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Navegando por Autor "Rios, Wilmara Aparecida"

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    Ensino-aprendizagem do gênero charge na Educação Profissional e Tecnológica uma proposta de sequência didática.
    Rios, Wilmara Aparecida
    Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado e trata-se de uma sequência didática (SD) para que os docentes apliquem o gênero charge como conteúdo didático-pedagógico. É um material aplicável tanto na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) quanto no ensino médio regular. A metodologia da problematização é central nesta SD, impulsionando atividades que desenvolvem habilidades críticas, argumentativas, subjetividade e criatividade, planejadas para favorecer a autonomia intelectual dos estudantes e contribuir para a formação de sujeitos críticos e reflexivos diante do mundo do trabalho. Além disso, a proposta é flexível e pode ser adaptada para diferentes contextos educativos com planos de aula detalhados e um arquivo à parte com os slides das aulas.
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    O gênero charge como possibilidade de potencializar o ensino e a aprendizagem no ensino técnico integrado
    Rios, Wilmara Aparecida; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de; Montalvao Junior, Arnaldo Pinheiro; Francisco, Eva Cristina
    O gênero charge utiliza diversas linguagens fundamentadas tanto no texto quanto no pictórico, ou exclusivamente no pictórico, instigando o pensamento crítico do leitor e levando-o a se posicionar diante da imagem, mesmo que de forma sutil. Trata-se de um texto polifônico, pois uma temática abordada pode gerar múltiplas discussões e interpretações. Em sala de aula, a charge pode estimular a criticidade dos estudantes, uma das condições essenciais para a formação omnilateral. O fato de as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oportunizarem o ensino da charge nas Práticas de Linguagens motivou a questão de pesquisa deste projeto: como o gênero textual charge pode ser trabalhado em sala de aula como material didático para aprimorar a leitura e a compreensão textual? Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS (ProfEPT), teve o objetivo geral de analisar as potencialidades do uso do gênero charge como prática educativa na EPT e explorar essas possibilidades por meio de uma Sequência Didática (SD) à luz de Zabala (produto educacional). Os referenciais teóricos e metodológicos utilizados foram a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, a Semiótica de Charles Peirce, os gêneros discursivos propostos por Bakhtin, Bonini, Fonseca e Silva quanto ao uso da charge, além de Zabala e Vygotsky para tratar da Sequência Didática. A pesquisa teve uma natureza aplicada, sendo descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. As fontes de dados incluíram questionários (para docentes e estudantes) e gravações em vídeo das aulas. A SD foi aplicada a 34 estudantes do Campus Campo Grande do IFMS em dois encontros presenciais sequenciais de 90 minutos cada, ambos com a presença do professor da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Entre as duas aulas presenciais foi aplicada uma atividade assíncrona via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle. Durante a Sequência Didática os estudantes também criaram charges, permitindo a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Buscamos identificar os conceitos prévios dos estudantes sobre as linguagens e analisar os principais aspectos nos quais o produto educacional poderia contribuir para uma nova perspectiva de ensino/aprendizagem sobre a utilização da charge na EPT. Procuramos descobrir as possíveis barreiras que limitam os professores a utilizarem as charges como ferramenta de ensino e aprendizagem em diversas disciplinas, além de incentivar aos estudantes a criatividade e o uso de charges como linguagens significativas. Os resultados desta pesquisa contribuíram com dados e informações que demonstraram a possibilidade de utilizar a charge como recurso pedagógico para potencializar o ensino/aprendizagem no campo das linguagens significativas. A pesquisa abordou conteúdos sociocientíficos e estimulou o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes, contribuindo para uma formação omnilateral.
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