Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Sa Teles, Danilo Ribeiro de"
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Item Assédio sexual: uma proposta de prevenção e enfrentamento no IFMSMoura, Douglas Garajo de; Sa Teles, Danilo Ribeiro de; IFMS; MATOS, MARILYN APARECIDA ERROBIDART DE ; Sa Teles, Danilo Ribeiro de ; Oliveira, JOELMO JESUS DE ; Sinesio, Luis Eduardo MoraesO Assédio sexual é qualquer comportamento indesejado de caráter sexual, demonstrado de maneira verbal ou não verbal, com ou sem contato físico, com o objetivo de perturbar ou constranger, atentar contra a dignidade, ou, ainda, criar ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador. Esse fenômeno se configura como um problema relevante encontrado em todas as classes sociais, podendo ser visto, tanto no âmbito do trabalho, quanto no social e educacional, produzindo consequências traumáticas para quem sofre. Nessa perspectiva, é de fundamental importância o comprometimento da educação com essa problemática, tendo em vista que é dever das instituições de ensino, em sua função social, o preparo para o exercício da cidadania. Assim, entende-se a educação profissional e tecnológica como ambiente central de conhecimento na prevenção e resposta à violência, quando responsáveis pela formação integrada, omnilateral e dialógica na formação humana. Diante disso, as questões que nortearam este trabalho foram se: O docente do IFMS sabe caracterizar o assédio sexual no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica?; O docente do IFMS sabe onde denunciar o assédio sexual e onde é indicado procurar ou orientar para obter o acolhimento da vítima ou denunciante de assédio sexual no IFMS? Em face ao exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a percepção dos docentes do IFMS acerca do assédio sexual no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, os objetivos específicos foram traçados de modo a caracterizar o assédio sexual no âmbito da EPT, analisar os conhecimentos dos docentes em relação aos elementos caracterizadores do assédio sexual, acolhimento e denúncia; e desenvolver uma cartilha informativa acerca do assédio sexual, acolhimento e denúncia. Para atingir nossos objetivos, pontua-se que esta pesquisa caracteriza-se como aplicada e teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e de campo, com a aplicação da técnica de revisão de literatura de dados coletados em publicações científicas e acadêmicas e a percepção do conhecimento dos docentes sobre o tema, por meio da aplicação de questionário. Com relação à finalidade, elenca-se que a pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa, de natureza quantitativa. A elaboração e validação do produto educacional foi pautada no levantamento da revisão bibliográfica e na análise dos dados coletados, com base na aplicação de questionários aos docentes do IFMS, a partir da técnica de Marconi e Lakatos e Kaplún G. Espera-se, com os resultados do estudo proposto, colaborar com a conscientização da comunidade escolar, ao disseminar o assunto em forma de conhecimento, mediante a publicização de uma cartilha informativa, de forma on-line, sobre assédio sexual, difundindo o saber produzido e imprimindo a identidade da instituição com foco nas carências de informação da sua comunidade, ao apoiar a prevenção e o enfrentamento do acontecimento supracitado.Item Educação Profissional Agrícola em Perspectiva Integral: Proposta de Debates em Temática AgroecológicaPaulino Filho, Lucival Bento; Sa Teles, Danilo Ribeiro de; IFMS; Sa Teles, Danilo Ribeiro de, Silva, Andre Luiz da Motta, Marschner, Walter RobertoO presente estudo apresenta uma análise das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, evidenciando a necessidade de ofertar uma formação humana integral que, ao inter-relacionar trabalho, ciência, tecnologia e cultura, ressalte o trabalho e a pesquisa como princípios educativos, criando possibilidades de proporcionar uma formação em que estejam situadas, lado a lado, a qualificação técnica e a emancipação. A investigação teve como enfoque a educação agrícola. No intuito de analisar as concepções dos alunos relacionados à área, analisou-se o contexto histórico, as bases legislativas, os conceitos que permeiam a formação integral e os desafios da conjuntura político econômica. Propôs, em uma abordagem qualitativa – utilizando-se a tradição filosófica dialética e a perspectiva teórica materialista-histórica – fazer uma análise de conteúdo da produção textual dos alunos sujeitos deste estudo. Por fim, foi elaborado um produto educacional que visa incentivar, por meio de debates, o despertar e a assimilação da consciência agroecológica, de modo que se tornem relevantes ao desenvolvimento dos alunos de forma crítica e emancipadora.Item Implicações Penais dos Cibercrimes: um estudo visando aprimorar formação do Técnico Em Informática Para InternetMarinho, Marlon Glauber; Sa Teles, Danilo Ribeiro de; IFMS; Correa, Anderson Martins, Figueiredo, Carlos Vinicius da Silva, Cardoso, Ariston de LimaEsta pesquisa investigou as implicações penais dos cibercrimes, realçando a formação do Técnico em Informática para Internet no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo buscou determinar como o ensino sobre as consequências legais dos cibercrimes contribui para a formação do técnico em informática para internet. O objetivo geral foi identificar os crimes virtuais e as consequências legais que os estudantes devem compreender para aprimorar sua capacitação profissional e habilidades cidadãs no ciberespaço. Os objetivos específicos incluíram a identificação das leis brasileiras que regulamentam os ilícitos cibernéticos, a descrição e avaliação da presença do estudo das implicações penais dos cibercrimes na unidade curricular Segurança da Informação do Curso Técnico em Informática para Internet no Campus Dourados, bem como em literaturas recomendadas nessa unidade curricular, e a verificação da eficácia do produto educacional elaborado, um podcast educacional, como uma ferramenta suplementar para ampliar o entendimento dos alunos sobre as consequências legais dos cibercrimes. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos, e os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma evolução significativa no arcabouço jurídico relacionado aos crimes virtuais, também foi observada uma lacuna na abordagem das implicações penais dos cibercrimes nos materiais didáticos analisados. No entanto, o podcast "Rastros Virtuais" foi bem recebido pelos estudantes, demonstrando ser uma ferramenta eficaz para complementar o ensino sobre o tema.Item Luz, Câmera e AnimAção: stop motion na iniciação científicaRohr, Ester; Sa Teles, Danilo Ribeiro de; IFMS; Sa Teles, Danilo Ribeiro de, Sanavria, Claudio Zarate, Paes, Paulo Cesar Duarte, Chaves, Geovano MoreiraDesenvolvemos este trabalho com o intuito de investigar as possíveis contribuições e contradições da conexão entre arte e ciência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilitadas por meio de um curso de animação em stop motion, com vistas à aproximação dos cursistas aos preceitos da iniciação científica e da produção artística numa perspectiva humano-sensível-emancipadora. De abordagem qualitativa, aplicada e com objetivo exploratório, a pesquisa teve como base epistemológica o materialismo histórico dialético, de modo que partimos da realidade material, elevando-a ao abstrato para estudá-la na tentativa de compreendê-la em sua totalidade, e voltamos a essa mesma realidade concreta, agora com possibilidade de transformá-la. Quanto aos procedimentos, partimos da pesquisa bibliográfica do referencial teórico das bases conceituais da EPT e sua proposta de ensino, integrando as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, e do pressuposto de que a arte e a ciência são formas distintas de objetivações humanas da mesma realidade, sendo, portanto, produtoras de conhecimento. Ancorados na pedagogia histórico-crítica, desenvolvemos a investigação junto aos jovens estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ao ofertar um curso de animação com o objetivo de estudar as relações entre trabalho, ciência e arte na perspectiva da EPT, a fim de estimular os participantes a produzirem uma animação em stop motion, sendo esta uma produção estética representando sua percepção subjetiva sobre a pesquisa científica e suas implicações sociais. Os resultados obtidos apontam que o curso proposto possibilitou a ampliação da percepção dos estudantes acerca da ciência e da arte, promovendo um entendimento mais contextualizado dos temas tratados ao perceberem as relações que estabelecem com os sujeitos e as estruturas sociais. Além disso, percebemos que o interesse pela iniciação científica pode ter sido instigado e acentuado com a participação no curso, contribuindo no desenvolvimento da autonomia criadora. A metodologia didática da pedagogia histórico-crítica mostrou-se pertinente e possibilitou uma abordagem contextualizada, articulando os conteúdos com a realidade dos cursistas e estimulando-os a refletir sobre a sua prática social. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para o debate científico em torno da integração/contradição entre a arte e a ciência, principalmente na tentativa de evidenciar a importância da arte como conhecimento em uma proposta educativa voltada à formação omnilateral do sujeito e que o produto educacional apresentado possa trazer relevantes contribuições para práticas educativas em EPT, integrando arte e ciência, com o intuito de ampliar as oportunidades de acesso às informações sobre o método científico de pesquisa e possibilitar a expansão das formas de expressão dos estudantes do ensino médio integrado.