Teses e Dissertações Defendidas no IFMS
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Produção Stricto sensu dos programas de Mestrado e Doutorado do IFMS
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Navegando Teses e Dissertações Defendidas no IFMS por Autor "Alves Júnior, Ivan José"
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Item Ética e integridade na pesquisa: um curso online para jovens pesquisadoresAlves Júnior, Ivan José; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula; Lopes Junior, Dejahyr; Marques, Heitor RomeroO presente trabalho teve como objetivo a criação de um curso on-line de Ética e Integridade na pesquisa, que pudesse ser utilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e/ou por professores orientadores, no esclarecimento de jovens pesquisadores sobre os aspectos éticos requeridos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos e de integridade científica. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida baseando-se na abordagem metodológica para a criação de produtos educacionais, a qual demandou a realização de cinco etapas: definição do objetivo geral do curso, o levantamento das necessidades de aprendizagem dos estudantes e pesquisadores, elaboração do conteúdo e estruturação do curso, testagem e, por último, a revisão do curso. A etapa de levantamento evidenciou que as principais necessidades de aprendizagem de estudantes e professores, em relação aos temas da ética na pesquisa envolvendo seres humanos e de integridade científica, são: resoluções que normatizam as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, o Sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisas (CEP) e o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e plágio. Na etapa de teste, o curso foi avaliado quanto à sua estrutura, conteúdo e aplicabilidade por estudantes do Ensino Médio, Campus Campo Grande, que participam dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, e por professores orientadores. Como resultado, tem-se que o curso foi validado em todos os itens avaliados, necessitando, no entanto, de ajuste em uma questão de fixação de conteúdo. Conclui- se que o produto educacional produzido foi considerado um recurso importante a ser utilizado, tanto pelo IFMS quanto por professores orientadores, como auxílio nos esclarecimentos dos aspectos éticos inerentes às pesquisas que envolvem seres humanos e de integridade científica de jovens pesquisadores, promovendo melhores condições para que estes possam realizar suas atividades científicas.