos estudantes, bem como possam contribuir com a formação de sujeitos críticos e reflexivos diante do mundo do trabalho. A intervenção, ou seja, a aplicação do produto para sua validação foi realizada no semestre letivo de 2021-1, tendo como participantes da investigação os estudantes de duas turmas do 7º período do Curso Técnico Integrado em Edificações do campus Aquidauana do IFMS, durante o desenvolvimento da unidade curricular de instalações hidrossanitárias, sendo um dos autores da pesquisa de mestrado, a qual este produto faz parte, o docente ministrante da unidade curricular. A Sequência Didática (SD) foi idealizada para aplicação de aulas de forma presencial, com uso do laboratório de edificações do campus da instituição e, também, considerando a possibilidade de aplicação em formato de Atividades Não Presenciais (ANP), uma vez que a aplicação do Produto Educacional ocorreu desse modo, em função da condição da situação de pandemia da Covid-19 e suspensão de aulas presenciais à época da aplicação, conforme indicado pela decisão de nº 34/2021 da Reitoria do IFMS (2021).