Pós-Graduação Stricto Sensu
URI Permanente para esta coleçãohttp://10.1.1.113/handle/123456789/277
Coleção destinada aos Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas ProfEPT e ProfNIT
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Navegando Pós-Graduação Stricto Sensu por Autor "Baldo, Aline Karen"
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Item Inventário de práticas de estudos para adolescentes no ensino médio integrado (IPEA-EMI): manual de aplicação, apuração e interpretaçãoBaldo, Aline KarenEste Manual trata-se de um Produto Educacional, desenvolvido a partir da Pesquisa de Mestrado “Inventário de Práticas de Estudos para Adolescentes no Ensino Médio Integrado e seus efeitos para Psicologia Escolar no IFSP” apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Este trabalho de pesquisa teve a finalidade de contribuir com a atuação da Psicologia Escolar no contexto da Educação Profissional de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), tendo como referência a concepção de ensino médio integrado e a educação dialógica. O percurso escolhido para essa contribuição foi no âmbito da avaliação psicológica, em especial da psicometria, com a construção de um instrumento de avaliação, o Inventário de Práticas de Estudos para Adolescentes no Ensino Médio Integrado (IPEA-EMI), que aborda os principais fatores relacionados ao comportamento de estudar nessa modalidade de ensino. Deste modo, este manual aborda a fundamentação teórica que embasou a construção IPEA-EMI, ou seja, apresenta as principais referências que nortearam a conceituação e caracterização das práticas de estudos no Ensino Médio Integrado, sob a perspectiva de educação integral e dialógica e da psicologia como estudo das interações. Além disso, apresenta a caraterização deste instrumento, sua padronização, especialmente quanto a sua aplicação e correção, e também os estudos realizados acerca de evidências de validade, precisão e normatização.