Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Item Educação Financeira dos Estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Campus Campo Grande do IFMS: dos conhecimentos prévios à visão de futuroLima, Inez Rozana de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Oliveira, Edilene Maria de; Mello, Dante Alighieri Alves de; Freitas, Renata Gomes de Abreu“O tempo passa, meu salário voa”. “Eu mereço, vou parcelar”. “Investir é para ricos”. São frases populares que permeiam o pensamento das pessoas quando o assunto é dinheiro. Notadamente, existe sofrimento entre o que se quer e o que realmente é possível obter como fruto da renda e do trabalho. Apelos ao consumo estão por todas as partes, o que pode levar ao descontrole financeiro, mas poupar pode ser tão instigante e prazeroso quanto comprar um objeto a mais. Basta uma mudança de mentalidade por meio da conscientização e do aprendizado. Contudo, isso não é tão fácil e também não é tradicionalmente ensinado às pessoas, especialmente na educação básica. A matriz curricular dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Campo Grande do IFMS não contempla o conteúdo de Educação Financeira. Embora a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 tenha abordado a educação financeira nos Temas Contemporâneos Transversais, os Institutos Federais não são obrigados a aderir às normativas da nova BNCC, por terem legislação própria. Esta lacuna nos motivou às seguintes questões de pesquisa: os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Campo Grande do IFMS têm conhecimentos sobre educação financeira? Como podemos contribuir para despertar o interesse pela temática? Assim, este estudo analisou os conhecimentos prévios e a visão de futuro destes estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio quanto às questões financeiras. O referencial teórico apoiou-se em autores que abordam a importância da educação financeira em todas as fases da vida. A teoria histórico-cultural, de Vygotsky, nos deu o embasamento teórico-metodológico para a elaboração, aplicação do produto educacional e análise dos dados obtidos, tendo envolvido também a análise microgenética. Acreditamos que o ensino da educação financeira pode trazer valiosa contribuição na formação geral dos estudantes e, por esta razão, desenvolvemos como produto educacional um curso presencial de 10 horas, em formato de Sequência Didática, à luz de Zabala. Foram convidados a participar da pesquisa estudantes do período da manhã, visto que o curso foi ofertado no período da tarde para os 40 primeiros inscritos. O produto educacional aplicado teve o objetivo de despertar nos estudantes a importância de se ter educação financeira aliada a práticas e a comportamentos presentes e futuros. O minicurso alcançou seu objetivo com sucesso, refletido pela ativa participação e pelos indícios de evolução conceitual nos conhecimentos prévios dos estudantes. As avaliações realizadas antes, durante e depois do curso revelaram um aumento substancial na compreensão dos tópicos discutidos, indicando que os participantes assimilaram de maneira eficaz o conteúdo apresentado. Por outro lado, devido à extensão e à complexidade do conteúdo, especialmente do terceiro encontro, verificamos a necessidade de um maior aprofundamento, ação que indicamos aos professores que forem replicar o produto educacional. Esperamos que o curso possa servir a todos que tiverem interesse no assunto, incluindo outras escolas e instituições, servindo ao propósito de despertar nos estudantes a vontade de viver uma vida financeiramente equilibrada.Item Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamenta na Teoria da Aprendizagem SignificativaMarin, Glaucia Rosely Barbosa; Vinhole Junior, Airton Jose; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Mello, Dante Alighieri Alves de, Machado, Vera de MatosEste trabalho aborda a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para o ensino de Genética, sobretudo para a subunidade sistemas sanguíneos. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições da construção de jogos digitais para a assimilação de conceitos no âmbito da Genética dos sistemas sanguíneos. Para isso, foi elaborada e utilizada uma sequência didática utilizando como referencial teórico e metodológico os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A investigação ocorreu por meio de uma intervenção com práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, aplicadas com estudantes do 3o ano do curso integrado ao ensino médio de Programação de Jogos Digitais de uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. A pertinência da pesquisa justifica-se em decorrência à interface nesse campo específico de estudo dos alunos da referida escola, o que proporcionou, nesse decurso, um produto capaz de aliar de forma eficaz os conhecimentos da base comum e da base técnica. Os aspectos metodológicos envolveram a investigação dos conhecimentos prévios (subsunçores) por meio de um pré-teste, a utilização de questionário para análise de conhecimentos posteriores à intervenção (pós-teste) e a construção de mapas conceituais iniciais e finais para a avaliação da aprendizagem como instrumentos de coleta e análise de dados, fundamentados na TAS. Os resultados obtidos permitem apontar que, a temática articulada ao contexto dos estudantes, por meio da proposta de intervenção, proporcionou evolução conceitual nos conteúdos sobre os sistemas sanguíneos. Levando em consideração a metodologia utilizada para investigar esses saberes, conclui-se que, essa contribuição foi significativa para a aprendizagem de Genética.Item Uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos fundamentada na pedagogia histórico-críticaMoraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Vinhole Junior, Airton Jose, Oliveira, Eliene Dias deO Ensino Médio Integrado articula o ensino técnico e a formação básica, nas concepções de politecnia, educação unitária e omnilateralidade. Os saberes técnicos devem ser abordados em sua historicidade, não apenas como procedimentos operacionais, mas como atividades humanas com origem em processos históricos, mediados por conhecimentos científicos que os fundamentam. Isso possibilita ao estudante uma apreensão crítica da realidade, sendo capaz de modificá-la. A efetivação do Ensino Médio Integrado requer práticas pedagógicas integradoras orientadas pela ideia de totalidade, rompendo com o modelo tecnicista de reprodução. A Pedagogia Histórico-Crítica é uma concepção pedagógica de caráter contra hegemônico comprometida com a educação dos trabalhadores, visando a transformação social. A pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição da didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica na integração entre as disciplinas de História e Conservação de Alimentos, de modo a auxiliar a efetivação de práticas pedagógicas integradoras na perspectiva do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a metodologia para a execução da pesquisa foi dividida em oito partes: 1. Público-alvo e local de pesquisa; 2. Entrevistas com as docentes de História e Conservação de Alimentos: analisando experiências; 3. Planejamento das aulas utilizando os Momentos Pedagógicos da PHC; 4. Aplicação das aulas seguindo os Momentos Pedagógicos; 5. Avaliação do conteúdo; 6. Avaliação da metodologia; 7. Análise dos dados e 8. Elaboração do Produto Educacional. De modo geral, a metodologia proposta contribuiu para estimular o interesse e a participação dos estudantes, possibilitando uma percepção histórica dos saberes técnicos e menor distanciamento entre sua realidade social e o trabalho pedagógico. Logo, acredita-se que a didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica possui potencial para contribuir na efetivação de práticas pedagógicas integradoras, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada.Item Coordenações de Cursos Técnicos: Perspectivas da atuação profissional na busca pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, com base na teoria histórico-culturalOliveira, Joanne Romão de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Aislan Vieira de; Mello, Dante Alighieri Alves de; Brito, Wanderlei Azevedo deNo contexto da Educação Profissional e Tecnológica, as práxis dos servidores que atuam na gestão de uma instituição vislumbram o cumprimento de seus objetivos institucionais. Inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), este trabalho objetivou verificar se a prática profissional, as atribuições e as responsabilidade dos coordenadores de curso contemplam a efetivação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O princípio é referência para o modelo educacional proposto pelos Institutos Federais, sendo contemplado na missão institucional do IFMS. Este estudo é qualitativo, de natureza aplicada quanto à sua finalidade, e exploratório e descritivo em relação aos seus objetivos. A coleta de dados deu-se pela pesquisa bibliográfica, levantamento documental e entrevista semiestruturada. Apoiados na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, o referencial teórico englobou o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação do produto educacional, além de articular-se à análise dos resultados por meio da análise microgenética. Os dados indicaram que, embora os coordenadores reconheçam a importância do princípio, muitos enfrentam desafios institucionais e operacionais que dificultam sua implementação plena. Isso reforça a necessidade de uma estrutura institucional mais comunicativa e que forneça mais capacitações voltadas ao aprimoramento das práticas de gestão. A microgenética aplicada à análise das entrevistas permitiu compreender as transformações nas práticas dos coordenadores ao longo do tempo. O produto educacional elaborado foi um e-book: “Coordenações de curso: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão”. Os participantes da pesquisa destacaram sua importância como ferramenta de orientação inicial e suporte para novos coordenadores, considerado útil para facilitar o diálogo na comunidade acadêmica. No entanto, foi sugerido que o e-book seja complementado com uma formação mais ampla e que seja atualizado regularmente para se manter relevante. No geral, foi visto pelos participantes como um recurso valioso, com potencial para contribuir significativamente para o desempenho dos coordenadores de curso.Item A formação continuada de professores na perspectiva politécnica: uma proposta curricularSouza, Paula Renata Cameschi de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Correa, Anderson Martins, Santos Junior, Antonio dosEste estudo traz uma proposta curricular estruturada com base na perspectiva politécnica para formação de professores da educação básica. Para isso foi realizada pesquisa exploratória para compreensão do contexto de investigação; a construção de uma proposta curricular; a implementação e a análise das impressões dos participantes. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada e procedimentos de pesquisa-ação tendo por contexto de investigação a Comunidade de Aprendizagem Colaborativa entre Professores, autodenominada ProfCAC-MAES, grupo de 15 professores do município de Nova Andradina-MS. A ProfCAC-MAES faz parte da Rede MAES, uma iniciativa de professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica egressos dos Programas VET III Professores para o Futuro (2016) e FiTT Finlandeses Formando Formadores (2017), ambos realizados na Finlândia. O estudo se justifica pela necessidade de promoção de um maior compromisso ético-político à formação docente como parte de um projeto de formação integral que beneficie a classe trabalhadora para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Silva (2005) acerca das teorias críticas do currículo e dos estudos de Kuenzer (1992), Saviani (2011), Ramos (2016) sobre currículo e educação politécnica. Conclui-se que os cursos ofertados pela Rede MAES, incluindo-se o percurso formativo da ProfCAC-MAES, enquanto desenvolvimento profissional docente, podem promover contribuições à perspectiva politécnica por sua ênfase ao processo de aprendizagem colaborativo, dialógico, crítico e teorizado, da organização curricular não fragmentada em disciplinas e da promoção da interdisciplinaridade e da pesquisa. Todavia, a pesquisa demonstra a necessária atenção a aprendizagem a partir de situações concretas da realidade da sala de aula e das especificidades da formação de professores em serviço. Compreende como desafios a serem superados o entendimento da escola e do currículo como espaço político e de disputas, da compreensão da unicidade da relação teoria e prática e da necessária autonomia e amparo legal ao professor e de uma gestão que privilegie práticas diferenciadas em detrimento às práticas conteudistas tradicionais.Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica no Brasil: uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidadeMoraes, Atila Alixandre de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Sanavria, Claudio Zarate, Sousa, Dolores Puga Alves deA presente pesquisa teve como objetivo aplicar um curso de extensão por meio de uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidade sobre as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A história da educação no Brasil é marcada pela dualidade entre o ensino técnico para os pobres e o propedêutico para os ricos. No entanto, o decreto 5.154 publicado em 2004 possibilitou a retomada da oferta do ensino médio profissional de forma integrada colocando em evidência o ensino brasileiro como política pública, modalidade de ensino que conjuga a formação básica à técnica e rompe a dualidade histórica registrada na Educação Profissional Brasileira (EPT), fomentando ao mesmo tempo o ensino da cultura geral e da formação profissional. Porém, parte dos ingressantes dos cursos técnicos integrados, estudantes de licenciaturas, população em geral e até mesmo docentes que atuam na EPT apresentam divergência de compreensão sobre o que seria uma formação técnica de nível médio integrada e sua efetiva aplicabilidade no ambiente escolar. Desse modo, atividades pedagógicas que venham a minimizar essa lacuna contribuem para ampliação e concretização dos conhecimentos referentes às bases conceituais que permeiam o ensino integrado ofertado nos Institutos Federais. O curso de extensão teve como tema central a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e foi realizada no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim com uma carga horária total de oito horas. A oficina pedagógica foi organizada em três momentos: contextualização, planificação e reflexão. O primeiro foi a discussão da temática por meio da apresentação expositiva com auxílio de músicas que abordam o tema. No segundo, a planificação, os envolvidos mensuraram o problema pelo diálogo e elaboração colaborativa de atividades apoiadas em metodologias ativas e dialogicidade sobre as perspectivas dos mesmos em relação ao ensino técnico no Brasil e como este pode contribuir para uma formação integral do indivíduo. Por último, na reflexão, quando a sistematização do conhecimento é elencada, os participantes descreveram em grupo, suas impressões sobre a temática e socializaram com os demais. De modo geral, houve indícios de que a metodologia utilizada na aplicação da oficina colaborou com o entendimento sobre a história, bases conceituais, características dos cursos e perspectivas da educação profissional ofertadas nos Institutos Federais fundamentada em metodologias e práticas que proporcionem a integração. Espera-se que o produto educacional, oriundo desta pesquisa, estimule a utilização de ferramentas pedagógicas que promovam a interação e a formação integral dos estudantes.Item O Ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições de uma Sequência Didática Interativa com Recursos na Web 2.0 para a Formação da Consciência HistóricaCaetano, Willyan da Silva; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Caramit, Ricardo Pini, Marin, Jerri RobertoDefendendo uma educação que não seja restrita à preparação para o mercado de trabalho e que vá além da profissionalização, articulada com uma formação geral que garanta a todos o acesso igualitário ao saber cultural, científico e tecnológico, este trabalho, que se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” do ProfEPT, apresenta e discute resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições do ensino História para uma formação omnilateral ou politécnica – entendida basicamente como a articulação da teoria (conhecimentos científicos) e prática (conhecimentos técnicos) – no contexto do Ensino Médio Integrado. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: 1) Conhecer e analisar as concepções dos estudantes acerca do papel da disciplina de História na Educação Profissional de Nível Médio; 2) Identificar pressupostos e elementos do ensino de História que, uma vez integrados às demais disciplinas, possam contribuir para uma formação politécnica; e 3) Compreender os elementos de uma Sequência Didática Interativa articulada à Aula-Oficina, com a utilização dos recursos da Web 2.0, que permitam uma integração dos conteúdos da História aos das disciplinas técnicas específicas e contribuam para o perfil do egresso estabelecido. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e tendo a Pesquisa-Ação como método, elaboramos, aplicamos e analisamos uma sequência didática abordando o tema “Era Vargas”, tendo a Web 2.0 como ferramenta para o desenvolvimento das atividades do referido produto educacional, aplicado com uma turma de 26 estudantes do 3o ano do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Informática de uma escola da rede estadual de Campo Grande-MS. As atividades foram disponibilizadas e respondidas pelos discentes no Facebook®, prezando por uma educação diferenciada, politécnica e dialógica. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas, questionário e observação. Por um lado, os resultados apontam que a predominância de aulas tradicionais na realidade investigada provoca o desinteresse dos estudantes pelo estudo de História e atrapalha a progressão do pensamento histórico. Por outro, o uso pedagógico das potencialidades da Web 2.0 mostrou-se promissor, favorecendo o protagonismo dos educandos nas aulas de História, o que gerou maior interesse pelos conteúdos estudados e contribuiu com a superação de uma consciência histórica de tipo tradicional rumo à formação de uma consciência histórica de tipo genético, fundamental para uma educação integral de qualidade. Em suma, os resultados nos permitem concluir que, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, visando à formação politécnica e omnilateral, o papel da História é de suma importância para a formação da mentalidade dos jovens, portando-os de consciência histórica, que serve como uma ferramenta para compreender a realidade de forma crítica, na luta contra a homogeneização do pensamento e a desumanização imposta opressivamente em nome do lucro e da reprodução do sistema capitalista.Item Identidade de gênero na educação profissional e tecnológica: Olhares sobre o acolhimento a estudantes LGBTQIA+ no IFSPHatsumura, Mitsuko; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Lopes Junior, Dejahayr; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Souza, Tatiele Pereira deA diversidade de gênero é uma realidade nas instituições educacionais, incluindo o Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP). Um exemplo significativo dessa realidade ocorreu quando um estudante transexual solicitou o uso do banheiro masculino, o que despertou reflexões sobre as práticas de acolhimento no campus. A partir de tal acontecimento, surge o interesse em buscar respostas à pergunta: quais ações práticas de acolhimento para estudantes LGBTQIA+ são realizadas durante o período de estudo no Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio? Tal pergunta orienta o objetivo geral da presente pesquisa, que é analisar as estratégias de acolhimento a estudantes LGBTQIA+ no contexto do Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio. Os objetivos específicos incluíram: identificar as diretrizes de acolhimento de estudantes LGBTQIA+ do Instituto Federal de São Paulo; compreender a percepção de estudantes LGBTQIA+ sobre os mecanismos de acolhimento promovidos pelo IFSP-Campus Presidente Epitácio; analisar como a comunidade acadêmica acolhe as/os estudantes LGBTQIA+ do IFSP-Campus Presidente Epitácio e desenvolver um guia orientativo referente a diversidade de gênero/sexualidade e estratégias de acolhimento a estudantes LGBTQIA+ da Educação Profissional e Tecnológica. Os participantes do estudo são estudantes LGBTQIA+ do Ensino Médio Integrado e de cursos superiores, bem como servidores do IFSP-PEP. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva-explicativa. Como procedimento prático foi utilizado a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram documentos institucionais, entrevista e questionário. Os dados foram sistematizados com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, foi elaborado um guia interativo baseado nas percepções dos participantes sobre o acolhimento, que se revelou essencial para divulgar informações sobre diversidade de gênero e sexualidade, e orientar práticas de acolhimento no ambiente escolar à comunidade LGBTQIA+. Os resultados da pesquisa apontam tanto avanços, como a realização da Semana da Diversidade, quanto desafios a serem superados para criar um ambiente mais inclusivo no IFSP-PEP. O guia interativo desenvolvido reflete as necessidades e sugestões dos participantes e se estabelece como um recurso importante para futuras práticas de acolhimento, com potencial de promover maior visibilidade e inclusão da comunidade LGBTQIA+ no contexto educacional.Item Elaboração de um sistema de medição de desempenho para laboratórios de construção digitalBarbosa, Diego Henrique Oliveira; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Correa, Anderson Martins, Taveira, Jose Carlos, Neivock, Matheus PiazzalungaAtualmente, é crescente o interesse por espaços de construção digital fazendo parte de projetos educacionais públicos e privados, uma vez que o desenvolvimento tecnológico possibilitou que a estruturação desses ambientes se tornasse economicamente viável. Nesse sentido, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul constituiu os laboratórios de construção digital IFMaker nos seus dez campi, inspirados nos Fab Labs. Consequentemente, com a estruturação desses laboratórios, desenvolveu-se a necessidade de gerenciar e monitorar o desempenho dessas unidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um sistema de medição de desempenho para as unidades do IFMaker, considerando os aspectos fundamentais da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a concepção que a instituição possui sobre esses laboratórios. Para tanto será necessário compreender as bases fundamentais da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as características conceituais dos laboratórios de construção digital e a visão, por meio dos documentos oficias e principais atores, que a instituição possui sobre o IFMaker. A expectativa é que após o desenvolvimento do sistema de medição de desempenho, o mesmo seja validado pela instituição e implementado para auxiliar no gerenciamento das unidades.Item Formação Continuada Docente na Perspectiva Integral: uma Proposta para o Ensino IntegradoAlmeida, Laressa Cintra de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Sanvria, Claudio Zarate, Vinhole Junior, Airton Jose, Chediak, SheillaA presente pesquisa tem por tema a formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e objetivou analisar os aspectos do Ensino Integrado em curso de formação continuada, assim como apresentar uma proposta formativa para professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e intervencionista, a partir dos procedimentos da pesquisa-ação constituída por quatro fases: diagnose, elaboração, execução e avaliação. A análise de dados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, enquanto método para a organização e interpretação dos dados. Apresentou por contexto investigativo o curso de extensão RE-MAES Rede de Formadores em Metodologias Ativas para o Estudante do Século XXI, vinculado ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: Como oportunizar uma formação continuada de professores com vistas ao desenvolvimento integral? O estudo se justifica pelo interesse em aprofundar a relação reflexão-ação no uso de metodologias de ensino, assim como, oportunizar o desenvolvimento de um maior compromisso ético-político na formação de professores da Educação Básica e Profissional como parte de um projeto de formação humana integral. A pesquisa exploratória consistiu na análise do RE-MAES para compreensão dos princípios e práticas utilizadas e ancorou a construção e implementação de um novo percurso formativo, no intuito de desenvolver práticas pedagógicas junto aos professores egressos, que lhe permitissem refletir criticamente sobre as questões sociais, propondo-lhe superações. Conclui-se que o percurso metodológico proposto, denominado TeorizAção, foi capaz de promover avanços à perspectiva de formação integral, atendendo aos requisitos apresentados pelos estudiosos da área, sobretudo, no aprofundamento em Formação Geral, em atendimento à lacuna apresentada na pesquisa exploratória, e iniciação em pesquisa científica. Entretanto, demonstrou ainda, desafios a serem superados quanto à relação cindida entre a teoria e a prática, sob a ótica de Formação Geral e Formação Específica, e a cultura de formações docentes com ênfase instrumental, assim como em torno das Condições de Trabalho dos professores em formação.Item Atividades e Ações de Extensão no IFMS: Interfaces com a Permanência e Êxito dos EstudantesDe Sa, Lindayane dos Santos Amorim; Vinhole Junior, Airton Jose; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Lopes Junior, Dejahyr, Oliveira, Alysson Andre Regis, Figueiredo, Carlos Vinicius da SilvaTendo em vista a intenção de buscar, em possibilidades institucionais, contribuições que superem o cenário de evasão e retenção dos estudantes, esta pesquisa abordou o aproveitamento das atividades e ações de extensão relacionadas ao favorecimento da permanência e êxito dos estudantes do Campus Campo Grande do IFMS. Para tanto, foi necessário analisar as interfaces entre as atividades e ações de extensão e a permanência e êxito de estudantes; realizar um amplo levantamento das publicações referentes às temáticas; traçar um panorama do fazer extensionista no âmbito do IFMS; identificar traços do perfil dos estudantes contemplados na amostra da pesquisa; observar possíveis interfaces entre o engajamento dos estudantes nas atividades e ações de extensão e a permanência e êxito dos estudantes; e disponibilizar um material instrucional referente às atividades e ações de extensão. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Além dos levantamentos bibliográficos e análises documentais, utilizou-se a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. As análises foram pautadas na proposta de Análise de Conteúdo. Diante disso, verificou-se que a literatura acerca das temáticas permite uma reflexão tanto sobre a extensão quanto sobre a permanência e êxito dos estudantes. Observou-se que, no IFMS, o fazer extensionista operacionaliza-se por meio de projetos, cursos e eventos. De acordo com a amostra selecionada, foi possível identificar especificidades sobre os estudantes que, em grande parte, já participaram de alguma forma de atividades de extensão. No entanto, verificou-se certo desconhecimento sobre esta temática. Pôde-se observar que, no percurso formativo dos estudantes, alguns encontraram dificuldades que os levaram a pensar em abandonar o curso. Constatou-se, também, que fatores diversos estão envolvidos nesse processo, portanto, diferentes estratégias devem ser promovidas no sentido da superação dos índices de evasão e retenção. Como forma de favorecer um maior conhecimento em relação às atividades institucionais como a extensão, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico em formato de material instrucional disponibilizado por meio de um vídeo/animação com essa temática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).Item Educação Profissional Agrícola em Perspectiva Integral: Proposta de Debates em Temática AgroecológicaFilho, Lucival Bento Paulino; Sa Teles, Danilo Ribeiro de; IFMS; Sa Teles, Danilo Ribeiro de, Silva, Andre Luiz da Motta, Marschner, Walter RobertoO presente estudo apresenta uma análise das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, evidenciando a necessidade de ofertar uma formação humana integral que, ao inter-relacionar trabalho, ciência, tecnologia e cultura, ressalte o trabalho e a pesquisa como princípios educativos, criando possibilidades de proporcionar uma formação em que estejam situadas, lado a lado, a qualificação técnica e a emancipação. A investigação teve como enfoque a educação agrícola. No intuito de analisar as concepções dos alunos relacionados à área, analisou-se o contexto histórico, as bases legislativas, os conceitos que permeiam a formação integral e os desafios da conjuntura político econômica. Propôs, em uma abordagem qualitativa – utilizando-se a tradição filosófica dialética e a perspectiva teórica materialista-histórica – fazer uma análise de conteúdo da produção textual dos alunos sujeitos deste estudo. Por fim, foi elaborado um produto educacional que visa incentivar, por meio de debates, o despertar e a assimilação da consciência agroecológica, de modo que se tornem relevantes ao desenvolvimento dos alunos de forma crítica e emancipadora.Item Concepções de professores sobre a educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativoSouza, Aline Christiane Oliveira; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Caramit, Ricardo Pini, Santos, Rosimeire Martins Regis dosEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT-, buscou conhecer as concepções dos professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo, partindo do entendimento que a EPT traz, em si, algumas especificidades. Como recorte, tomamos os professores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotados no IFMS Campus Nova Andradina, e que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), uma modalidade de ensino que requer que a formação básica esteja integrada à formação profissional e ao entendimento do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia como eixos estruturantes desse processo. Neste contexto, tomamos como objetivo geral analisar as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica. Com os objetivos específicos buscamos: a) Identificar as concepções dos professores sobre da EPT antes e depois de vivenciarem uma formação continuada a respeito; b) Elaborar uma formação continuada que tenha no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da EPT; c) Compreender os pressupostos da formação continuada proposta que possam contribuir para uma mudança de concepções acerca da EPT. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos como produto educacional uma atividade de extensão (curso) e estabelecemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação durante o processo e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos da colaboração e da aprendizagem em espiral, por meio de atividades ocorridas em encontros online. Os resultados apontam que, inicialmente, a maior parte dos docentes tomava a formação integrada e o EMI como sinônimos, também entendendo o EMI como duas formações distintas cuja finalidade voltava-se para o mercado de trabalho. Após a formação essas concepções se modificaram, denotando a construção de uma visão do educando como sujeito que, além de dominar as técnicas específicas desse ofício, tem as condições para pensar sobre a profissão e seu impacto tanto em sua vida profissional quanto pessoal, assim como na comunidade na qual vive e nas intervenções que suas escolhas, vivências e práticas podem ocasionar. O currículo passou a ser visto como uma oportunidade de conexão entre a formação geral e profissional e a formação voltada para o mundo do trabalho. A colaboração contribuiu por meio de princípios como voluntariedade, identidade e espontaneidade, apoio e respeito mútuo e metas compartilhadas. Confirmamos, então, que a formação continuada sob o enfoque colaborativo, que contempla os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, possibilita a construção de novos saberes e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.Item Programa de Assistência Estudantil e a sua Materialização no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: uma proposta de produto educacional voltado aos estudantes do ensino médio integradoAntunes, Keila Cristina Pinheiro; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Caramit, Ricardo Pini, Sanavria, Claudio ZarateO presente estudo, que está inserido no Macroprojeto 6 – organização de espaços pedagógicos da EPT, teve como objetivo desenvolver um produto educacional a partir da análise do processo de materialização do Programa de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e a seus efeitos, no Campus Campo Grande. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo de cunho quantitativo e qualitativo. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de análise de ciclo de política, tendo como foco principal o contexto de produção de textos e o contexto dos resultados/efeitos. O instrumento utilizado para coletar os dados da avaliação da aplicação do produto educacional foi o questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise de Conteúdo de Bardin. Com a pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: nem todos os Programas utilizam como critério de prioridade os estudantes de escola pública ou a renda per capita, como estabelecido no decreto; 25% dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio integrado são atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAES) e que 93,03% dos estudantes beneficiados permanecem ou concluem o curso; Percebemos que do total de evadidos, 10,8% dos beneficiados evadem do curso, contra 89,19% dos estudantes não beneficiados. A partir dos resultados descritos, desenvolvemos um produto educacional direcionado aos estudantes ingressantes da educação profissional de nível médio integrado, definimos como produto educacional, o material textual intitulado como “MANU: Manual de Auxílio Estudantil” e subproduto um vídeo intitulado “PE - Programa de Assistência Estudantil (PAES)”. Com relação aos resultados da avaliação da aplicação do produto educacional, concluímos que teve boa receptividade entre os voluntários e que pode atender ao propósito. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa servir de instrumento para tomada de decisões, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento do PAES. Esperamos, igualmente, que o produto educacional contribua com as ações de permanência dos estudantes.Item Ética e Integridade na Pesquisa: um curso online para jovens pesquisadoresAlves Júnior, Ivan José; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Lopes Junior, Dejahyr, Marques, Heitor RomeroO presente trabalho teve como objetivo a criação de um curso on-line de Ética e Integridade na pesquisa, que pudesse ser utilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e/ou por professores orientadores, no esclarecimento de jovens pesquisadores sobre os aspectos éticos requeridos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos e de integridade científica. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida baseando-se na abordagem metodológica para a criação de produtos educacionais, a qual demandou a realização de cinco etapas: definição do objetivo geral do curso, o levantamento das necessidades de aprendizagem dos estudantes e pesquisadores, elaboração do conteúdo e estruturação do curso, testagem e, por último, a revisão do curso. A etapa de levantamento evidenciou que as principais necessidades de aprendizagem de estudantes e professores, em relação aos temas da ética na pesquisa envolvendo seres humanos e de integridade científica, são: resoluções que normatizam as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, o Sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisas (CEP) e o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e plágio. Na etapa de teste, o curso foi avaliado quanto à sua estrutura, conteúdo e aplicabilidade por estudantes do Ensino Médio, Campus Campo Grande, que participam dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, e por professores orientadores. Como resultado, tem-se que o curso foi validado em todos os itens avaliados, necessitando, no entanto, de ajuste em uma questão de fixação de conteúdo. Conclui- se que o produto educacional produzido foi considerado um recurso importante a ser