Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
URI Permanente para esta coleçãohttp://10.1.1.113/handle/123456789/326
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Matos, Marilyn Aparecida Errobidart de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Práticas educativas em ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades de gamificação na educação profssional e tecnológicaPinheiro, Caio Maqueise Alécio; Matos, Marilyn Aparecida Errobidart de; IFMS; Vinholi Junior, Airton Jose; Matos, Marilyn Aparecida Errobidart de; Fernandes, Frederico FonsecaEsta pesquisa teve o objetivo de identificar as contribuições da gamificação aplicada no AVA Moodle, a partir um guia didático digital, para o planejamento e a estruturação de atividades gamificadas de docentes dos cursos técnicos integrados do IFMS, campus Naviraí. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e classificada como descritiva quanto aos seus objetivos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online respondido por 17 docentes do campus. O produto educacional desenvolvido foi um guia digital, em formato de website, que orienta a criação de ambientes gamificados no Moodle. O processo de validação ocorreu com a participação de nove docentes, que testaram o produto e deram feedback. Os resultados indicaram que, apesar de os professores estarem familiarizados com o Moodle, seu uso permanece limitado a funcionalidades básicas, como a disponibilização de arquivos digitais. A gamificação, por sua vez, demonstrou ser uma abordagem promissora para enriquecer o uso da plataforma, oferecendo novos recursos que podem motivar os alunos e ampliarem as possibilidades pedagógicas. O estudo reforça a importância de capacitar os docentes no uso de estratégias de gamificação, a fim de maximizar seu potencial no contexto da educação profissional e tecnológica.