Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Peres, Rafael Bruno"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino das práticas corporais diversificadas no ensino médio: contribuições para a formação integral da educação profissional e tecnológica
    Peres, Rafael Bruno; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Cruz, , Rafael Presotto Vicente, Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula, Sinesio, , Luis Eduardo Moraes,
    No cenário da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar as possibilidades de contribuição das práticas corporais para a Formação Humana Integral no Ensino Médio do IFMS/CG e organizar uma sequência didática. Os aspectos motivacionais que fundamentam o interesse nessa temática são as experiências/vivências da trajetória do pesquisador, com a linguagem corporal em escolas da educação básica. Nessa perspectiva, apresentam-se como objetivos específicos: propor atividades de diversificação das práticas corporais no contexto do ensino médio integrado; identificar os saberes e conhecimentos produzidos a partir das discussões teóricas e práticas realizadas na sequência didática e validar uma Sequência Didática baseada na Metodologia da Problematização, a fim de elaborar o Produto Educacional. Os sujeitos do estudo são estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, do curso de Administração do campus Campo Grande. O desenho metodológico foi orientado pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com procedimentos de análise da pesquisa-ação. A principal fundamentação para a construção da sequência didática foi a utilização da Metodologia da Problematização, considerando os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais das práticas corporais. Para um discurso crítico e reflexivo, a pesquisa trouxe pressupostos conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados foram alcançados de forma significativa, por meio dos saberes produzidos pelos estudantes, discussões críticas e fundamentadas com embasamento teórico e pela transformação social e cultural pelas quais passaram, ou seja, a produção de discursos cada vez mais concisos e coerentes, e um olhar ampliado sobre o universo da Educação Física escolar e das práticas corporais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas Corporais Diversificadas: sequência didádica
    Peres, Rafael Bruno
    Esta sequência didática tem o objetivo de possibilitar ao professor conhecimentos para desenvolver uma prática educativa significativa tendo como princípio a problematização, nas aulas de Educação Física, proporcionando novas situações de aprendizagens. Dessa forma, a proposta fornece encaminhamentos que auxiliam o docente a desenvolver uma práxis com a metodologia da problematização, bem como sugestões de atividades práticas para experimentação por parte dos estudantes. As atividades estão alinhadas com as dimensões do conhecimento propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki