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Navegando por Autor "Azevedo, Euricleia de Souza"

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    Feira de Ciências: Uma Investigação do Processo de Avaliação
    Azevedo, Euricleia de Souza; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Lopes Junior, Dejahyr, Sa Teles, Danilo Ribeiro de, Dorsa, Arlinda Cantero
    Os Institutos Federais oferecem educação profissional na perspectiva de formação integral que reconheça o estudante em todas suas dimensões, habilitando-o a participar ativamente como agente transformador, tendo o trabalho por princípio educativo e a ciência como princípio pedagógico. Nesse contexto, assumimos as Feiras de Ciências como importantes espaços sociais, científicos e culturais. Tendo em vista a importante relação entre a proposta de formação assumida pelos Institutos Federais e as Feiras de Ciências, uma vez que estas contribuem para o alcance daquela, esta pesquisa buscou identificar a percepção dos envolvidos na Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) sobre a finalidade do evento, que é voltado à educação básica, do ensino fundamental II ao médio. A investigação qualitativa acerca do processo de avaliação presencial dos trabalhos na Fecintec apontou as principais fragilidades e potencialidades sobre o processo de avaliação na Feira e reforçou, ainda, as múltiplas contribuições que o evento oferece aos estudantes e instituições escolares, estimulando o desenvolvimento de pesquisas desde o ensino fundamental e ampliando a alfabetização científica nas escolas. Os dados obtidos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Os resultados corroboram a importância da Fecintec enquanto espaço social, científico e cultural, assim como sua contribuição para educação científica no ensino básico. Todavia, demonstram a necessidade de formação para os avaliadores e adequação do espaço físico. Ficou evidente que o modelo de avaliação adotado na Fecintec é característico de exame, sendo classificatório, seletivo e excludente, em descompasso com a proposta de formação dos Institutos Federais.
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    Ficha de Avaliação de Trabalhos Científicos/Tecnológicos em Feiras de Ciências
    Azevedo, Euricleia de Souza
    Este trabalho é parte da dissertação intitulada “FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial para obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Uma característica dos Programas de Pós-graduação Profissionais é a exigência da elaboração de um produto educacional. Resultante da pesquisa desenvolvida, tal produto precisa ser aplicado em contexto real para fins de avaliação na expectativa de contribuir na melhoria da educação básica (RIZZATTI et al, 2020). Os Institutos Federais tem como perspectiva a formação integral, propondo uma educação orientada por princípios que objetivam oportunizar a superação do modelo de produção vigente, conformado ao atendimento específico das demandas do mercado. No propósito de colaborar para o aperfeiçoamento da etapa de avaliação presencial da FECINTEC, buscando aproximá-la da proposta institucional, elaboramos esta FICHA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO/TECNOLÓGICO EM FEIRAS DE CIÊNCIAS. Considerando que, no contexto das Feiras, avaliar não se restringe à relação estudante e avaliador, mas se estende à instituição, entendemos que uma avaliação que convirja para a formação transformadora deve contemplar elementos que viabilizem ao estudante a oportunidade do diálogo com o avaliador e da reflexão acerca da sua pesquisa e a relação desta com a sociedade e o meio ambiente, ao mesmo tempo em que estimula o avaliador refletir a prática de avaliar na FECINTEC.
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