utilizado, tanto pelo IFMS quanto por professores orientadores, como auxílio nos esclarecimentos dos aspectos éticos inerentes às pesquisas que envolvem seres humanos e de integridade científica de jovens pesquisadores, promovendo melhores condições para que estes possam realizar suas atividades científicas.Item Let Us Play: um proposta de formação continuada virtual para docentes de Educação FísicaReis, Caroline Rezende dos; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Correa, Anderson Martins, Santana, Hugo Alexandre de PaulaTendo em vista os benefícios da atividade física (AF) para saúde dos escolares e a contribuição da educação física (EF) escolar para o fomento à prática de AF, propomos a produção e implementação de um curso virtual – on-line, massivo e aberto (MOOC), de formação continuada para docentes de EF englobando a temática de AF e saúde, EF na educação profissional e tecnológica (EPT) e a estratégia LET US Play (LUP) – método que visa a maximizar a AF mediante a modificação de jogos e brincadeiras tradicionais a partir da identificação da presença de barreiras primárias à prática de AF. Para tanto, foi necessário inventariar as produções stricto sensu acerca da formação continuada de professores de EF e EF e saúde na escola; produzir o material do curso a partir da revisão de literatura dos temas abordados; organizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA); e testar a usabilidade do curso proposto. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, aplicamos questionário para caracterização dos participantes do curso (docentes de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS), denominados juízes, e um questionário para análise do curso a partir da crítica quanto à sua organização, conteúdo e relevância. A investigação foi guiada pela Análise de conteúdo e pelo índice de validação de conteúdo (IVC). A partir do levantamento dos trabalhos stricto sensu, percebemos que as pesquisas na área são incipientes. De acordo com a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, o curso demonstra potencial para fomentar a reflexão sobre suas práticas profissionais e a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, além de capacitá-los a aplicar os princípios LUP em suas aulas, sendo indicado um IVC de 0,94 para o quesito organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. O MOOC proposto funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada como ação de formação continuada para docentes de EF, a fim de maximizar a AF nas aulas de EF.Item Podcast sobre estágio supervisionado: uma proposta de orientação para estudantes da educação profissional técnica de nível médio integradoRaulino, Cíntia Grazielle de Souza; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Signor, Altevir, Sanavria, Claudio ZarateEsse trabalho realizou uma análise qualitativa do estágio desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - CampusCampo Grande, no Curso Técnico Integrado em Mecânica, partindo da perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo e no ensino integrado como superação da dualidade teoria-prática. Para chegar à construção de uma orientação aos estagiários, foram entrevistados docentes e técnicos da área de mecânica visando identificar quais as perspectivas quanto ao estagiário e ao desenvolvimento do estágio. Os estudantes responderam um questionário para levantamento de dúvidas, experiências e expectativas. Também foram analisados relatórios de estágio e ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor. As informações obtidas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram a necessidade de orientar os estudantes quanto ao objetivo pedagógico do estágio, os comportamentos esperados no estagiário, as atividades que desempenharão e as formas de aproveitar a experiência de aprendizagem. Assim, foi desenvolvido uma série de Podcast, com o título: “Estágio Supervisionado: Informações importantes para quem irá iniciar o estágio”, proporcionando aos estudantes um direcionamento quanto aos aspectos elencados, indicando caminhos possíveis para o desenvolvimento do estágio curricular.Item Transversalidade no ensino de geografia: uma proposta de integração com foco no desenvolvimento identitário de estudantes do ensino médio intregrado do IFMSBenites, Cleice; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Souza, Antonio Carlos Santana de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Vinholi Junior, Airton JoseDevido a pandemia Covid-19, adolescentes brasileiros foram privados da convivência social, inclusive no ambiente escolar. Esse fenômeno pode ter desencadeado inúmeros problemas psicossociais, entre eles a dificuldade em assumir responsabilidades, situação que impacta diretamente no desenvolvimento da identidade madura dos estudantes do ensino médio. Nesta fase do ensino, o adolescente forma recursos para constituição da identidade adulta, estes fundamentais para que possam responder positivamente situações sociais que exijam habilidades intrapessoal e interpessoal como: a assertividade, a capacidade de ouvir e de se comunicar, a confiança. Sendo assim, questiona-se o desenvolvimento psicossocial de estudantes que cursaram parte do ensino médio totalmente isolados do convívio escolar e social com o desenvolvimento da presente pesquisa, cujo objetivo é analisar o desenvolvimento psicossocial dos estudantes concluintes em 2022 o ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, para assim, propor como produto educacional uma sequência didática de conhecimentos de Geografia com foco no desenvolvimento identitário dos estudantes. Para contemplar o objetivo geral, tivemos os seguintes objetivos específicos: 1) analisar o estado de identidade de estudantes concluintes em 2022 o Ensino Médio Integrado no IFMS, campus Nova Andradina; 2) identificar preocupações que configuram-se para os estudantes como obstáculos para progressão acadêmica ou profissional; 3) desenvolver uma sequência didática de Geografia, como produto educacional, com foco no desenvolvimento identitário dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa uma vez que utiliza do questionário GIDS (The Groningen Identity Development Scale), escala que avalia o desenvolvimento de identidade na adolescência, e de questionários com questões dissertativas para avaliar aspectos psicossociais destes estudantes, assim como, avaliar o produto educacional. O método utilizado para realização da pesquisa foi da problematização com o Arco de Maguerez. A análise referente ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes revelou que encontram-se no estado de identidade estabelecida, no entanto, o aspecto ocupacional, na dimensão ideológica, e a amizade, na dimensão interpessoal mostraram um nível de desenvolvimento baixo. Os adolescentes vivem muita instabilidade financeira, o que os leva à insegurança ao ter que escolher o curso superior e, por conseguinte, a carreira profissional. Afim de contribuir com o que pode ser a realidade de outros estudantes do ensino médio, foi elaborada, desenvolvida e avaliada uma sequência didática, como Produto Educacional, cujo foco é o desenvolvimento de habilidades sociais, como o fortalecimento de amizades, e ideológicas, com vistas à progressão profissional e acadêmica.Item Algebraticando na Matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da Álgebra no Ensino Médio IntegradoRodrigues, Luciane Machado; Carmit, Ricardo Pini; IFMS; Carmit, Ricardo Pini, Sanavria, Claudio Zarate, Jardim, Maria Ines de AffonsecaOs espaços escolares vêm sofrendo mudanças e o avanço das tecnologias digitais na educação tem se mostrado essencial na modernização das aulas e na forma de aprendizagem. As tecnologias digitais configuram como uma ferramenta interativa que pode contribuir no ensino e o uso de jogos digitais nas aulas pode aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. A investigação surge da necessidade de um ambiente lúdico e motivacional nas aulas de matemática. Esta pesquisa, que está inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, buscou como objetivo geral avaliar a motivação dos estudantes provocada pelo uso do jogo digital desenvolvido para o ensino de álgebra na matemática. A pesquisa teve como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e a natureza descritiva, e foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Os dados foram obtidos por meio de questionário demográfico, do questionário de avaliação (baseado no modelo de motivação ARCS) e da observação, realizados nas turmas do 1º e 2º semestres do Curso Técnico em Informática na modalidade Ensino Médio Integrado. Os resultados apontaram uma elevada porcentagem de concordância nas quatro categorias de ARCS, mostrando que os estudantes estavam comprometidos, motivados e interessados em realizar a aula com o jogo digital. Os objetivos foram alcançados e os resultados verificados foram satisfatórios, indicando que é possível utilizar o jogo digital como ferramenta motivadora no ensino. Esperamos que este trabalho possa servir no futuro como uma ferramenta de apoio motivacional durante as aulas de matemática na disciplina de álgebra.Item De bacharéis a docentes: uma proposta de formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do Senai - MSSa Giacomeli, Maise Rodrigues; Correa, Anderson Matins; IFMSEsta dissertação de mestrado está vinculada a área de concentração: Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a linha de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e ao grupo de pesquisa: Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica - CIEPT. Descrevemos uma pesquisa qualitativa com o olhar voltado ao cenário da identidade, saberes e fazeres dos bacharéis, sem formação pedagógica, que atuam na docência de Cursos Técnicos de Nível Médio, de quatro Unidades de Ensino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul - DR/MS. Neste contexto, a investigação, a que se reporta este estudo, teve como finalidade desenvolver um Produto Educacional, na forma de uma formação continuada, para docentes bacharéis, que atuam na Unidade Curricular Projeto Integrador dos Cursos Técnicos de Nível Médio, tendo como concepção a formação integrada com especial foco na melhoria da prática docente. Metodologicamente, o estudo apresenta proximidade às características da pesquisa-ação, organizado nas fases exploratória, principal, ação e avaliação. Foram utilizadas tecnologias digitais e de comunicação, a fim de se estabelecer as conexões e participação dos pesquisados e cursistas, na formação continuada, sendo a coleta e tratamento dos dados feita mediante técnicas/instrumentos de análise documental, questionários online e registros coletados ao longo da formação. A análise dados nos revelou que: (i) os docentes são selecionados e contratados mediante Aviso de Processo Seletivo - APS, sendo em sua maioria em regime de trabalho horista; ii) a maioria dos docentes bacharéis possuem um elevado nível de formação acadêmica, porém sem formação pedagógica e, 50% deles estão iniciando a atuação na docência, no SENAI; (iii) o SENAI possui um Programa de Formação Continuada, porém o quantitativo de participantes do DR/MS, nos cursos ofertados, é baixo; (iv) a atuação com Projetos Integradores ainda é um desafio aos docentes por requerer uma prática que tenha como base o currículo integrado, a interdisciplinaridade e atuação conjunta entre os pares. Os resultados encontrados, quanto à percepção dos docentes sobre a EPT, indicaram que há desconhecimento dos princípios e fundamentos que a regem, prevalecendo ainda uma visão de formação para o mercado de trabalho em detrimento a uma formação omnilateral, reforçando a importância da formação pedagógica com vistas à integração entre teoria e prática e ao desenvolvimento de ações que promovam o planejamento integrado. Ressalta-se nos dados da pesquisa, que a instituição, mesmo diante de um histórico caracterizado por um ensino tecnicista, está em um momento propício para que se discuta e proponha um trabalho com vistas à formação integral. Desta forma, construiu-se junto aos participantes uma possibilidade de formação continuada para docentes/ bacharéis do SENAI - MS, o material produzido ao longo da pesquisa está disponibilizado como roteiro de formação de docentes para a realização em outros grupos/ instituições.