Pós-Graduação Stricto Sensu
URI Permanente para esta coleçãohttp://10.1.1.113/handle/123456789/277
Coleção destinada aos Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas ProfEPT e ProfNIT
Navegar
Submissões Recentes
Item Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneosMarin, Glaucia Rosely BarbosaO estudo apresenta uma sequência didática aplicada a alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, visando uma aprendizagem significativa dos sistemas sanguíneos em Genética. A abordagem utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e propõe estratégias dinâmicas e interdisciplinares para tornar os estudantes protagonistas do próprio aprendizado. O material didático, desenvolvido e testado em sala de aula, não é um modelo fixo, mas uma sugestão flexível de atividades que podem ser adaptadas conforme a realidade educacional. O objetivo principal é incentivar práticas que relacionem novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos, promovendo autonomia, engajamento e reflexão.Item Diálogos entre ensino, pesquisa e extensão: coordenações de cursosOliveira, Joanne Romão deEste ebook "Diálogos entre ensino, pesquisa e extensão: coordenações de cursos" é fruto de uma pesquisa no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS. Trata-se de um recurso para aqueles que buscam compreender e aplicar estratégias no campo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este livro traz teorias e conceitos por meio de uma abordagem prática e aplicável, baseada em experiências reais e em evidências científicas. Inicialmente você encontrará um breve embasamento que sustenta a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, contextualizando-a dentro do cenário da Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida apresentamos um conjunto de estratégias e boas práticas para que as coordenações de curso possam promover a integração de forma eficaz, adaptáveis às peculiaridades e às necessidades do contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, apresentamos experiências inspiradoras com estudos de caso no IFMS de projetos que adotaram práticas integradoras bem-sucedidas, demonstrando os benefícios e impactos positivos dessa abordagem. Em suma, este ebook incentiva uma reflexão e inspira a ação. Ele foi concebido aos coordenadores de cursos com o objetivo de oferecer conteúdo aos educadores, gestores e todos os interessados no processo de melhoria da educação. Desejamos uma excelente jornada de leitura, aprendizado e descobertas!Item Sequencia didática de introdução a Educação Financeira para estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino MédioLima, Inêz Rozana deEste produto educacional é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS CAMPO GRANDE DO IFMS: DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS À VISÃO DE FUTURO”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS, Campus Campo Grande. Este material oferece uma sequência didática dinâmica para ensinar educação financeira aos estudantes do ensino médio integrado. Composta por três planos de aula, slides editáveis e sugestão de vídeos, a sequência propõe atividades práticas e teorias que abordam questões financeiras do dia a dia, como consumo, orçamento pessoal, endividamento e investimentos. A proposta é flexível, podendo ser adaptada para diferentes contextos e formatos, e busca estimular uma mudança de comportamento em relação à gestão financeira. O objetivo é proporcionar ao professor ferramentas para uma prática educativa eficaz, baseada na problematização e na reflexão crítica. As atividades permitem que os alunos apliquem os conceitos financeiros em situações reais, promovendo autonomia financeira e o desenvolvimento de uma visão crítica e ética sobre o dinheiro. O material é uma oportunidade de transformar a compreensão dos alunos sobre finanças, ajudando-os a enfrentar os desafios financeiros de forma mais consciente e equilibrada. Diante do cenário atual de endividamento crescente no Brasil, a educação financeira se torna essencial para preparar os jovens para tomar decisões informadas, promovendo um futuro mais seguro e sustentável financeiramente. Este produto é uma ferramenta valiosa para professores que desejam implementar uma abordagem prática e transformadora em suas aulas.Item Alimentação nas grandes navegações: uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos baseada na pedagogia histórico-críticaMoraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes deO documento trata de uma Proposta Didática que integra as disciplinas de História e Conservação de Alimentos no Ensino Médio Integrado (EMI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ele explora a relação entre alimentação e história, analisando como os métodos de conservação de alimentos influenciaram sociedades ao longo do tempo, com destaque para a Expansão Marítima Europeia e as Grandes Navegações. A proposta busca proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla da historicidade dos alimentos e seus impactos sociais, culturais e econômicos.Item ProfCAC-MAES: comunidade de aprendizagem colaborativa entre professoresSouza, Paula Renata Cameschi deEste documento desenvolvido pela Paula Renata Cameschi de Souza sob a orientação da Prof. Dr.Azenaide Abreu Soares Vieira tem como Objetivo formar professores-pesquisadores da própria atuação na escola na perspectiva da teoria histórico-crítica para que assumam o trabalho como princípio educativo.Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica do BrasilMoraes, Atila Alixandre deO curso de extensão aborda a Aplicação de uma Oficina Pedagógica sobre as Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais. A oficina tem o objetivo de apresentar à comunidade externa os fundamentos e legislações que orientam a EPT, especialmente o Decreto n. 5.154/2004. A proposta se baseia em metodologias ativas e práticas dialógicas, promovendo não apenas a compreensão da EPT no Brasil, mas também a reflexão sobre práticas educativas que favorecem a formação integral. O modelo pode ser replicado por instituições e docentes para abordar diversos temas, incentivando aprendizagem por pares e interação.Item Teorização: trilha de ensino integrado para a formação continuada de professoresAlmeida, Laressa Cintra deEste produto educacional desenvolvido por Laressa Cintra de Almeida sob orientação da Prof. Dr. Azenaide Abreu Soares é uma alternativa educacional que busca situar os conhecimentos dentro de uma formação geral mais consistente. O objetivo é destacar a importância das dimnesões históricas, sociais e políticas do conhecimento, tornando o processo mais rico e significativo. Essa trilha formativa é flexível, podendo ser adaptada a diferentes contextos de ensino, desde que mantenha o foco na abordagem integrada.Item Sequência didática interativa com recursos da web 2.0: era Vargas (1930-1945)Caetano, Willyan da SilvaO documento intitulado "Sequência Didática Interativa com Recursos da Web 2.0 - Era Vargas (1930-1945)" foi elaborado por Willyan da Silva Caetano, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Zarate Sanavria. O material apresenta uma sequência didática interativa destinada ao ensino da Era Vargas (1930-1945) no Ensino Médio, utilizando recursos da Web 2.0. O objetivo é promover a compreensão crítica das transformações sociais, políticas e econômicas do período, com destaque para a legislação trabalhista, a luta de classes e a desigualdade social, abordando temas como a seca nordestina e o trabalhismo. A proposta inclui atividades interativas, análises de fontes históricas (textos, filmes e obras de arte), discussões em grupo e questões do ENEM relacionadas ao tema.Item Respeitando as diferenças: guia para acolhimento de estudantes LGBTQIA+ na educação profissional e tecnológicaHatsumura, MitsukoO guia interativo foi desenvolvido para promover a inclusão de estudantes LGBTQIA+ no IFSP-PEP, fornecendo informações sobre os conceitos e diferenças de gênero e sexualidade, com o intuito de apoiar o acolhimento dessas/es estudantes em diversos espaços, para contribuir com a conscientização e fomentar o respeito à diversidade tanto no ambiente educacional quanto na sociedade em geral. A elaboração do guia foi justificada pela necessidade indicada pelas/os participantes da pesquisa de um acolhimento mais eficaz das/os estudantes LGBTQIA+. Seu designer traz recursos visuais como ícones, figuras, imagens, além de informações textuais. Ele também contém links 8 que remetem a pessoa a outras páginas referentes ao conteúdo abordado, facilitando o acesso a mais informações.Item Sistema de medição de desempenho do IFMakerBarbosa, Diego Henrique OliveiraO documento de Diego Henrique Oliveira Barbosa, orientado pelo Prof. Dr. Dejahyr Lopes Junior, apresenta um produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS. O estudo propõe um sistema de medição de desempenho para os laboratórios IFMAKER, que são espaços de prototipagem e inovação do IFMS, inspirados no modelo Fab Lab do MIT. O sistema avalia as unidades do IFMAKER em cinco dimensões: estrutura, corpo técnico, projetos, compartilhamento e empreendedorismo, utilizando indicadores para mensurar seu impacto e eficiência.Item Debates em uma perpectiva agroecológicaEste produto educacional desenvolvido por Lucival Bento Paulino Filho baseado em um estudo de caso com alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo e na análise de pesquisas finalistas da Feira de Tecnologias de MS. Sob orientação do Prof. Dr. Danilo Ribeiro de Sá Teles, a pesquisa destacou a importância da agroecologia diante da hegemonia do agronegócio. O material busca integrar educação profissional e tecnológica aos saberes do mundo do trabalho, promovendo uma formação crítica e interdisciplinar. Mais do que uma solução definitiva, o guia incentiva debates e transformações na educação agrícola, considerando seus impactos educacionais, políticos e sociais.Item Conhecendo a extensãoSá, Lindayane dos Santos Amorim deO Produto Educacional consiste em um material instrucional em formato de animação, criado para tornar acessíveis os conceitos, procedimentos e critérios das atividades de extensão no IFMS. Baseado na legislação vigente e em documentos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o material visa facilitar a compreensão e implementação dessas ações na Educação Profissional e Tecnológica.V A animação "Conhecendo a Extensão" busca orientar os estudantes sobre a importância da extensão para sua formação e transformação social. Esse produto integra a dissertação de mestrado "Atividades e Ações de Extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxito dos estudantes", no âmbito do ProfEPT/IFMS.Item Manu: manual de auxílio estudantilAntunes, Keila Cristina PinheiroDenominado com “MANU: Manual de Auxílio Estudantil”, este material é um Produto Educacional pertencente à pesquisa intitulada “Programa de Assistência Estudantil e a sua Materialização no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: Uma proposta de produto educacional voltado aos estudantes do Ensino Médio Integrado”. Segundo Jorge (2003, s./p.), o manual escolar permite contribuir com a autonomia do educando, de forma que “o estudante reconhecerá no manual a tal ferramenta de que necessita para se apoiar, na sua preparação individual”. Nessa perspectiva, este Produto Educacional visa apresentar informações e orientações referentes ao Programa de Assistência Estudantil (PAES).Item Formação continuada com enfoque colaborativo - ensino médio integrado: conceitos, princípios e práticasSouza, Aline Christiane OliveiraO documento "Formação Continuada com Enfoque Colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas", desenvolvido por Aline Christiane Oliveira Souza e orientado por Claudio Zarate Sanavria, é um material inovador voltado para a formação continuada de professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Validado em fevereiro de 2021 pelo IFMS, ele apresenta estratégias para integrar o ensino médio à educação profissional, promovendo uma abordagem politécnica e omnilateral. Destaques do conteúdo: Roteiros detalhados para encontros online Metodologias e atividades práticas Integração entre ciência, trabalho, cultura e tecnologia, Ênfase na colaboração e interdisciplinaridade. Se você busca aprimorar sua prática docente com um olhar inovador e colaborativo, este documento é essencial.Item Estágio Supervisionado: informações importantes para quem irá iniciar o estágioRaulino, Cíntia Grazielle de SouzaEsse trabalho realizou uma análise qualitativa do estágio desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande, no Curso Técnico Integrado em Mecânica, partindo da perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo e no ensino integrado como superação da dualidade teoria-prática. Para chegar à construção de uma orientação aos estagiários, foram entrevistados docentes e técnicos da área de mecânica visando identificar quais as perspectivas quanto ao estagiário e ao desenvolvimento do estágio. Os estudantes responderam um questionário para levantamento de dúvidas, experiências e expectativas. Também foram analisados relatórios de estágio e ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor. As informações obtidas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram a necessidade de orientar os estudantes quanto ao objetivo pedagógico do estágio, os comportamentos esperados no estagiário, as atividades que desempenharão e as formas de aproveitar a experiência de aprendizagem. Assim, foi desenvolvido uma série de Podcast, com o título: “Estágio Supervisionado: Informações importantes para quem irá iniciar o estágio”, proporcionando aos estudantes um direcionamento quanto aos aspectos elencados, indicando caminhos possíveis para o desenvolvimento do estágio curricular.Item Algebraticando na matemáticaRodrigues, Luciane MachadoO jogo Algebraticando na Matemática tem como objetivo motivar o aluno por meio de desafios de conteúdos de Álgebra e poderá ser utilizado nas aulas de matemática, podendo contribuir e despertar a motivação na área em questão. O guia disponibiliza o link do jogo e orienta o seu passo a passo. Espera-se que este conteúdo sirva de apoio para as atividades pedagógicas e que traga um bom aprendizado ao aluno.Item Transversalidade na jornada sustentável: energia, desenvolvimento e políticas integradasBenites, CleiceTrata-se de uma sequência didática pautada na abordagem transversal e nos princípios da formação integral e ensino integrado, com a finalidade de promover a integração de conhecimentos curriculares e a transversalidade de recursos promotores do desenvolvimento psicossocial e, por conseguinte, de habilidades vinculadas às dimensões ideológicas e interpessoais dos estudantesItem Ética e integridade na pesquisa: um curso online para jovens pesquisadoresAlves Júnior, Ivan JoséO curso “Ética e Integridade na pesquisa” é um produto educacional (produto técnico tecnológico) que foi desenvolvido pelo estudante Ivan José Alves Júnior, com a orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O objetivo geral do curso é fornecer conhecimentos básicos que possam auxiliar os jovens pesquisadores em suas atividades de pesquisa científica envolvendo seres humanos, bem como no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos em acordo com os princípios da integridade científica. O curso está disponível na Plataforma de Cursos Livres do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul. Acesse o documento para maiores informações.Item Projeto integrador na EPT: uma proposta de formação de docentes para a educação profissional e tecnológicaGiacomeli, Maise Rodrigues Sá"Formação de Docentes: Projeto Integrador na EPT" é um produto educacional, organizado em material digital, vinculado à dissertação "De Bacharéis a Docentes: uma proposta de formação aos docentes da educação profissional do SENAI - MS", resultante da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS.Item Let Us Play: maximização da atividade física na educação física escolarReis, Caroline Rezende dosO MOOC denominado "LET US Play: maximização da atividade física na educação física escolar" é um produto técnico e tecnológico originado do processo investigativo desenvolvido por Caroline Rezende dos Reis, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O curso tem como objetivo fomentar a reflexão acerca da disciplina de Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica, com foco na promoção e manutenção da saúde dos estudantes por meio da potencialização da atividade física pela aplicação dos princípios e estratégias LET US Play. A estratégia LET US Play foi projetada para ser uma ferramenta reflexiva para identificação de barreiras primárias para a prática de atividade física. A utilização da estratégia LET US Play é simples. Basta observar o comportamento da turma, os equipamentos e espaços disponíveis, as regras das atividades a serem desenvolvidas, e modificá-los, a fim de aumentar o nível de atividade física dos estudantes durante a prática. Ao final do curso esperamos que os cursistas sejam capazes de refletir sobre suas práticas profissionais, bem como sobre a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, e possam lançar mão da estratégia LET US Play como uma ferramenta para identificação e modificação das barreiras primárias para a prática de atividade física durante as aulas de Educação Física escolar.