Navegando por Autor "Brito, Caroline da Silva Campos"
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Item Manual de Auxilio aos Calouros dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino MedioBrito, Caroline da Silva CamposEsta cartilha visa auxiliar os estudantes ingressantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio a se adaptarem melhor no ambiente educacional. Tem como base a teoria de Vygotsky, para o qual a aprendizagem é um processo social em que o desenvolvimento acontece por meio da interação com outros indivíduos. A cartilha, ao oferecer orientações claras e estruturadas, fornece suporte para que os estudantes se envolvam em atividades colaborativas, interajam entre si e com o conteúdo, compartilhem conhecimento e se apoiem mutuamente. Essa cartilha tem o objetivo de trazer informações importantes sobre os diversos procedimentos acadêmicos que farão parte do dia a dia do estudante no IFMS, auxiliando-o em sua adaptação de maneira prática e tornando a sua interação com a instituição mais completa. É importante destacar que elaboramos este produto educacional de modo que possa ser replicado em outras instituições escolares e contextos educacionais com as devidas adequações consideradas necessárias.Item Uma cartilha explicativa para acolhimento e ambientação dos ingressantes no ensino técnico integrado ao ensino médio na perspectiva da permanência e êxito estudantilBrito, Caroline da Silva Campos; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Santos, Rosimeire Martins Regis dos, Maciel, Gesilane de Oliveira, De Mello, Dante Alighieri AlvesO ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é um grande passo na vida de muitos candidatos que se inscrevem no Processo Seletivo de Admissão. Muitos, porém, não sabem como é estruturado o sistema de ensino e desconhecem até mesmo a grade de disciplinas do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, o que pode interferir nas impressões iniciais e na permanência destes. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar quais aspectos devem ser de ampla compreensão pelos ingressantes, visando potencializar os índices de permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado no IFMS – Campus Campo Grande. Como referencial teórico de aprendizagem nos embasamos na Teoria histórico-cultural de Vygotsky, associada à metodologia de análise microgenética, aportes que nos subsidiaram em como indagar os participantes, como analisar as suas respostas durante os momentos interativos e como trabalhar a articulação destes elementos para a proposição de um produto educacional bem estruturado do ponto de vista pedagógico. No percurso metodológico que adotamos para esta pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, buscamos compreender quais são os aspectos fundamentais, institucionais e pedagógicos que são relevantes para a permanência e o êxito dos estudantes. Tal busca se deu por meio de uma bibliografia especializada, dos documentos e programas institucionais, da percepção de servidores que atuam diretamente com o público discente, bem como das impressões dos estudantes ingressantes. Aplicamos questionários para 80 estudantes ingressantes e para 30 servidores, com o propósito de investigar as expectativas e as necessidades. Alinhando-se aos objetivos do Programa, em especial, o de atuar na realidade pesquisada, transformando-a, desenvolvemos um produto educacional, no formato de cartilha digital, em linguagem de fácil entendimento, com informações que auxiliam para a compreensão das especificidades dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, bem como das potencialidades e possibilidades institucionais para este nível e modalidade de ensino da Educação Profissional e Tecnológica. Aplicamos a cartilha digital durante a Semana de Recepção aos Calouros no campus, para as turmas iniciantes do primeiro semestre de 2023 dos Cursos Técnicos em Administração, Informática, Eletrotécnica e Mecânica e servidores atuantes na ambientação e acolhimento. Após a aplicação do produto educacional entregamos questionários aos ingressantes e servidores, examinamos os resultados por meio do método da Análise Microgenética e identificamos as informações mais relevantes para a integração dos calouros. Os resultados demonstraram que a cartilha promoveu a compreensão sobre as oportunidades, recursos e informações disponíveis na instituição, permitindo auxiliar os estudantes nesse período de transição e adaptação.