Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Repositório Institucional IFMSInstituto Federal de Mato Grosso do Sul
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Baldo, Aline Karen"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inventário de práticas de estudos para adolescentes no ensino médio integrado (IPEA-EMI): manual de aplicação, apuração e interpretação
    Baldo, Aline Karen
    Este Manual trata-se de um Produto Educacional, desenvolvido a partir da Pesquisa de Mestrado “Inventário de Práticas de Estudos para Adolescentes no Ensino Médio Integrado e seus efeitos para Psicologia Escolar no IFSP” apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Este trabalho de pesquisa teve a finalidade de contribuir com a atuação da Psicologia Escolar no contexto da Educação Profissional de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), tendo como referência a concepção de ensino médio integrado e a educação dialógica. O percurso escolhido para essa contribuição foi no âmbito da avaliação psicológica, em especial da psicometria, com a construção de um instrumento de avaliação, o Inventário de Práticas de Estudos para Adolescentes no Ensino Médio Integrado (IPEA-EMI), que aborda os principais fatores relacionados ao comportamento de estudar nessa modalidade de ensino. Deste modo, este manual aborda a fundamentação teórica que embasou a construção IPEA-EMI, ou seja, apresenta as principais referências que nortearam a conceituação e caracterização das práticas de estudos no Ensino Médio Integrado, sob a perspectiva de educação integral e dialógica e da psicologia como estudo das interações. Além disso, apresenta a caraterização deste instrumento, sua padronização, especialmente quanto a sua aplicação e correção, e também os estudos realizados acerca de evidências de validade, precisão e normatização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Inventário de práticas de estudos para adolescentes no ensino médio integrado e seus efeitos para a psicologia escolar no IFSP
    Baldo, Aline Karen; Maciel, Gesilane de Oliveira; IFMS; Maciel, Gesilane de Oliveira, Silveira, Jucimara Zacarias Martins
    A pesquisa teve como contexto o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), e voltou-se para a atuação de psicólogos(as) escolares inseridos(as) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Considera-se que esses profissionais desempenham um trabalho muito relevante, porém enfrentam um excesso de demandas e uma carência de instrumentos psicológicos efetivos para o contexto da EPT. Este trabalho pretendeu colaborar com a prática desses profissionais, e teve como objetivo geral analisar se a construção de um instrumento psicológico informatizado acerca das práticas de estudos no ensino médio integrado (EMI) pode colaborar com a atuação da psicologia escolar na educação profissional no IFSP. E como objetivos específicos: a. descrever as práticas de estudos, à luz da educação dialógica e da concepção do EMI; b. construir um instrumento, com evidências de validade, para avaliar as práticas de estudos no EMI; c. verificar quais fatores relacionados à utilização do instrumento podem contribuir com a prática de psicólogos escolares no cotidiano da EPT. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, que resultou no produto educacional (PE) Inventário de Práticas de Estudos para Adolescentes no Ensino Médio Integrado (IPEA-EMI), um instrumento psicológico, construído a partir de referenciais nacionais e internacionais. Um levantamento bibliográfico embasou teoricamente o construto práticas de estudos e a construção dos itens desse inventário, os quais foram analisados por juízes especialistas, estudantes e psicólogos(as) do IFSP. O IPEA-EMI é um instrumento de autorrelato, em formato digital e online, com aplicação controlada e supervisionada, composto por 48 itens, divididos em quatro fatores correlacionados (histórico, biológico, social e físico), acompanhado do manual de aplicação, apuração e interpretação, que apresenta sua padronização e normatização. A pesquisa teve também como resultados os estudos acerca de evidências de validade e precisão, realizados a partir de aplicação piloto com 284 estudantes, que buscou garantir cientificidade ao instrumento. Estes estudos demonstraram evidências de validade favoráveis acerca do conteúdo dos itens, conceitualmente e empiricamente, e de sua estrutura interna (Análise Fatorial Confirmatória), considerada satisfatória e confiável, assim como sua precisão (Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald). A aplicação do PE ocorreu por meio de uma oficina, ofertada a 12 psicólogos(as) escolares do IFSP, na qual todos manifestaram interesse pela utilização do instrumento. Por fim, realizou-se um estudo acerca das consequências deste uso, envolvendo seis desses psicólogos, no qual identificou-se uma alta satisfação deste grupo com a utilização do IPEA-EMI, em todas as categorias analisadas. O manual foi considerado claro e adequado. O formato informatizado do instrumento foi considerado um facilitador, demonstrando-se efetivo para os processos avaliativos no âmbito escolar. Os relatos do grupo também indicaram que o uso do IPEA-EMI permite ampliar o conhecimento sobre os estudantes e suas práticas de estudos, possibilita o planejamento e monitoramento de ações/intervenções com esses estudantes, auxilia no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e amplia o conjunto de métodos e técnicas que orientam intervenções educativas. Sendo assim, os resultados indicaram que possivelmente este PE contribui com a prática de psicólogos(as) escolares no cotidiano da EPT.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki