Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Motta Silva, Andre Luis da"
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Item Cineclube como um ambiente de aprendizagem na EPT e a elaboração de um manual orientativo no IFMS - Campus Campo GrandeFerreira, Clóvis Gomes; Motta Silva, Andre Luis da; IFMS; Barbosa, Renilce Miranda Cebalho, Motta Silva, Andre Luis da, Anderson Martins, Correa Neto, Motta Silva, Severino Joaquim"O Cineclube como um ambiente de aprendizagem na EPT e a elaboração de um manual orientativo no Campus Campo Grande do IFMS” descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Apresenta a proposta de implantação de um cineclube no ambiente da comunidade acadêmica do IFMS - Campus de Campo Grande e, como produto final da pesquisa, propõe um manual orientativo para o funcionamento desse cineclube. Visa, desse modo, atender à norma constante na Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014, que estatui sobre a exibição de filmes em salas de aula como recurso de disseminação da cultura e engajamento acadêmico, bem como para complementação da carga horária escolar. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. Parte-se da seguinte questão: Em que medida um cineclube pode colaborar para a ampliação de espaços formativos no Campus Campo Grande do IFMS? Definiu-se, como objetivo geral, propor a estruturação de um cineclube como ferramenta de ensino para o IFMS - Campus Campo Grande por meio de um manual orientativo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, instrumentalizada por um questionário com doze perguntas abertas e fechadas, aplicado a 120 servidores do IFMS. Inicialmente, procedeu-se à revisão da literatura referente ao tema nos bancos de dados do Google Acadêmico e Web of Science, bem como em obras de autores que tratam das temáticas envolvidas. Pretende-se, desse modo, atender diretamente os alunos e, indiretamente, os pesquisadores da Unidade, haja vista que a utilização de recursos audiovisuais estimula a pesquisa, gera a troca de experiências, desenvolve as competências individuais e possibilita o trabalho em equipe. Além disso, o método propicia a ampliação/enriquecimento do currículo, dos conteúdos, de acordo com as necessidades de cada curso e disciplinas. Os participantes da pesquisa consideram relevante a proposta de funcionamento do cineclube na instituição, destacaram a utilização de filmes como um recurso válido na formação do estudante. Por fim, o produto educacional proposto – o Manual Orientativo – foi positivamente avaliado pelos sujeitos da pesquisa Docentes e Técnicos-administrativos Bibliotecários e Técnicos em Audiovisual.Item Ensino médio integrado do IFMS Campus Coxim – uma cartilha informativa de apoio ao processo seletivoFerreira Filho, Alcindo; Motta Silva, Andre Luis da; IFMS; Correa, Anderson Martins, Costa Filho, Jose Vinicius da, Santos Stering, Silvia Maria dos, Motta Silva,Andre Luiz daEste estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e parte da ideia de que, no Brasil, o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade é um direito social de todos, para tanto, faz-se necessário empreender esforços no intuito de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que balizam o processo de ingresso discente. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consistiu-se em analisar a percepção de candidatos e servidores responsáveis pelo Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Coxim, a fim de apresentar uma Cartilha Informativa que contribua com o sistema de ingresso discente no Ensino Médio Integrado (EMI). Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem predominantemente qualitativa e de cunho exploratório, que se utilizou das ferramentas de revisão bibliográfica, da análise documental, da aplicação de questionários semiestruturados aos candidatos do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados 2021, do IFMS – Campus Coxim e de entrevistas com servidores que atuaram nos setores responsáveis, ligados diretamente ao processo. Por sua vez, os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo. Esta pesquisa colabora com o ingresso inclusivo e democrático nos cursos da instituição. Os resultados apontaram que a democratização do acesso aos cursos de EMI é um processo complexo, em função das diversas questões que perpassam a educação na perspectiva de um direito social, contudo, no IFMS, assim como na Rede Federal como um todo, o número de vagas limitadas leva à realização de processo seletivo que prevê vagas para ampla concorrência e vagas de cotas, que são geridas pautando-se em uma concepção burocratizada do processo. Assim, fica evidente que o processo seletivo consiste em uma forma de inclusão excludente, tendo em vista a inexistência de vagas para todos. Ou seja, mesmo diante do esforço voltado à democratização, o acesso à instituição é meritocrático. Nessa feita, o Produto Educacional desenvolvido consistiu em uma Cartilha Informativa que busca contribuir para a democratização do acesso aos cursos do EMI, ofertados no IFMS – Campus Coxim, ao facilitar a divulgação e a orientação aos interessados acerca das formas de ingresso.