Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Luciane Machado"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Algebraticando na matemática
    Rodrigues, Luciane Machado
    O jogo Algebraticando na Matemática tem como objetivo motivar o aluno por meio de desafios de conteúdos de Álgebra e poderá ser utilizado nas aulas de matemática, podendo contribuir e despertar a motivação na área em questão. O guia disponibiliza o link do jogo e orienta o seu passo a passo. Espera-se que este conteúdo sirva de apoio para as atividades pedagógicas e que traga um bom aprendizado ao aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Algebraticando na matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integrado
    Rodrigues, Luciane Machado; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Carmit, Ricardo Pini; Sanavria, Claudio Zarate; Jardim, Maria Ines de Affonseca
    Os espaços escolares vêm sofrendo mudanças e o avanço das tecnologias digitais na educação tem se mostrado essencial na modernização das aulas e na forma de aprendizagem. As tecnologias digitais configuram como uma ferramenta interativa que pode contribuir no ensino e o uso de jogos digitais nas aulas pode aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. A investigação surge da necessidade de um ambiente lúdico e motivacional nas aulas de matemática. Esta pesquisa, que está inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, buscou como objetivo geral avaliar a motivação dos estudantes provocada pelo uso do jogo digital desenvolvido para o ensino de álgebra na matemática. A pesquisa teve como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e a natureza descritiva, e foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Os dados foram obtidos por meio de questionário demográfico, do questionário de avaliação (baseado no modelo de motivação ARCS) e da observação, realizados nas turmas do 1º e 2º semestres do Curso Técnico em Informática na modalidade Ensino Médio Integrado. Os resultados apontaram uma elevada porcentagem de concordância nas quatro categorias de ARCS, mostrando que os estudantes estavam comprometidos, motivados e interessados em realizar a aula com o jogo digital. Os objetivos foram alcançados e os resultados verificados foram satisfatórios, indicando que é possível utilizar o jogo digital como ferramenta motivadora no ensino. Esperamos que este trabalho possa servir no futuro como uma ferramenta de apoio motivacional durante as aulas de matemática na disciplina de álgebra.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki