Teses e Dissertações
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Esta comunidade é composta pelas Teses e Dissertações de conclusão de curso de Pós-graduação Stricto sensu do IFMS. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um(a) orientador(a).
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Silva, André Luiz da Motta"
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Item Cineclube como um ambiente de aprendizagem na EPT e a elaboração de um manual orientativo no IFMS - Campus Campo GrandeFerreira, Clóvis Gomes; Silva, André Luiz da Motta; IFMS; Barbosa, Renilce Miranda Cebalho; Silva, André Luiz da Motta; Corrêa Neto, Anderson Martins; Silva, Motta, Severino Joaquim."O Cineclube como um ambiente de aprendizagem na EPT e a elaboração de um manual orientativo no Campus Campo Grande do IFMS” descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Apresenta a proposta de implantação de um cineclube no ambiente da comunidade acadêmica do IFMS - Campus de Campo Grande e, como produto final da pesquisa, propõe um manual orientativo para o funcionamento desse cineclube. Visa, desse modo, atender à norma constante na Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014, que estatui sobre a exibição de filmes em salas de aula como recurso de disseminação da cultura e engajamento acadêmico, bem como para complementação da carga horária escolar. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. Parte-se da seguinte questão: Em que medida um cineclube pode colaborar para a ampliação de espaços formativos no Campus Campo Grande do IFMS? Definiu-se, como objetivo geral, propor a estruturação de um cineclube como ferramenta de ensino para o IFMS - Campus Campo Grande por meio de um manual orientativo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, instrumentalizada por um questionário com doze perguntas abertas e fechadas, aplicado a 120 servidores do IFMS. Inicialmente, procedeu-se à revisão da literatura referente ao tema nos bancos de dados do Google Acadêmico e Web of Science, bem como em obras de autores que tratam das temáticas envolvidas. Pretende-se, desse modo, atender diretamente os alunos e, indiretamente, os pesquisadores da Unidade, haja vista que a utilização de recursos audiovisuais estimula a pesquisa, gera a troca de experiências, desenvolve as competências individuais e possibilita o trabalho em equipe. Além disso, o método propicia a ampliação/enriquecimento do currículo, dos conteúdos, de acordo com as necessidades de cada curso e disciplinas. Os participantes da pesquisa consideram relevante a proposta de funcionamento do cineclube na instituição, destacaram a utilização de filmes como um recurso válido na formação do estudante. Por fim, o produto educacional proposto – o Manual Orientativo – foi positivamente avaliado pelos sujeitos da pesquisa Docentes e Técnicos-administrativos Bibliotecários e Técnicos em Audiovisual.Item Efetividade da avaliação do docente pelo discente na perspectiva da formação humana integral: uma proposta de instrumento avaliativoSantos, Raquel; Silva, André Luiz da Motta; IFMS; Silva, André Luiz da Motta; Caramit, Ricardo Pini; Teles, Danilo Ribeiro de Sá; Oliveira, Maria Augusta Martiarena de.O trabalho de pesquisa aqui apresentado investigou se o atual modelo de Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) realizada no IFMS dialoga com o Projeto PolíticoPedagógico que está na base dos Institutos Federais, contribuindo para a formação humana integral dos educandos. Neste trabalho, buscamos identificar as percepções dos docentes do ensino médio integrado quanto à ADD, assim como analisar os objetivos institucionais para esta avaliação. Interpretando os dados levantados, analisamos, pelo método dialético, qual concepção teórica-filosófica de avaliação e trabalho docente embasam o atual modelo de ADD e qual concepção de formação humana a norteia. Como produto educacional, ao final da pesquisa propusemos um questionário para efetivação da Avaliação do Docente pelo Discente dentro de uma perspectiva de formação humana integral que vise a travessia para uma formação politécnica. Os resultados deste trabalho apontaram para um alinhamento teórico entre a ADD no IFMS e sua fundamentação descrita nos documentos institucionais ao Projeto Político-Pedagógico dos Institutos Federais. Entretanto, na percepção docente, identificamos uma diversidade de concepções sobre a função social da educação, a efetividade e necessidade da ADD e principalmente, percebemos que a concepção de formação humana integral não é amplamente compreendida e acolhida entre os docentes participantes da pesquisa, o que, no limite, implica em prejuízo para a materialização, em grande parte, do projeto formativo proposto pelos Institutos Federais.Item Ensino médio integrado do IFMS Campus Coxim – uma cartilha informativa de apoio ao processo seletivoFerreira Filho, Alcindo; Silva, André Luiz da Motta ; IFMS; Corrêa, Anderson Martins; Costa Filho, José Vinícius da; Santos, Silvia Maria Stering dos; Silva, André Luiz da Motta.Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e parte da ideia de que, no Brasil, o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade é um direito social de todos, para tanto, faz-se necessário empreender esforços no intuito de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que balizam o processo de ingresso discente. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu-se em analisar a percepção de candidatos e servidores responsáveis pelo Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Coxim, a fim de apresentar uma Cartilha Informativa que contribua com o sistema de ingresso discente no Ensino Médio Integrado (EMI). Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem predominantemente qualitativa e de cunho exploratório, que se utilizou das ferramentas de revisão bibliográfica, da análise documental, da aplicação de questionários semiestruturados aos candidatos do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados 2021, do IFMS – Campus Coxim e de entrevistas com servidores que atuaram nos setores responsáveis, ligados diretamente ao processo. Por sua vez, os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo. Esta pesquisa colabora com o ingresso inclusivo e democrático nos cursos da instituição. Os resultados apontaram que a democratização do acesso aos cursos de EMI é um processo complexo, em função das diversas questões que perpassam a educação na perspectiva de um direito social, contudo, no IFMS, assim como na Rede Federal como um todo, o número de vagas limitadas leva à realização de processo seletivo que prevê vagas para ampla concorrência e vagas de cotas, que são geridas pautando-se em uma concepção burocratizada do processo. Assim, fica evidente que o processo seletivo consiste em uma forma de inclusão excludente, tendo em vista a inexistência de vagas para todos. Ou seja, mesmo diante do esforço voltado à democratização, o acesso à instituição é meritocrático. Nessa feita, o Produto Educacional desenvolvido consistiu em uma Cartilha Informativa que busca contribuir para a democratização do acesso aos cursos do EMI, ofertados no IFMS – Campus Coxim, ao facilitar a divulgação e a orientação aos interessados acerca das formas de ingresso.Item Recursos e estratégias de aulas em laboratórios para estudantes com baixa visão na Educação Profissional e TecnológicaCardoso, Luiz Roberto; Silva, André Luiz da Motta; IFMS; Silva, André Luiz da Motta; Silva, Alice Felisberto da; Teles Danilo Ribeiro de SáO presente trabalho visa o estudo da política de inclusão para estudantes com necessidades educacionais específicas. Em especial, pretende-se desenvolver um recurso pedagógico para auxiliar os docentes do Campus Campo Grande, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que lecionam para estudantes com deficiência de baixa visão. Estes discentes, nas aulas de laboratórios, normalmente, ficam impossibilitados de alcançarem o máximo do seu desenvolvimento possível, devido ao fato de que estes laboratórios não estão adaptados para receberem este aluno por falta de recursos pedagógicos e tecnologias assistivas, portanto, não há um ambiente inclusivo. Para tanto buscar-se-á um aprofundamento na literatura existente, que ampara esse tipo de inclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica e análise documental, com a finalidade de melhorar a acessibilidade dos alunos de baixa visão nos ambientes dos laboratórios, como orientação aos docentes nas aulas práticas, e buscar estimulá-los a serem participativos nas aulas. Para isso, far-se-á uma busca nos documentos institucionais: Projeto Político Pedagógico (PPC) e o Regimento Interno do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específica (NAPNE) dos cinco Institutos Federais pesquisados, de como estão sendo ministradas as aulas de laboratórios e quais tecnologias assistivas e recursos pedagógicos estão sendo utilizados. Portanto, na prática de ensino da educação inclusiva, sendo o docente mediador da relação aluno-aprendizagem para educandos deficientes e não deficientes. Pensando nesta inclusão, o produto educacional é uma cartilha em forma de História em Quadrinhos, contribuindo para uma melhor interação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem