Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Repositório Institucional IFMSInstituto Federal de Mato Grosso do Sul
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rohr, Ester"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Luz, câmera e animação: stop motion na iniciação científica
    Rohr, Ester; Teles, Danilo Ribeiro de Sá; IFMS; Sá Teles, Danilo Ribeiro de, Sanavria, Claudio Zarate, Paes, Paulo Cesar Duarte, Chaves, Geovano Moreira
    Desenvolvemos este trabalho com o intuito de investigar as possíveis contribuições e contradições da conexão entre arte e ciência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilitadas por meio de um curso de animação em stop motion, com vistas à aproximação dos cursistas aos preceitos da iniciação científica e da produção artística numa perspectiva humano-sensível-emancipadora. De abordagem qualitativa, aplicada e com objetivo exploratório, a pesquisa teve como base epistemológica o materialismo histórico dialético, de modo que partimos da realidade material, elevando-a ao abstrato para estudá-la na tentativa de compreendê-la em sua totalidade, e voltamos a essa mesma realidade concreta, agora com possibilidade de transformá-la. Quanto aos procedimentos, partimos da pesquisa bibliográfica do referencial teórico das bases conceituais da EPT e sua proposta de ensino, integrando as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, e do pressuposto de que a arte e a ciência são formas distintas de objetivações humanas da mesma realidade, sendo, portanto, produtoras de conhecimento. Ancorados na pedagogia histórico-crítica, desenvolvemos a investigação junto aos jovens estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ao ofertar um curso de animação com o objetivo de estudar as relações entre trabalho, ciência e arte na perspectiva da EPT, a fim de estimular os participantes a produzirem uma animação em stop motion, sendo esta uma produção estética representando sua percepção subjetiva sobre a pesquisa científica e suas implicações sociais. Os resultados obtidos apontam que o curso proposto possibilitou a ampliação da percepção dos estudantes acerca da ciência e da arte, promovendo um entendimento mais contextualizado dos temas tratados ao perceberem as relações que estabelecem com os sujeitos e as estruturas sociais. Além disso, percebemos que o interesse pela iniciação científica pode ter sido instigado e acentuado com a participação no curso, contribuindo no desenvolvimento da autonomia criadora. A metodologia didática da pedagogia histórico-crítica mostrou-se pertinente e possibilitou uma abordagem contextualizada, articulando os conteúdos com a realidade dos cursistas e estimulando-os a refletir sobre a sua prática social. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para o debate científico em torno da integração/contradição entre a arte e a ciência, principalmente na tentativa de evidenciar a importância da arte como conhecimento em uma proposta educativa voltada à formação omnilateral do sujeito e que o produto educacional apresentado possa trazer relevantes contribuições para práticas educativas em EPT, integrando arte e ciência, com o intuito de ampliar as oportunidades de acesso às informações sobre o método científico de pesquisa e possibilitar a expansão das formas de expressão dos estudantes do ensino médio integrado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Roteiro do curso: luz, câmera e animação: stop motion na ciência
    Rohr, Ester
    Este curso tem por objetivo proporcionar orientações para produzir uma animação em stop motion, a partir de estudos sobre as relações entre trabalho, ciência e arte, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, disponibilizamos conceitos, princípios e técnicas para que você, cursista, seja capaz de produzir uma animação em stop motion. Compreendemos essa animação, neste contexto, como uma produção estética, que representará a percepção pessoal do autor sobre a pesquisa científica e suas implicações sociais.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki