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Navegando por Autor "Naressi, Adriana Estabile"

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    Curso livre mostrando uma pesquisa científica experimental como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica
    Naressi, Adriana Estabile; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Klein,Sidnei, Maciel, Gesilane de Oliveira
    A pesquisa científica como produção de conhecimento é uma prática educativa importante para autonomia intelectual dos discentes, tornando-os protagonistas com um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, surgiu o problema desta pesquisa: um projeto de pesquisa científica desenvolvido no IFMS auxilia na formação integral dos estudantes? Ainda, sabe-se que é preciso criar estratégias de valorização da pesquisa científica, inclusive com incentivos para uma maior participação dos docentes e discentes, ressaltando a sua importância para a formação. Assim, surgiu a ideia de desenvolver um curso livre apresentando a descrição completa de uma pesquisa científica realizada, de tal modo a, fomentar a condução de outros projetos de pesquisa científica com características similares ao executado. A fim de responder ao problema de pesquisa, o objetivo do presente trabalho foi o de analisar se o projeto de pesquisa científica e tecnológica aprovado no Edital 019/2020 – Propi/IFMS intitulado: Sistema sustentável e inédito para a piscicultura pantaneira: Criação de peixes em sistema de recirculação com novas tecnologias, desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim contribuiu com a formação integral dos estudantes participantes. Para tanto, a pesquisa científica foi acompanhada e observada e envolveu três (3) estudantes do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, três (3) estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Aquicultura, docentes da área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca e a pesquisadora que atuou como observadora da pesquisa. Para analisar se a pesquisa desenvolvida contribuiu com a formação integral dos estudantes membros da pesquisa foram realizadas entrevistas com os mesmos. As questões para a entrevista foram de forma semiestruturada com algumas questões predefinidas e com a possibilidade de inclusão de questões no decorrer da entrevista, permitindo maior flexibilidade ao pesquisador. Todos os estudantes entrevistados consideraram a participação no projeto de pesquisa importante para sua formação, referindo-se como um diferencial e conseguiram estabelecer uma conexão da teoria aprendida em sala de aula com a prática desenvolvida no projeto. Além disso, na percepção dos estudantes, o projeto atingiu seus objetivos, em especial, gerando novos conhecimentos e despertando o interesse pela ciência contribuindo com o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos com os demais colegas de turma, favorecendo assim, a integração entre os sujeitos e a interdisciplinaridade. Também, revelando em suas respostas a dimensão trabalho, como princípio educativo, dimensão ciência, como geração de conhecimento, e a dimensão tecnologia como transformação da ciência em força produtiva. Todavia, os estudantes pontuaram que faltam informações sobre as pesquisas para os estudantes ingressantes e as vagas são limitadas. Em síntese, a pesquisa demonstra notadamente que a iniciação científica favorece a formação integral do estudante, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade, autonomia, desenvoltura, dentre outros.
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    Curso Livre: Criação de Pintados em Tanques Elevados
    Naressi, Adriana Estabile
    O curso pretende contribuir para disseminação de uma nova tecnologia para criação de pintados (Pseudoplatystoma spp.), desenvolvida por meio de projetos de pesquisas realizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O cultivo de pintados em tanques de geomembrana apresenta uma série de vantagens quando comparado com a piscicultura tradicional em viveiros de terra ou tanques-rede, tais como: evita o escape de peixes para os rios; facilita o manejo e despesca; o material dos tanques é impermeável e imputrescível; aproveita de forma integral recursos como água e ração; ausência de predadores; reduz os riscos de contaminação por efluentes; o licenciamento ambiental geralmente é simplificado; é passível de ser realizado em pequenas áreas e os materiais utilizados para a instalação são de fácil aquisição. Para facilitar o entendimento, o curso foi dividido em 05 Seções, enumeradas em uma sequência lógica que permitirá a você uma navegação fluida. Seção 1 - Características gerais do pintado: aqui você irá dispor de uma visão mais aprofundada da biologia, das vantagens de se cultivar esta espécie e perceber que o pintado possui características ideais de resistência, carne saborosa, crescimento, conversão alimentar e reprodução para ser cultivado em tanques de geomembrana. Seção 2 - Montagem do sistema de criação: apresenta as principais particularidades que devem ser observados para escolha do local de instalação, terraplenagem, instalações hidráulicas, montagem dos tanques de geomembrana, sistema de recirculação e principalmente indicar os materiais e equipamentos utilizados. Seção 3 - Manejo produtivo da criação: nesta seção você conhecerá as principais questões técnicas envolvidas e que devem ser observadas durante a criação dos pintados, tais como: planejamento da produção, aquisição de alevinos, densidades de estocagem, calagem, rações e arraçoamento, biometrias, despesca, manutenção da qualidade de água e desempenho zootécnico esperado. Seção 4 - Sanidade na criação de pintados: será abordado a importância de oferecer aos peixes uma profilaxia e controle sanitário ideal. Além de apresentar para você estudante as duas patologias que surgiram durante os cultivos experimentais de pintados conduzidos no IFMS, a columnariose e a ictiofitiríase conhecida como a doença dos pontos brancos. Seção 5 - Aspectos econômicos: nesta parte propõe-se a discussão dos custos de implantação, ou seja, os gastos para instalação de uma unidade produtiva e também os custos de produção que são os gastos com todos os insumos utilizados na produção dos peixes
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