Navegando por Autor "Pereira, Thais Helena"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A contribuição da leitura literária para uma educação inclusiva no IFMSPereira, Thais Helena; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Caramit, Ricardo Pini, Vinhole Junior, Airton Jose, Pires, Vanessa de Oliveira DagostimNesta pesquisa de Mestrado analisei como a leitura do gênero literário crônica pode contribuir com a forma de pensar e lidar com a Educação Especial na perspectiva inclusiva. As crônicas compõem um e-book, Produto Educacional que, junto com a dissertação, utilizam como referência os pressupostos da metodologia da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly. Para chegar à construção desse material, entrevistei os docentes e a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) envolvidos com os estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. As experiências desses profissionais foram tematizadas narrativamente a fim de desenvolver a escrita das crônicas e posterior construção do e-book. Após a finalização dessa etapa, enviei o material e um questionário aberto aos participantes para que avaliassem o produto. Conclui que a leitura do e-book contribuiu para o aprofundamento quanto às questões da Educação Especial na perspectiva inclusiva; para uma aproximação com as experiências dos colegas de profissão; e para uma percepção de que não estão sozinhos no processo. Ademais, constatei que o e-book pode ser utilizado como material de apoio em encontros e formações, uma vez que seu conteúdo parte dos anseios, interesses e necessidades comuns dos profissionais.Item Crônicas de um instituto: educação especial na perspectiva inclusivaPereira, Thais HelenaO e-book tem como objetivo contribuir para a sensibilização dos docentes e profissionais da educação que trabalham com estudantes que são atendidos pela educação especial.