Navegando por Autor "Silva, Carmem Betty Batista da"
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Item Guia orientativo enquanto ferramenta para auxiliar estudantes na compreensão dos editais de Assistência Estudantil do IFMSSilva, Carmem Betty Batista daEsse trabalho teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, à luz dos editais de seleção anual. Tal estudo buscou evidenciar se o edital de seleção anual da Assistência Estudantil vem acarretando dificuldades à participação do estudante no processo seletivo e se há, diante das exigências do edital, morosidade no processo e consequentemente excesso de trabalho da equipe de seleção. O trabalho seguiu a abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo, fundamentando-se nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Para o alcance do objetivo, além do estudo dos editais dos anos de 2018 e 2019, foi aplicado um questionário semiestruturado, via Google Forms aos estudantes participantes da seleção nesses anos e às Assistentes Sociais, responsáveis pela seleção do IFMS. Na leitura dos resultados, verificou-se que grande parte dos estudantes, que tiveram sua inscrição indeferida, foi pela não apresentação correta da documentação exigida em item de edital. A maioria deles não lê o edital na íntegra, e o considera complexo e burocrático, não entendendo, por muitas vezes o que é exigido na comprovação documental da vulnerabilidade econômica. Já as Assistentes Sociais relatam que o item documentação é difícil de ser compreendido pelos estudantes e classificam como a principal consequência do indeferimento da inscrição no processo. Com isso, foi elaborado um guia orientativo referente ao item do edital ‘documentação’, visando auxiliar os estudantes a entender e cumprir corretamente as exigências editalícias. A intenção é disponibilizar esse produto Educacional (Guia) como suporte ao edital, nas próximas seleções.Item Guia orientativo enquanto ferramenta para auxiliar estudantes na compreensão dos editais de Assistência Estudantil do IFMSSilva, Carmem Betty Batista da; Mont'Alvão Júnior, Arnaldo Pinheiro; IFMS; Correa, Anderson Martins, Mont'Alvão Junior, Arnaldo Pinheiro, Silva Maria Socorro Ferreira daEsse trabalho teve como objetivo analisar a seleção da assistência estudantil por meio do estudo de editais desenvolvidos pelo IFMS, visando entender qual é a dificuldade para a habilitação no programa. O trabalho seguiu a abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo, fundamentando-se nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Para o alcance do objetivo, além do estudo dos editais dos anos de 2018 e 2019, foi aplicado um questionário semiestruturado, via Google Forms aos estudantes participantes da seleção nesses anos e às Assistentes Sociais, responsáveis pela seleção do IFMS. Na leitura dos resultados, verificou-se que grande parte dos estudantes, que tiveram sua inscrição indeferida, foi pela não apresentação correta da documentação exigida em item de edital. A maioria deles não lê o edital na íntegra, e o considera complexo e burocrático, não entendendo, por muitas vezes o que é exigido na comprovação documental da vulnerabilidade econômica. Já as Assistentes Sociais relatam que o item documentação é difícil de ser compreendido pelos estudantes e classificam como a principal consequência do indeferimento da inscrição no processo. Com isso, foi elaborado um guia orientativo referente ao item do edital ‘documentação’, visando auxiliar os estudantes a entender na compreensão das exigências editalícias. A intenção é disponibilizar esse produto Educacional (Guia) como suporte ao edital, nas próximas seleções.