Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marchini, Jhonny Alencar"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estágio curricular consciente: interação teoria e prática no ensino médio integrado do IFMS
    Marchini, Jhonny Alencar; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr; Veimrober Junior, Lucio Aderito dos Anjos; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) organiza sua proposta curricular com base na formação integral dos estudantes, promovendo a articulação entre a formação técnica e a propedêutica. Essa estrutura curricular é projetada para destacar os conhecimentos da área profissional, por meio de unidades curriculares diversificadas, que priorizam atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, com foco em sua aplicação no contexto do trabalho. Neste cenário de Ensino Médio Integrado, o presente estudo visou explorar os desafios que surgem para os estudantes, principalmente a partir do terceiro semestre, conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A conexão entre estágio, curso e estudante é um aspecto crucial para assegurar a coesão entre a formação teórica e a prática profissional, permitindo que os estudantes compreendam melhor a importância do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A pesquisa teve como objetivo examinar, entre os estudantes habilitados à realização do estágio conforme o PPC de cada curso, suas percepções acerca do papel e dos objetivos do ECS, além de investigar a articulação entre os saberes teóricos e a prática e os benefícios do estágio no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para a coleta de dados, empregou-se um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, complementado pela análise de conteúdo simplificada, segundo o método de Laurence Bardin, compreendendo três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os achados indicaram que a pesquisa atendeu, em parte, aos objetivos geral e específico, devido à limitada diversidade da amostra de participantes em comparação ao inicialmente previsto. Contudo, o produto educacional desenvolvido busca auxiliar estudantes de todos os semestres do Ensino Médio Integrado na compreensão dos aspectos do ECS, também os impactos de sua relevância no processo de formação acadêmica e profissional e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promovendo, assim, a formação de estudante com um perfil crítico que o prepare tanto para a verticalização quanto para o mundo do trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia prático do estágio curricular supervisionado (ECS): por que o estágio é importante?
    Marchini, Jhonny Alencar
    O guia prático do estágio é um produto educacional desenvolvido por Jhonny Alencar Marchini sobre a orientação do professor Dr. Dejahyr Lopes Junior. Este guia tem como objetivo fornecer informações essenciais sobre o Estágio Curricular Supervisionado, abordando sua importância, benefícios e as etapas para sua realização no IFMS.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki