Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Reis, Caroline Rezende dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Let Us Play: maximização da atividade física na educação física escolar
    Reis, Caroline Rezende dos
    O MOOC denominado "LET US Play: maximização da atividade física na educação física escolar" é um produto técnico e tecnológico originado do processo investigativo desenvolvido por Caroline Rezende dos Reis, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O curso tem como objetivo fomentar a reflexão acerca da disciplina de Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica, com foco na promoção e manutenção da saúde dos estudantes por meio da potencialização da atividade física pela aplicação dos princípios e estratégias LET US Play. A estratégia LET US Play foi projetada para ser uma ferramenta reflexiva para identificação de barreiras primárias para a prática de atividade física. A utilização da estratégia LET US Play é simples. Basta observar o comportamento da turma, os equipamentos e espaços disponíveis, as regras das atividades a serem desenvolvidas, e modificá-los, a fim de aumentar o nível de atividade física dos estudantes durante a prática. Ao final do curso esperamos que os cursistas sejam capazes de refletir sobre suas práticas profissionais, bem como sobre a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, e possam lançar mão da estratégia LET US Play como uma ferramenta para identificação e modificação das barreiras primárias para a prática de atividade física durante as aulas de Educação Física escolar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Let Us Play: um proposta de formação continuada virtual para docentes de educação física
    Reis, Caroline Rezende dos; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Correa, Anderson Martins, Santana, Hugo Alexandre de Paula
    Tendo em vista os benefícios da atividade física (AF) para saúde dos escolares e a contribuição da educação física (EF) escolar para o fomento à prática de AF, propomos a produção e implementação de um curso virtual – on-line, massivo e aberto (MOOC), de formação continuada para docentes de EF englobando a temática de AF e saúde, EF na educação profissional e tecnológica (EPT) e a estratégia LET US Play (LUP) – método que visa a maximizar a AF mediante a modificação de jogos e brincadeiras tradicionais a partir da identificação da presença de barreiras primárias à prática de AF. Para tanto, foi necessário inventariar as produções stricto sensu acerca da formação continuada de professores de EF e EF e saúde na escola; produzir o material do curso a partir da revisão de literatura dos temas abordados; organizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA); e testar a usabilidade do curso proposto. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, aplicamos questionário para caracterização dos participantes do curso (docentes de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS), denominados juízes, e um questionário para análise do curso a partir da crítica quanto à sua organização, conteúdo e relevância. A investigação foi guiada pela Análise de conteúdo e pelo índice de validação de conteúdo (IVC). A partir do levantamento dos trabalhos stricto sensu, percebemos que as pesquisas na área são incipientes. De acordo com a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, o curso demonstra potencial para fomentar a reflexão sobre suas práticas profissionais e a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, além de capacitá-los a aplicar os princípios LUP em suas aulas, sendo indicado um IVC de 0,94 para o quesito organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. O MOOC proposto funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada como ação de formação continuada para docentes de EF, a fim de maximizar a AF nas aulas de EF.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki