Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Raquel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Efetividade da Avaliação do Docente pelo Discente na Perspectiva da Formação Humana Integral: Uma Proposta de Instrumento Avaliativo
    Santos, Raquel; Silva, Andre Luiz da Motta; IFMS; Silva, Andre Luiz da Motta, Caramit, Ricardo Pini, Sa Teles Danilo Ribeiro de, De Oliveira, Maria Augusta Martiarena
    O trabalho de pesquisa aqui apresentado investigou se o atual modelo de Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) realizada no IFMS dialoga com o Projeto PolíticoPedagógico que está na base dos Institutos Federais, contribuindo para a formação humana integral dos educandos. Neste trabalho, buscamos identificar as percepções dos docentes do ensino médio integrado quanto à ADD, assim como analisar os objetivos institucionais para esta avaliação. Interpretando os dados levantados, analisamos, pelo método dialético, qual concepção teórica-filosófica de avaliação e trabalho docente embasam o atual modelo de ADD e qual concepção de formação humana a norteia. Como produto educacional, ao final da pesquisa propusemos um questionário para efetivação da Avaliação do Docente pelo Discente dentro de uma perspectiva de formação humana integral que vise a travessia para uma formação politécnica. Os resultados deste trabalho apontaram para um alinhamento teórico entre a ADD no IFMS e sua fundamentação descrita nos documentos institucionais ao Projeto Político-Pedagógico dos Institutos Federais. Entretanto, na percepção docente, identificamos uma diversidade de concepções sobre a função social da educação, a efetividade e necessidade da ADD e principalmente, percebemos que a concepção de formação humana integral não é amplamente compreendida e acolhida entre os docentes participantes da pesquisa, o que, no limite, implica em prejuízo para a materialização, em grande parte, do projeto formativo proposto pelos Institutos Federais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Instrumento de Avaliação do Docente pelo Discente do Ensino Médio Integrado
    Santos, Raquel
    A proposta desta avaliação é oferecer aos professores um direcionamento quanto às suas práticas a partir da visão dos estudantes, de forma a entender melhor o que facilita sua aprendizagem e o que precisa ser repensado. Para cada item o estudante deve indicar a sua concordância e justificar o motivo de sua avaliação, bem como atentar-se para os fatos e citar exemplos de situações que o levaram a essa avaliação
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki