Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paniago, Manuella Barros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A experiência internacional e o desenvolvimento transversal estudantil
    Paniago, Manuella Barros
    Este vídeo documentário é Produto Educacional da pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT: Mobilidade Internacional Estudantil: Uma Via de Desenvolvimento de Habilidades Transversais. O vídeo tem por objetivo documentar parte da história das ações de mobilidade internacional promovidas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), a fim de compor o acervo das memórias institucionais. O documentário retrata a experiência de mobilidade internacional vivenciada por seis estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMS. Os relatos dos protagonistas trazem o recorte dos desafios enfrentados e suas percepções quanto às contribuições da experiência internacional. Gênero: Documentário Duração: 24 min Origem: IFMS, Brasil Direção: Manuella Paniago Classificação: Livre Ano: 2021 Elenco: Amanda Ramos; Annie de Lamare Paz; Ayllon Scherwinski; Mariele Farias; Matheus de Oliveira; Samara Mayer Paz;
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mobilidade internacional estudantil: uma via de desenvolvimento de habilidades transversais
    Paniago, Manuella Barros; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Chediak, Sheylla, Vieira, Azenaide Abreu Soares, Vinhole Júnior, Airton JosÉ
    Esta investigação, cuja linha de pesquisa se enquadra em história e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, tem por cenário a crescente internacionalização dos saberes e traz ao debate acadêmico as implicações da mobilidade internacional estudantil para a formação humana no âmbito do Ensino Médio Integrado. Portanto, o objetivo geral consistiu em analisar as contribuições e os desafios das ações de mobilidade internacional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento de habilidades transversais nos estudantes do Ensino Médio Integrado. A revisão bibliográfica compreendeu os temas: formação integral; habilidades transversais ou soft skills; e mobilidade internacional estudantil. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi aplicada com dez estudantes do Ensino Médio Integrado, participantes da mobilidade internacional. Os dados da pesquisa foram coletados com os participantes por meio de questionário e de entrevista, e tratados consoante o método de análise de conteúdo. Os resultados foram fundamentados na percepção dos estudantes e na conexão às bases teóricas da pesquisa, e demonstraram que a experiência da mobilidade internacional contribuiu, sobremaneira, para a ampliação da responsabilidade social, da independência, da capacidade de realismo e do controle da impulsividade dos investigados. Os principais desafios dos estudantes foram com a capacidade de comunicação, de organização e de adaptação, demonstrando uma lacuna de habilidades relevantes para formação integral e para as demandas do mundo do trabalho. A pesquisa apresenta um Produto Educacional em formato de vídeo documentário que contempla as percepções dos estudantes quanto às contribuições e os desafios da experiência e que tem por objetivo compor a história e memória institucional. Ao final, concluímos que apesar das limitações de alcance da pesquisa, esta representa subsídio para o fortalecimento das atividades de internacionalização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, bem como para gerar reflexões sobre o impacto social dessas ações.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki