Teses e Dissertações Defendidas no IFMS
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Item Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamenta na teoria da aprendizagem significativaMarin, Glaucia Rosely Barbosa; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Júnior, Airton José; Mello, Dante Alighieri Alves de; Machado, Vera de MatosEste trabalho aborda a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para o ensino de Genética, sobretudo para a subunidade sistemas sanguíneos. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições da construção de jogos digitais para a assimilação de conceitos no âmbito da Genética dos sistemas sanguíneos. Para isso, foi elaborada e utilizada uma sequência didática utilizando como referencial teórico e metodológico os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A investigação ocorreu por meio de uma intervenção com práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, aplicadas com estudantes do 3o ano do curso integrado ao ensino médio de Programação de Jogos Digitais de uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. A pertinência da pesquisa justifica-se em decorrência à interface nesse campo específico de estudo dos alunos da referida escola, o que proporcionou, nesse decurso, um produto capaz de aliar de forma eficaz os conhecimentos da base comum e da base técnica. Os aspectos metodológicos envolveram a investigação dos conhecimentos prévios (subsunçores) por meio de um pré-teste, a utilização de questionário para análise de conhecimentos posteriores à intervenção (pós-teste) e a construção de mapas conceituais iniciais e finais para a avaliação da aprendizagem como instrumentos de coleta e análise de dados, fundamentados na TAS. Os resultados obtidos permitem apontar que, a temática articulada ao contexto dos estudantes, por meio da proposta de intervenção, proporcionou evolução conceitual nos conteúdos sobre os sistemas sanguíneos. Levando em consideração a metodologia utilizada para investigar esses saberes, conclui-se que, essa contribuição foi significativa para a aprendizagem de Genética.Item A formação continuada de professores na perspectiva politécnica: uma proposta curricularSouza, Paula Renata Cameschi de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Correa, Anderson Martins, Santos Junior, Antonio dosEste estudo traz uma proposta curricular estruturada com base na perspectiva politécnica para formação de professores da educação básica. Para isso foi realizada pesquisa exploratória para compreensão do contexto de investigação; a construção de uma proposta curricular; a implementação e a análise das impressões dos participantes. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada e procedimentos de pesquisa-ação tendo por contexto de investigação a Comunidade de Aprendizagem Colaborativa entre Professores, autodenominada ProfCAC-MAES, grupo de 15 professores do município de Nova Andradina-MS. A ProfCAC-MAES faz parte da Rede MAES, uma iniciativa de professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica egressos dos Programas VET III Professores para o Futuro (2016) e FiTT Finlandeses Formando Formadores (2017), ambos realizados na Finlândia. O estudo se justifica pela necessidade de promoção de um maior compromisso ético-político à formação docente como parte de um projeto de formação integral que beneficie a classe trabalhadora para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Silva (2005) acerca das teorias críticas do currículo e dos estudos de Kuenzer (1992), Saviani (2011), Ramos (2016) sobre currículo e educação politécnica. Conclui-se que os cursos ofertados pela Rede MAES, incluindo-se o percurso formativo da ProfCAC-MAES, enquanto desenvolvimento profissional docente, podem promover contribuições à perspectiva politécnica por sua ênfase ao processo de aprendizagem colaborativo, dialógico, crítico e teorizado, da organização curricular não fragmentada em disciplinas e da promoção da interdisciplinaridade e da pesquisa. Todavia, a pesquisa demonstra a necessária atenção a aprendizagem a partir de situações concretas da realidade da sala de aula e das especificidades da formação de professores em serviço. Compreende como desafios a serem superados o entendimento da escola e do currículo como espaço político e de disputas, da compreensão da unicidade da relação teoria e prática e da necessária autonomia e amparo legal ao professor e de uma gestão que privilegie práticas diferenciadas em detrimento às práticas conteudistas tradicionais.Item Uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos fundamentada na pedagogia histórico-críticaMoraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Vinhole Junior, Airton Jose, Oliveira, Eliene Dias deO Ensino Médio Integrado articula o ensino técnico e a formação básica, nas concepções de politecnia, educação unitária e omnilateralidade. Os saberes técnicos devem ser abordados em sua historicidade, não apenas como procedimentos operacionais, mas como atividades humanas com origem em processos históricos, mediados por conhecimentos científicos que os fundamentam. Isso possibilita ao estudante uma apreensão crítica da realidade, sendo capaz de modificá-la. A efetivação do Ensino Médio Integrado requer práticas pedagógicas integradoras orientadas pela ideia de totalidade, rompendo com o modelo tecnicista de reprodução. A Pedagogia Histórico-Crítica é uma concepção pedagógica de caráter contra hegemônico comprometida com a educação dos trabalhadores, visando a transformação social. A pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição da didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica na integração entre as disciplinas de História e Conservação de Alimentos, de modo a auxiliar a efetivação de práticas pedagógicas integradoras na perspectiva do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a metodologia para a execução da pesquisa foi dividida em oito partes: 1. Público-alvo e local de pesquisa; 2. Entrevistas com as docentes de História e Conservação de Alimentos: analisando experiências; 3. Planejamento das aulas utilizando os Momentos Pedagógicos da PHC; 4. Aplicação das aulas seguindo os Momentos Pedagógicos; 5. Avaliação do conteúdo; 6. Avaliação da metodologia; 7. Análise dos dados e 8. Elaboração do Produto Educacional. De modo geral, a metodologia proposta contribuiu para estimular o interesse e a participação dos estudantes, possibilitando uma percepção histórica dos saberes técnicos e menor distanciamento entre sua realidade social e o trabalho pedagógico. Logo, acredita-se que a didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica possui potencial para contribuir na efetivação de práticas pedagógicas integradoras, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada.Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica no Brasil: uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidadeMoraes, Atila Alixandre de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Sanavria, Claudio Zarate, Sousa, Dolores Puga Alves deA presente pesquisa teve como objetivo aplicar um curso de extensão por meio de uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidade sobre as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A história da educação no Brasil é marcada pela dualidade entre o ensino técnico para os pobres e o propedêutico para os ricos. No entanto, o decreto 5.154 publicado em 2004 possibilitou a retomada da oferta do ensino médio profissional de forma integrada colocando em evidência o ensino brasileiro como política pública, modalidade de ensino que conjuga a formação básica à técnica e rompe a dualidade histórica registrada na Educação Profissional Brasileira (EPT), fomentando ao mesmo tempo o ensino da cultura geral e da formação profissional. Porém, parte dos ingressantes dos cursos técnicos integrados, estudantes de licenciaturas, população em geral e até mesmo docentes que atuam na EPT apresentam divergência de compreensão sobre o que seria uma formação técnica de nível médio integrada e sua efetiva aplicabilidade no ambiente escolar. Desse modo, atividades pedagógicas que venham a minimizar essa lacuna contribuem para ampliação e concretização dos conhecimentos referentes às bases conceituais que permeiam o ensino integrado ofertado nos Institutos Federais. O curso de extensão teve como tema central a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e foi realizada no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim com uma carga horária total de oito horas. A oficina pedagógica foi organizada em três momentos: contextualização, planificação e reflexão. O primeiro foi a discussão da temática por meio da apresentação expositiva com auxílio de músicas que abordam o tema. No segundo, a planificação, os envolvidos mensuraram o problema pelo diálogo e elaboração colaborativa de atividades apoiadas em metodologias ativas e dialogicidade sobre as perspectivas dos mesmos em relação ao ensino técnico no Brasil e como este pode contribuir para uma formação integral do indivíduo. Por último, na reflexão, quando a sistematização do conhecimento é elencada, os participantes descreveram em grupo, suas impressões sobre a temática e socializaram com os demais. De modo geral, houve indícios de que a metodologia utilizada na aplicação da oficina colaborou com o entendimento sobre a história, bases conceituais, características dos cursos e perspectivas da educação profissional ofertadas nos Institutos Federais fundamentada em metodologias e práticas que proporcionem a integração. Espera-se que o produto educacional, oriundo desta pesquisa, estimule a utilização de ferramentas pedagógicas que promovam a interação e a formação integral dos estudantes.Item O ensino de história na educação profissional e tecnológica: contribuições de uma sequência didática interativa com recursos na Web 2.0 para a formação da consciência históricaCaetano, Willyan da Silva; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate; Caramit, Ricardo Pini; Marin, Jerri RobertoDefendendo uma educação que não seja restrita à preparação para o mercado de trabalho e que vá além da profissionalização, articulada com uma formação geral que garanta a todos o acesso igualitário ao saber cultural, científico e tecnológico, este trabalho, que se insere na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” do ProfEPT, apresenta e discute resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições do ensino História para uma formação omnilateral ou politécnica – entendida basicamente como a articulação da teoria (conhecimentos científicos) e prática (conhecimentos técnicos) – no contexto do Ensino Médio Integrado. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: 1) Conhecer e analisar as concepções dos estudantes acerca do papel da disciplina de História na Educação Profissional de Nível Médio; 2) Identificar pressupostos e elementos do ensino de História que, uma vez integrados às demais disciplinas, possam contribuir para uma formação politécnica; e 3) Compreender os elementos de uma Sequência Didática Interativa articulada à Aula-Oficina, com a utilização dos recursos da Web 2.0, que permitam uma integração dos conteúdos da História aos das disciplinas técnicas específicas e contribuam para o perfil do egresso estabelecido. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e tendo a Pesquisa-Ação como método, elaboramos, aplicamos e analisamos uma sequência didática abordando o tema “Era Vargas”, tendo a Web 2.0 como ferramenta para o desenvolvimento das atividades do referido produto educacional, aplicado com uma turma de 26 estudantes do 3o ano do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Informática de uma escola da rede estadual de Campo Grande-MS. As atividades foram disponibilizadas e respondidas pelos discentes no Facebook®, prezando por uma educação diferenciada, politécnica e dialógica. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas, questionário e observação. Por um lado, os resultados apontam que a predominância de aulas tradicionais na realidade investigada provoca o desinteresse dos estudantes pelo estudo de História e atrapalha a progressão do pensamento histórico. Por outro, o uso pedagógico das potencialidades da Web 2.0 mostrou-se promissor, favorecendo o protagonismo dos educandos nas aulas de História, o que gerou maior interesse pelos conteúdos estudados e contribuiu com a superação de uma consciência histórica de tipo tradicional rumo à formação de uma consciência histórica de tipo genético, fundamental para uma educação integral de qualidade. Em suma, os resultados nos permitem concluir que, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, visando à formação politécnica e omnilateral, o papel da História é de suma importância para a formação da mentalidade dos jovens, portando-os de consciência histórica, que serve como uma ferramenta para compreender a realidade de forma crítica, na luta contra a homogeneização do pensamento e a desumanização imposta opressivamente em nome do lucro e da reprodução do sistema capitalista.Item Formação continuada docente na perspectiva integral: uma proposta para o ensino integradoAlmeida, Laressa Cintra de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Sanvria, Claudio Zarate; Vinhole Júnior, Airton José; Chediak, Sheilla.A presente pesquisa tem por tema a formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e objetivou analisar os aspectos do Ensino Integrado em curso de formação continuada, assim como apresentar uma proposta formativa para professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e intervencionista, a partir dos procedimentos da pesquisa-ação constituída por quatro fases: diagnose, elaboração, execução e avaliação. A análise de dados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, enquanto método para a organização e interpretação dos dados. Apresentou por contexto investigativo o curso de extensão RE-MAES Rede de Formadores em Metodologias Ativas para o Estudante do Século XXI, vinculado ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: Como oportunizar uma formação continuada de professores com vistas ao desenvolvimento integral? O estudo se justifica pelo interesse em aprofundar a relação reflexão-ação no uso de metodologias de ensino, assim como, oportunizar o desenvolvimento de um maior compromisso ético-político na formação de professores da Educação Básica e Profissional como parte de um projeto de formação humana integral. A pesquisa exploratória consistiu na análise do RE-MAES para compreensão dos princípios e práticas utilizadas e ancorou a construção e implementação de um novo percurso formativo, no intuito de desenvolver práticas pedagógicas junto aos professores egressos, que lhe permitissem refletir criticamente sobre as questões sociais, propondo-lhe superações. Conclui-se que o percurso metodológico proposto, denominado TeorizAção, foi capaz de promover avanços à perspectiva de formação integral, atendendo aos requisitos apresentados pelos estudiosos da área, sobretudo, no aprofundamento em Formação Geral, em atendimento à lacuna apresentada na pesquisa exploratória, e iniciação em pesquisa científica. Entretanto, demonstrou ainda, desafios a serem superados quanto à relação cindida entre a teoria e a prática, sob a ótica de Formação Geral e Formação Específica, e a cultura de formações docentes com ênfase instrumental, assim como em torno das Condições de Trabalho dos professores em formação.Item Elaboração de um sistema de medição de desempenho para laboratórios de construção digitalBarbosa, Diego Henrique Oliveira; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Correa, Anderson Martins, Taveira, Jose Carlos, Neivock, Matheus PiazzalungaAtualmente, é crescente o interesse por espaços de construção digital fazendo parte de projetos educacionais públicos e privados, uma vez que o desenvolvimento tecnológico possibilitou que a estruturação desses ambientes se tornasse economicamente viável. Nesse sentido, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul constituiu os laboratórios de construção digital IFMaker nos seus dez campi, inspirados nos Fab Labs. Consequentemente, com a estruturação desses laboratórios, desenvolveu-se a necessidade de gerenciar e monitorar o desempenho dessas unidades. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um sistema de medição de desempenho para as unidades do IFMaker, considerando os aspectos fundamentais da Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a concepção que a instituição possui sobre esses laboratórios. Para tanto será necessário compreender as bases fundamentais da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as características conceituais dos laboratórios de construção digital e a visão, por meio dos documentos oficias e principais atores, que a instituição possui sobre o IFMaker. A expectativa é que após o desenvolvimento do sistema de medição de desempenho, o mesmo seja validado pela instituição e implementado para auxiliar no gerenciamento das unidades.Item Atividades e ações de extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxito dos estudantesSá, Lindayane dos Santos Amorim de; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Lopes Junior, Dejahyr, Oliveira, Alysson Andre Regis, Figueiredo, Carlos Vinicius da SilvaTendo em vista a intenção de buscar, em possibilidades institucionais, contribuições que superem o cenário de evasão e retenção dos estudantes, esta pesquisa abordou o aproveitamento das atividades e ações de extensão relacionadas ao favorecimento da permanência e êxito dos estudantes do Campus Campo Grande do IFMS. Para tanto, foi necessário analisar as interfaces entre as atividades e ações de extensão e a permanência e êxito de estudantes; realizar um amplo levantamento das publicações referentes às temáticas; traçar um panorama do fazer extensionista no âmbito do IFMS; identificar traços do perfil dos estudantes contemplados na amostra da pesquisa; observar possíveis interfaces entre o engajamento dos estudantes nas atividades e ações de extensão e a permanência e êxito dos estudantes; e disponibilizar um material instrucional referente às atividades e ações de extensão. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de um estudo de caso. Além dos levantamentos bibliográficos e análises documentais, utilizou-se a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. As análises foram pautadas na proposta de Análise de Conteúdo. Diante disso, verificou-se que a literatura acerca das temáticas permite uma reflexão tanto sobre a extensão quanto sobre a permanência e êxito dos estudantes. Observou-se que, no IFMS, o fazer extensionista operacionaliza-se por meio de projetos, cursos e eventos. De acordo com a amostra selecionada, foi possível identificar especificidades sobre os estudantes que, em grande parte, já participaram de alguma forma de atividades de extensão. No entanto, verificou-se certo desconhecimento sobre esta temática. Pôde-se observar que, no percurso formativo dos estudantes, alguns encontraram dificuldades que os levaram a pensar em abandonar o curso. Constatou-se, também, que fatores diversos estão envolvidos nesse processo, portanto, diferentes estratégias devem ser promovidas no sentido da superação dos índices de evasão e retenção. Como forma de favorecer um maior conhecimento em relação às atividades institucionais como a extensão, foi desenvolvido um Produto Técnico Tecnológico em formato de material instrucional disponibilizado por meio de um vídeo/animação com essa temática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).Item Educação profissional agrícola em perspectiva integral: proposta de debates em temática agroecológicaPaulino Filho, Lucival Bento; Teles, Danilo Ribeiro de Sá; IFMS; Teles, Danilo Ribeiro de Sá, Silva, André Luiz da Motta, Marschner, Walter RobertoO presente estudo apresenta uma análise das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, evidenciando a necessidade de ofertar uma formação humana integral que, ao inter-relacionar trabalho, ciência, tecnologia e cultura, ressalte o trabalho e a pesquisa como princípios educativos, criando possibilidades de proporcionar uma formação em que estejam situadas, lado a lado, a qualificação técnica e a emancipação. A investigação teve como enfoque a educação agrícola. No intuito de analisar as concepções dos alunos relacionados à área, analisou-se o contexto histórico, as bases legislativas, os conceitos que permeiam a formação integral e os desafios da conjuntura político econômica. Propôs, em uma abordagem qualitativa – utilizando-se a tradição filosófica dialética e a perspectiva teórica materialista-histórica – fazer uma análise de conteúdo da produção textual dos alunos sujeitos deste estudo. Por fim, foi elaborado um produto educacional que visa incentivar, por meio de debates, o despertar e a assimilação da consciência agroecológica, de modo que se tornem relevantes ao desenvolvimento dos alunos de forma crítica e emancipadora.Item Concepções de professores sobre a educação profissional e tecnológica: uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativoSouza, Aline Christiane Oliveira; Sanavria, Claudio Zarate; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Caramit, Ricardo Pini, Santos, Rosimeire Martins Regis dosEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT-, buscou conhecer as concepções dos professores sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de uma proposta de formação continuada com enfoque colaborativo, partindo do entendimento que a EPT traz, em si, algumas especificidades. Como recorte, tomamos os professores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotados no IFMS Campus Nova Andradina, e que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), uma modalidade de ensino que requer que a formação básica esteja integrada à formação profissional e ao entendimento do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia como eixos estruturantes desse processo. Neste contexto, tomamos como objetivo geral analisar as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica. Com os objetivos específicos buscamos: a) Identificar as concepções dos professores sobre da EPT antes e depois de vivenciarem uma formação continuada a respeito; b) Elaborar uma formação continuada que tenha no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da EPT; c) Compreender os pressupostos da formação continuada proposta que possam contribuir para uma mudança de concepções acerca da EPT. Seguindo uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, elaboramos, aplicamos e analisamos como produto educacional uma atividade de extensão (curso) e estabelecemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, pré e pós-formação, a observação durante o processo e a análise documental. Pautamos o produto educacional nos pressupostos da colaboração e da aprendizagem em espiral, por meio de atividades ocorridas em encontros online. Os resultados apontam que, inicialmente, a maior parte dos docentes tomava a formação integrada e o EMI como sinônimos, também entendendo o EMI como duas formações distintas cuja finalidade voltava-se para o mercado de trabalho. Após a formação essas concepções se modificaram, denotando a construção de uma visão do educando como sujeito que, além de dominar as técnicas específicas desse ofício, tem as condições para pensar sobre a profissão e seu impacto tanto em sua vida profissional quanto pessoal, assim como na comunidade na qual vive e nas intervenções que suas escolhas, vivências e práticas podem ocasionar. O currículo passou a ser visto como uma oportunidade de conexão entre a formação geral e profissional e a formação voltada para o mundo do trabalho. A colaboração contribuiu por meio de princípios como voluntariedade, identidade e espontaneidade, apoio e respeito mútuo e metas compartilhadas. Confirmamos, então, que a formação continuada sob o enfoque colaborativo, que contempla os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, possibilita a construção de novos saberes e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.Item Programa de assistência estudantil e a sua materialização no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: uma proposta de produto educacional voltado aos estudantes do ensino médio integradoAntunes, Keila Cristina Pinheiro; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Caramit, Ricardo Pini; Sanavria, Claudio ZarateO presente estudo, que está inserido no Macroprojeto 6 – organização de espaços pedagógicos da EPT, teve como objetivo desenvolver um produto educacional a partir da análise do processo de materialização do Programa de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e a seus efeitos, no Campus Campo Grande. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo de cunho quantitativo e qualitativo. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de análise de ciclo de política, tendo como foco principal o contexto de produção de textos e o contexto dos resultados/efeitos. O instrumento utilizado para coletar os dados da avaliação da aplicação do produto educacional foi o questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise de Conteúdo de Bardin. Com a pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: nem todos os Programas utilizam como critério de prioridade os estudantes de escola pública ou a renda per capita, como estabelecido no decreto; 25% dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio integrado são atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAES) e que 93,03% dos estudantes beneficiados permanecem ou concluem o curso; Percebemos que do total de evadidos, 10,8% dos beneficiados evadem do curso, contra 89,19% dos estudantes não beneficiados. A partir dos resultados descritos, desenvolvemos um produto educacional direcionado aos estudantes ingressantes da educação profissional de nível médio integrado, definimos como produto educacional, o material textual intitulado como “MANU: Manual de Auxílio Estudantil” e subproduto um vídeo intitulado “PE - Programa de Assistência Estudantil (PAES)”. Com relação aos resultados da avaliação da aplicação do produto educacional, concluímos que teve boa receptividade entre os voluntários e que pode atender ao propósito. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa servir de instrumento para tomada de decisões, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento do PAES. Esperamos, igualmente, que o produto educacional contribua com as ações de permanência dos estudantes.Item Ética e integridade na pesquisa: um curso online para jovens pesquisadoresAlves Júnior, Ivan José; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula; Lopes Junior, Dejahyr; Marques, Heitor RomeroO presente trabalho teve como objetivo a criação de um curso on-line de Ética e Integridade na pesquisa, que pudesse ser utilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e/ou por professores orientadores, no esclarecimento de jovens pesquisadores sobre os aspectos éticos requeridos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos e de integridade científica. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida baseando-se na abordagem metodológica para a criação de produtos educacionais, a qual demandou a realização de cinco etapas: definição do objetivo geral do curso, o levantamento das necessidades de aprendizagem dos estudantes e pesquisadores, elaboração do conteúdo e estruturação do curso, testagem e, por último, a revisão do curso. A etapa de levantamento evidenciou que as principais necessidades de aprendizagem de estudantes e professores, em relação aos temas da ética na pesquisa envolvendo seres humanos e de integridade científica, são: resoluções que normatizam as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, o Sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisas (CEP) e o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e plágio. Na etapa de teste, o curso foi avaliado quanto à sua estrutura, conteúdo e aplicabilidade por estudantes do Ensino Médio, Campus Campo Grande, que participam dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, e por professores orientadores. Como resultado, tem-se que o curso foi validado em todos os itens avaliados, necessitando, no entanto, de ajuste em uma questão de fixação de conteúdo. Conclui- se que o produto educacional produzido foi considerado um recurso importante a ser utilizado, tanto pelo IFMS quanto por professores orientadores, como auxílio nos esclarecimentos dos aspectos éticos inerentes às pesquisas que envolvem seres humanos e de integridade científica de jovens pesquisadores, promovendo melhores condições para que estes possam realizar suas atividades científicas.Item Let Us Play: um proposta de formação continuada virtual para docentes de educação físicaReis, Caroline Rezende dos; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Correa, Anderson Martins, Santana, Hugo Alexandre de PaulaTendo em vista os benefícios da atividade física (AF) para saúde dos escolares e a contribuição da educação física (EF) escolar para o fomento à prática de AF, propomos a produção e implementação de um curso virtual – on-line, massivo e aberto (MOOC), de formação continuada para docentes de EF englobando a temática de AF e saúde, EF na educação profissional e tecnológica (EPT) e a estratégia LET US Play (LUP) – método que visa a maximizar a AF mediante a modificação de jogos e brincadeiras tradicionais a partir da identificação da presença de barreiras primárias à prática de AF. Para tanto, foi necessário inventariar as produções stricto sensu acerca da formação continuada de professores de EF e EF e saúde na escola; produzir o material do curso a partir da revisão de literatura dos temas abordados; organizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA); e testar a usabilidade do curso proposto. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, aplicamos questionário para caracterização dos participantes do curso (docentes de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS), denominados juízes, e um questionário para análise do curso a partir da crítica quanto à sua organização, conteúdo e relevância. A investigação foi guiada pela Análise de conteúdo e pelo índice de validação de conteúdo (IVC). A partir do levantamento dos trabalhos stricto sensu, percebemos que as pesquisas na área são incipientes. De acordo com a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, o curso demonstra potencial para fomentar a reflexão sobre suas práticas profissionais e a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, além de capacitá-los a aplicar os princípios LUP em suas aulas, sendo indicado um IVC de 0,94 para o quesito organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. O MOOC proposto funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada como ação de formação continuada para docentes de EF, a fim de maximizar a AF nas aulas de EF.Item Podcast sobre estágio supervisionado: uma proposta de orientação para estudantes da educação profissional técnica de nível médio integradoRaulino, Cíntia Grazielle de Souza; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Signor, Altevir, Sanavria, Claudio ZarateEsse trabalho realizou uma análise qualitativa do estágio desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - CampusCampo Grande, no Curso Técnico Integrado em Mecânica, partindo da perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo e no ensino integrado como superação da dualidade teoria-prática. Para chegar à construção de uma orientação aos estagiários, foram entrevistados docentes e técnicos da área de mecânica visando identificar quais as perspectivas quanto ao estagiário e ao desenvolvimento do estágio. Os estudantes responderam um questionário para levantamento de dúvidas, experiências e expectativas. Também foram analisados relatórios de estágio e ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor. As informações obtidas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram a necessidade de orientar os estudantes quanto ao objetivo pedagógico do estágio, os comportamentos esperados no estagiário, as atividades que desempenharão e as formas de aproveitar a experiência de aprendizagem. Assim, foi desenvolvido uma série de Podcast, com o título: “Estágio Supervisionado: Informações importantes para quem irá iniciar o estágio”, proporcionando aos estudantes um direcionamento quanto aos aspectos elencados, indicando caminhos possíveis para o desenvolvimento do estágio curricular.Item Algebraticando na matemática: o jogo digital como um meio de motivação no ensino-aprendizado da álgebra no ensino médio integradoRodrigues, Luciane Machado; Caramit, Ricardo Pini; IFMS; Carmit, Ricardo Pini; Sanavria, Claudio Zarate; Jardim, Maria Ines de AffonsecaOs espaços escolares vêm sofrendo mudanças e o avanço das tecnologias digitais na educação tem se mostrado essencial na modernização das aulas e na forma de aprendizagem. As tecnologias digitais configuram como uma ferramenta interativa que pode contribuir no ensino e o uso de jogos digitais nas aulas pode aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. A investigação surge da necessidade de um ambiente lúdico e motivacional nas aulas de matemática. Esta pesquisa, que está inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, buscou como objetivo geral avaliar a motivação dos estudantes provocada pelo uso do jogo digital desenvolvido para o ensino de álgebra na matemática. A pesquisa teve como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e a natureza descritiva, e foi realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Os dados foram obtidos por meio de questionário demográfico, do questionário de avaliação (baseado no modelo de motivação ARCS) e da observação, realizados nas turmas do 1º e 2º semestres do Curso Técnico em Informática na modalidade Ensino Médio Integrado. Os resultados apontaram uma elevada porcentagem de concordância nas quatro categorias de ARCS, mostrando que os estudantes estavam comprometidos, motivados e interessados em realizar a aula com o jogo digital. Os objetivos foram alcançados e os resultados verificados foram satisfatórios, indicando que é possível utilizar o jogo digital como ferramenta motivadora no ensino. Esperamos que este trabalho possa servir no futuro como uma ferramenta de apoio motivacional durante as aulas de matemática na disciplina de álgebra.Item De bacharéis a docentes: uma proposta de formação de docentes para a educação profissional e tecnológica do Senai - MSGiacomeli, Maise Rodrigues Sá; Corrêa, Anderson Martins; IFMSEsta dissertação de mestrado está vinculada a área de concentração: Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a linha de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e ao grupo de pesquisa: Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica - CIEPT. Descrevemos uma pesquisa qualitativa com o olhar voltado ao cenário da identidade, saberes e fazeres dos bacharéis, sem formação pedagógica, que atuam na docência de Cursos Técnicos de Nível Médio, de quatro Unidades de Ensino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul - DR/MS. Neste contexto, a investigação, a que se reporta este estudo, teve como finalidade desenvolver um Produto Educacional, na forma de uma formação continuada, para docentes bacharéis, que atuam na Unidade Curricular Projeto Integrador dos Cursos Técnicos de Nível Médio, tendo como concepção a formação integrada com especial foco na melhoria da prática docente. Metodologicamente, o estudo apresenta proximidade às características da pesquisa-ação, organizado nas fases exploratória, principal, ação e avaliação. Foram utilizadas tecnologias digitais e de comunicação, a fim de se estabelecer as conexões e participação dos pesquisados e cursistas, na formação continuada, sendo a coleta e tratamento dos dados feita mediante técnicas/instrumentos de análise documental, questionários online e registros coletados ao longo da formação. A análise dados nos revelou que: (i) os docentes são selecionados e contratados mediante Aviso de Processo Seletivo - APS, sendo em sua maioria em regime de trabalho horista; ii) a maioria dos docentes bacharéis possuem um elevado nível de formação acadêmica, porém sem formação pedagógica e, 50% deles estão iniciando a atuação na docência, no SENAI; (iii) o SENAI possui um Programa de Formação Continuada, porém o quantitativo de participantes do DR/MS, nos cursos ofertados, é baixo; (iv) a atuação com Projetos Integradores ainda é um desafio aos docentes por requerer uma prática que tenha como base o currículo integrado, a interdisciplinaridade e atuação conjunta entre os pares. Os resultados encontrados, quanto à percepção dos docentes sobre a EPT, indicaram que há desconhecimento dos princípios e fundamentos que a regem, prevalecendo ainda uma visão de formação para o mercado de trabalho em detrimento a uma formação omnilateral, reforçando a importância da formação pedagógica com vistas à integração entre teoria e prática e ao desenvolvimento de ações que promovam o planejamento integrado. Ressalta-se nos dados da pesquisa, que a instituição, mesmo diante de um histórico caracterizado por um ensino tecnicista, está em um momento propício para que se discuta e proponha um trabalho com vistas à formação integral. Desta forma, construiu-se junto aos participantes uma possibilidade de formação continuada para docentes/ bacharéis do SENAI - MS, o material produzido ao longo da pesquisa está disponibilizado como roteiro de formação de docentes para a realização em outros grupos/ instituições.Item Guia orientativo enquanto ferramenta para auxiliar estudantes na compreensão dos editais de assistência estudantil do IFMSSilva, Carmem Betty Batista da; Mont'Alvão Júnior, Arnaldo Pinheiro; IFMS; Corrêa, Anderson Martins, Mont'Alvão Junior, Arnaldo Pinheiro, Silva Maria Socorro Ferreira daEsse trabalho teve como objetivo analisar a seleção da assistência estudantil por meio do estudo de editais desenvolvidos pelo IFMS, visando entender qual é a dificuldade para a habilitação no programa. O trabalho seguiu a abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo, fundamentando-se nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Para o alcance do objetivo, além do estudo dos editais dos anos de 2018 e 2019, foi aplicado um questionário semiestruturado, via Google Forms aos estudantes participantes da seleção nesses anos e às Assistentes Sociais, responsáveis pela seleção do IFMS. Na leitura dos resultados, verificou-se que grande parte dos estudantes, que tiveram sua inscrição indeferida, foi pela não apresentação correta da documentação exigida em item de edital. A maioria deles não lê o edital na íntegra, e o considera complexo e burocrático, não entendendo, por muitas vezes o que é exigido na comprovação documental da vulnerabilidade econômica. Já as Assistentes Sociais relatam que o item documentação é difícil de ser compreendido pelos estudantes e classificam como a principal consequência do indeferimento da inscrição no processo. Com isso, foi elaborado um guia orientativo referente ao item do edital ‘documentação’, visando auxiliar os estudantes a entender na compreensão das exigências editalícias. A intenção é disponibilizar esse produto Educacional (Guia) como suporte ao edital, nas próximas seleções.Item Orientação profissional: uma proposta para estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médioTeodoro, Vanessa; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Lopes Junior, Djahyr, Paes, Paulo Cesar DuarteA conclusão do Ensino Médio é, para muitos jovens, um momento marcado por tensões geradas pelas incertezas e expectativas frente às próximas etapas de suas vidas profissionais. Nesse contexto, os concluintes do Ensino Médio nos Institutos Federais de Educação têm, no curso técnico integrado, um diferencial sobre os demais jovens que vivenciam a transição para o mundo do trabalho. Porém, essa especificidade assume valores díspares a depender do modo como configuraram as trajetórias de vidas de cada um, as personalidades, os contextos sociais etc. Para preencher certas lacunas no preparo para o mundo do trabalho, algumas instituições educacionais oferecem orientação profissional. Contudo, um levantamento bibliográfico sobre orientação profissional no Brasil apontou uma insuficiência de literatura com foco na ressignificação de valores e na ampliação da consciência. Assim como há poucas referências direcionadas para a formação técnica integrada. Sendo assim, restou a dúvida: se haveria uma forma de oferecer orientação profissional no decorrer de um curso técnico integrado ao Ensino Médio que apresentasse, além de possibilidades laborais, condições sociais, históricas, individuais e coletivas para estruturar as escolhas profissionais, tornando o estudante mais consciente de suas decisões futuras. A proposta para responder tal problema partiu de um referencial teórico baseado nas investigações de Vigotski sobre o desenvolvimento psicológico. Adotou-se, para tanto, uma metodologia de pesquisa qualitativa pautada na observação de indícios que conduziram à elaboração de uma Oficina de Orientação Profissional em formato online. Foram criados quatro módulos para viabilizar o autoconhecimento, a exploração de variadas configurações do mundo do trabalho e o significado adquirido pela formação técnica dentro dos interesses pessoais dos participantes. A análise dos resultados se concentrou na verificação da eficiência de cada módulo no atendimento ao que preconiza a teoria que embasou a pesquisa pautando-se em minúcias e indícios de internalização propostos pelo método da Análise Microgenética. Também se utilizou da observação de duas nuvens de palavras, elaboradas no início e no fim da oficina, pela definição dos participantes quanto ao mundo do trabalho e futuro profissional. A aplicação da oficina (produto educacional) aconteceu entre os meses de outubro e novembro do ano de 2020, momento de pandemia da COVID-19, com quinze inscritos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), dos quais quatro realizaram acima de noventa por cento das atividades propostas. Os resultados deram conta de que as hipóteses de inseguranças, receios e dúvidas levantadas na fase exploratória se confirmaram nas respostas ofertadas nos questionários socioculturais. Por outro lado, as últimas nuvens de palavras realizadas pelos concluintes indicaram que houve a internalização de conceitos tratados nas atividades, pois remetem a conceitos e experiências que surgiram durante as atividades. Sendo assim, demonstrou-se válido o formato proposto para a ampliação da consciência dos participantes, pois os dados analisados sugerem que estes jovens internalizaram boa parte do que experienciaram na oficina. O roteiro de atividades decorrentes deste estudo configura-se como um produto educacional que poderá ser replicado com as adaptações necessárias dentro de cada contexto.Item Desenvolvimento de um aplicativo educacional para visita técnica: uma proposta para aplicação no ensino médio integradoDutra, Elizandra Pequeno; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Sanavria, Claudio Zarate, Souza, Aloisio Henrique Pereira deOs Institutos Federais têm como objetivo ofertar Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando os indivíduos para atuação profissional nos diversos setores da economia. O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades de ensino oferecidas nestas instituições, que utilizam diversas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas, está a realização de visitas técnicas, que oportunizam aos estudantes aliar a teoria com a prática, permitindo uma experiência direta com o mundo do trabalho, além de contribuir com a complementação didático pedagógica das disciplinas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promover a realização de visitas técnicas no EMI avaliando assim a percepção dos docentes sobre a realização de visita técnica nos cursos integrados de nível técnico, desenvolvendo um aplicativo educacional para auxiliar em todas as fases da promoção, organização e realização destas visitas sendo que, a da validação deste produto educacional ocorreu com os docentes da instituição. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu as seguintes etapas: levantamentos bibliográficos; buscas e leituras não sistemáticas de publicações sobre temas ligados ao desenvolvimento de aplicativos e a realização de visitas técnicas no EMI; percepção dos docentes; aplicação de um questionário em docentes para analisar suas concepções em relação à visita técnica como recurso pedagógico; desenvolvimento do aplicativo educacional descrevendo detalhes sobre a escolha e desenvolvimento do software informativo, bem como a interação estudante /professor /estudante, fornecendo uma lista de empresa/instituição disponíveis para a visitação e a análise do questionário aplicado aos docentes após a utilização do aplicativo. De modo geral, a aplicação do questionário apontou que os docentes compreendem a importância da visita técnica como recurso metodológico, todavia, houve relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa. Todos os docentes que responderam ao questionário relataram que um aplicativo educacional poderia auxiliar na organização e realização de uma visita técnica. Em relação ao aplicativo desenvolvido e aplicado, em razão da pandemia causada pelo vírus Covid-19, houve um prejuízo em relação a sua utilização em uma visita real. Porém, a testagem realizada apontou que o aplicativo é interessante e possui funcionalidades que facilitam a execução das visitas técnicas.Item Luz, câmera e animação: stop motion na iniciação científicaRohr, Ester; Teles, Danilo Ribeiro de Sá; IFMS; Sá Teles, Danilo Ribeiro de, Sanavria, Claudio Zarate, Paes, Paulo Cesar Duarte, Chaves, Geovano MoreiraDesenvolvemos este trabalho com o intuito de investigar as possíveis contribuições e contradições da conexão entre arte e ciência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), possibilitadas por meio de um curso de animação em stop motion, com vistas à aproximação dos cursistas aos preceitos da iniciação científica e da produção artística numa perspectiva humano-sensível-emancipadora. De abordagem qualitativa, aplicada e com objetivo exploratório, a pesquisa teve como base epistemológica o materialismo histórico dialético, de modo que partimos da realidade material, elevando-a ao abstrato para estudá-la na tentativa de compreendê-la em sua totalidade, e voltamos a essa mesma realidade concreta, agora com possibilidade de transformá-la. Quanto aos procedimentos, partimos da pesquisa bibliográfica do referencial teórico das bases conceituais da EPT e sua proposta de ensino, integrando as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, e do pressuposto de que a arte e a ciência são formas distintas de objetivações humanas da mesma realidade, sendo, portanto, produtoras de conhecimento. Ancorados na pedagogia histórico-crítica, desenvolvemos a investigação junto aos jovens estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ao ofertar um curso de animação com o objetivo de estudar as relações entre trabalho, ciência e arte na perspectiva da EPT, a fim de estimular os participantes a produzirem uma animação em stop motion, sendo esta uma produção estética representando sua percepção subjetiva sobre a pesquisa científica e suas implicações sociais. Os resultados obtidos apontam que o curso proposto possibilitou a ampliação da percepção dos estudantes acerca da ciência e da arte, promovendo um entendimento mais contextualizado dos temas tratados ao perceberem as relações que estabelecem com os sujeitos e as estruturas sociais. Além disso, percebemos que o interesse pela iniciação científica pode ter sido instigado e acentuado com a participação no curso, contribuindo no desenvolvimento da autonomia criadora. A metodologia didática da pedagogia histórico-crítica mostrou-se pertinente e possibilitou uma abordagem contextualizada, articulando os conteúdos com a realidade dos cursistas e estimulando-os a refletir sobre a sua prática social. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para o debate científico em torno da integração/contradição entre a arte e a ciência, principalmente na tentativa de evidenciar a importância da arte como conhecimento em uma proposta educativa voltada à formação omnilateral do sujeito e que o produto educacional apresentado possa trazer relevantes contribuições para práticas educativas em EPT, integrando arte e ciência, com o intuito de ampliar as oportunidades de acesso às informações sobre o método científico de pesquisa e possibilitar a expansão das formas de expressão dos estudantes do ensino médio integrado.