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Navegando por Autor "Siscar, Hugo Eduardo Pimentel Motta"

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    Eletropraticando: Atividades Práticas On-line integrando Eletrodinâmica e Arduino
    Siscar, Hugo Eduardo Pimentel Motta
    O objetivo deste Produto Educacional (PE) é apresentar um Guia Didático embasado na Teoria de Vygotsky visando a aplicação de um conjunto de atividades práticas on-line integrando Eletrodinâmica e Arduino. Foram desenvolvidos um conjunto de nove atividades utilizando o ambiente virtual Tinkercad. Essas atividades podem ser realizadas pelo docente após a abordagem dos conteúdos teóricos sobre os temas corrente elétrica e resistores ou também podem ser realizadas em paralelo ao conteúdo ministrado. As atividades práticas propostas evoluem em complexidade na medida em que se avança nas mesmas, permitindo que o professor atue para além do Nível de Desenvolvimento Real (NDR) do estudante. Também foi desenvolvido um Caderno de Atividades do Estudante onde estão contidas as atividades propostas, além de uma revisão dos conceitos básicos sobre corrente elétrica, resistores e dos componentes utilizados na pesquisa.
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    Proposta de Aplicação de Atividades Práticas On-Line integrando Eletrodinâmica e Arduino
    Siscar, Hugo Eduardo Pimentel Motta; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Diemer, Odair
    É consensual que a aprendizagem de Física não é trivial para a maioria dos estudantes. Por esta razão, diversas pesquisas vêm sendo realizadas ao longo dos anos com o objetivo de investigar estratégias de ensino e aprendizagem que facilitem estes processos. Uma das possibilidades de investigação tem como foco o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, esta pesquisa teve a finalidade de analisar o processo de aprendizagem de Física a partir da aplicação de atividades práticas on-line integrando eletrodinâmica e Arduino. A eletrodinâmica trata de conceitos importantes de eletricidade que muitas vezes não são bem compreendidos pelos estudantes do ensino médio. Utilizamos a ferramenta on-line Tinkercad para realizar as atividades, um ambiente virtual gratuito e de fácil utilização, desenvolvido pela Autodeskâ, permitindo simulações de circuitos e possibilitando o ensino de conceitos de física e programação para estudantes que não possuem componentes físicos em mãos. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa passou pelas etapas de levantamento bibliográfico, elaboração e aplicação do produto, avaliação diagnóstica, verificação da aprendizagem, análise dos resultados e validação do produto educacional. As atividades foram desenvolvidas com base na Teoria de Vygotsky. Integrada a este referencial teórico utilizamos a metodologia de “análise microgenética”, na qual buscamos identificar os possíveis indícios de aprendizagem dos estudantes por meio da análise das interações discursivas, investigando se receberam auxílio de seus pares ou do professor na resolução das atividades propostas. As atividades relativas à pesquisa foram realizadas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, com estudantes do quinto período do Curso Técnico Integrado em Informática. A escolha deste público se deu pelo fato de o perfil dos egressos estarem em consonância com a proposta desta pesquisa que, além dos conceitos de eletrodinâmica, envolve conceitos de programação e eletrônica. Desenvolvemos como Produto Educacional (PE) um Guia Didático ao docente para aplicação de um conjunto de atividades práticas on-line, com um aporte teórico-metodológico sob a perspectiva da teoria histórico-cultural, de forma que o docente possa replicar estas atividades em sala de aula. Aplicamos a pesquisa no contexto da pandemia de Covid-19. Constatamos que os estudantes não interagiram como esperado entre seus pares para resolver os problemas propostos, porém houve momentos de interação com o pesquisador, nos quais este forneceu auxílio quando os participantes indicavam dificuldade em resolver determinada atividade. Observamos algumas cadeias de interação no continuo dialógico – de autoridade. Neste caso, esse tipo de padrão atua na ZPD do estudante, tendendo a promover processos colaborativos de ensino e aprendizagem. No percurso do desenvolvimento das atividades e da avaliação da aprendizagem podemos constatar a evolução de alguns participantes a partir a internalização dos conceitos abordados neste trabalho.
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