Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Repositório Institucional IFMSInstituto Federal de Mato Grosso do Sul
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Moraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Alimentação nas grandes navegações: uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos baseada na pedagogia histórico-crítica
    Moraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de
    O documento trata de uma Proposta Didática que integra as disciplinas de História e Conservação de Alimentos no Ensino Médio Integrado (EMI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ele explora a relação entre alimentação e história, analisando como os métodos de conservação de alimentos influenciaram sociedades ao longo do tempo, com destaque para a Expansão Marítima Europeia e as Grandes Navegações. A proposta busca proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla da historicidade dos alimentos e seus impactos sociais, culturais e econômicos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos fundamentada na pedagogia histórico-crítica
    Moraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Vinhole Junior, Airton Jose, Oliveira, Eliene Dias de
    O Ensino Médio Integrado articula o ensino técnico e a formação básica, nas concepções de politecnia, educação unitária e omnilateralidade. Os saberes técnicos devem ser abordados em sua historicidade, não apenas como procedimentos operacionais, mas como atividades humanas com origem em processos históricos, mediados por conhecimentos científicos que os fundamentam. Isso possibilita ao estudante uma apreensão crítica da realidade, sendo capaz de modificá-la. A efetivação do Ensino Médio Integrado requer práticas pedagógicas integradoras orientadas pela ideia de totalidade, rompendo com o modelo tecnicista de reprodução. A Pedagogia Histórico-Crítica é uma concepção pedagógica de caráter contra hegemônico comprometida com a educação dos trabalhadores, visando a transformação social. A pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição da didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica na integração entre as disciplinas de História e Conservação de Alimentos, de modo a auxiliar a efetivação de práticas pedagógicas integradoras na perspectiva do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a metodologia para a execução da pesquisa foi dividida em oito partes: 1. Público-alvo e local de pesquisa; 2. Entrevistas com as docentes de História e Conservação de Alimentos: analisando experiências; 3. Planejamento das aulas utilizando os Momentos Pedagógicos da PHC; 4. Aplicação das aulas seguindo os Momentos Pedagógicos; 5. Avaliação do conteúdo; 6. Avaliação da metodologia; 7. Análise dos dados e 8. Elaboração do Produto Educacional. De modo geral, a metodologia proposta contribuiu para estimular o interesse e a participação dos estudantes, possibilitando uma percepção histórica dos saberes técnicos e menor distanciamento entre sua realidade social e o trabalho pedagógico. Logo, acredita-se que a didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica possui potencial para contribuir na efetivação de práticas pedagógicas integradoras, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki