Navegando por Autor "Santos, Raquel"
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Item Efetividade da Avaliação do Docente pelo Discente na Perspectiva da Formação Humana Integral: Uma Proposta de Instrumento AvaliativoSantos, Raquel; Silva, Andre Luiz da Motta; IFMS; Silva, Andre Luiz da Motta, Caramit, Ricardo Pini, Sa Teles Danilo Ribeiro de, De Oliveira, Maria Augusta MartiarenaO trabalho de pesquisa aqui apresentado investigou se o atual modelo de Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) realizada no IFMS dialoga com o Projeto PolíticoPedagógico que está na base dos Institutos Federais, contribuindo para a formação humana integral dos educandos. Neste trabalho, buscamos identificar as percepções dos docentes do ensino médio integrado quanto à ADD, assim como analisar os objetivos institucionais para esta avaliação. Interpretando os dados levantados, analisamos, pelo método dialético, qual concepção teórica-filosófica de avaliação e trabalho docente embasam o atual modelo de ADD e qual concepção de formação humana a norteia. Como produto educacional, ao final da pesquisa propusemos um questionário para efetivação da Avaliação do Docente pelo Discente dentro de uma perspectiva de formação humana integral que vise a travessia para uma formação politécnica. Os resultados deste trabalho apontaram para um alinhamento teórico entre a ADD no IFMS e sua fundamentação descrita nos documentos institucionais ao Projeto Político-Pedagógico dos Institutos Federais. Entretanto, na percepção docente, identificamos uma diversidade de concepções sobre a função social da educação, a efetividade e necessidade da ADD e principalmente, percebemos que a concepção de formação humana integral não é amplamente compreendida e acolhida entre os docentes participantes da pesquisa, o que, no limite, implica em prejuízo para a materialização, em grande parte, do projeto formativo proposto pelos Institutos Federais.Item Instrumento de Avaliação do Docente pelo Discente do Ensino Médio IntegradoSantos, RaquelA proposta desta avaliação é oferecer aos professores um direcionamento quanto às suas práticas a partir da visão dos estudantes, de forma a entender melhor o que facilita sua aprendizagem e o que precisa ser repensado. Para cada item o estudante deve indicar a sua concordância e justificar o motivo de sua avaliação, bem como atentar-se para os fatos e citar exemplos de situações que o levaram a essa avaliação