Navegando por Autor "Peres, Rafael Bruno"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O ensino das práticas corporais diversificadas no ensino médio: contribuições para a formação integral da educação profissional e tecnológicaPeres, Rafael Bruno; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Cruz, , Rafael Presotto Vicente, Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula, Sinesio, , Luis Eduardo Moraes,No cenário da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar as possibilidades de contribuição das práticas corporais para a Formação Humana Integral no Ensino Médio do IFMS/CG e organizar uma sequência didática. Os aspectos motivacionais que fundamentam o interesse nessa temática são as experiências/vivências da trajetória do pesquisador, com a linguagem corporal em escolas da educação básica. Nessa perspectiva, apresentam-se como objetivos específicos: propor atividades de diversificação das práticas corporais no contexto do ensino médio integrado; identificar os saberes e conhecimentos produzidos a partir das discussões teóricas e práticas realizadas na sequência didática e validar uma Sequência Didática baseada na Metodologia da Problematização, a fim de elaborar o Produto Educacional. Os sujeitos do estudo são estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, do curso de Administração do campus Campo Grande. O desenho metodológico foi orientado pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com procedimentos de análise da pesquisa-ação. A principal fundamentação para a construção da sequência didática foi a utilização da Metodologia da Problematização, considerando os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais das práticas corporais. Para um discurso crítico e reflexivo, a pesquisa trouxe pressupostos conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados foram alcançados de forma significativa, por meio dos saberes produzidos pelos estudantes, discussões críticas e fundamentadas com embasamento teórico e pela transformação social e cultural pelas quais passaram, ou seja, a produção de discursos cada vez mais concisos e coerentes, e um olhar ampliado sobre o universo da Educação Física escolar e das práticas corporais.Item Práticas Corporais Diversificadas: sequência didádicaPeres, Rafael BrunoEsta sequência didática tem o objetivo de possibilitar ao professor conhecimentos para desenvolver uma prática educativa significativa tendo como princípio a problematização, nas aulas de Educação Física, proporcionando novas situações de aprendizagens. Dessa forma, a proposta fornece encaminhamentos que auxiliam o docente a desenvolver uma práxis com a metodologia da problematização, bem como sugestões de atividades práticas para experimentação por parte dos estudantes. As atividades estão alinhadas com as dimensões do conhecimento propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).