Navegando por Autor "Paniago, Manuella Barros"
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Item A experiência internacional e o desenvolvimento transversal estudantilPaniago, Manuella BarrosEste vídeo documentário é Produto Educacional da pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT: Mobilidade Internacional Estudantil: Uma Via de Desenvolvimento de Habilidades Transversais. O vídeo tem por objetivo documentar parte da história das ações de mobilidade internacional promovidas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), a fim de compor o acervo das memórias institucionais. O documentário retrata a experiência de mobilidade internacional vivenciada por seis estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMS. Os relatos dos protagonistas trazem o recorte dos desafios enfrentados e suas percepções quanto às contribuições da experiência internacional. Gênero: Documentário Duração: 24 min Origem: IFMS, Brasil Direção: Manuella Paniago Classificação: Livre Ano: 2021 Elenco: Amanda Ramos; Annie de Lamare Paz; Ayllon Scherwinski; Mariele Farias; Matheus de Oliveira; Samara Mayer Paz;Item Mobilidade internacional estudantil: uma via de desenvolvimento de habilidades transversaisPaniago, Manuella Barros; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Chediak, Sheylla, Vieira, Azenaide Abreu Soares, Vinhole Júnior, Airton JosÉEsta investigação, cuja linha de pesquisa se enquadra em história e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, tem por cenário a crescente internacionalização dos saberes e traz ao debate acadêmico as implicações da mobilidade internacional estudantil para a formação humana no âmbito do Ensino Médio Integrado. Portanto, o objetivo geral consistiu em analisar as contribuições e os desafios das ações de mobilidade internacional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento de habilidades transversais nos estudantes do Ensino Médio Integrado. A revisão bibliográfica compreendeu os temas: formação integral; habilidades transversais ou soft skills; e mobilidade internacional estudantil. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi aplicada com dez estudantes do Ensino Médio Integrado, participantes da mobilidade internacional. Os dados da pesquisa foram coletados com os participantes por meio de questionário e de entrevista, e tratados consoante o método de análise de conteúdo. Os resultados foram fundamentados na percepção dos estudantes e na conexão às bases teóricas da pesquisa, e demonstraram que a experiência da mobilidade internacional contribuiu, sobremaneira, para a ampliação da responsabilidade social, da independência, da capacidade de realismo e do controle da impulsividade dos investigados. Os principais desafios dos estudantes foram com a capacidade de comunicação, de organização e de adaptação, demonstrando uma lacuna de habilidades relevantes para formação integral e para as demandas do mundo do trabalho. A pesquisa apresenta um Produto Educacional em formato de vídeo documentário que contempla as percepções dos estudantes quanto às contribuições e os desafios da experiência e que tem por objetivo compor a história e memória institucional. Ao final, concluímos que apesar das limitações de alcance da pesquisa, esta representa subsídio para o fortalecimento das atividades de internacionalização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, bem como para gerar reflexões sobre o impacto social dessas ações.