Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cardoso, Luiz Roberto"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    História em quadrinhos: educação inclusiva – recursos e estratégias
    Cardoso, Luiz Roberto
    Este material foi criado com objetivo inovador, aplicável à estudante de baixa visão, em formato de uma cartilha de história em quadrinhos. A finalidade é de contribuir com os docentes na preparação das salas de aula e os laboratórios e deixá-los mais acolhedores para o aluno deficiente visual, como também proporcionar um certo conhecimento sobre o que é baixa visão, e de como trabalhar com aluno com esta deficiência, deixando definido que: o aluno precisa de um ambiente confortável, acolhedor, sem que precise forçar o resquício de visão que ainda possui, enfim, é ele quem diz se o ambiente está bom ou não. Assim, uma melhor participação deste aluno nas aulas e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Recursos e estratégias de aulas em laboratórios para estudantes com baixa visão na Educação Profissional e Tecnológica
    Cardoso, Luiz Roberto; Silva, André Luiz da Motta; IFMS; Silva, André Luiz da Motta; Silva, Alice Felisberto da; Teles Danilo Ribeiro de Sá
    O presente trabalho visa o estudo da política de inclusão para estudantes com necessidades educacionais específicas. Em especial, pretende-se desenvolver um recurso pedagógico para auxiliar os docentes do Campus Campo Grande, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que lecionam para estudantes com deficiência de baixa visão. Estes discentes, nas aulas de laboratórios, normalmente, ficam impossibilitados de alcançarem o máximo do seu desenvolvimento possível, devido ao fato de que estes laboratórios não estão adaptados para receberem este aluno por falta de recursos pedagógicos e tecnologias assistivas, portanto, não há um ambiente inclusivo. Para tanto buscar-se-á um aprofundamento na literatura existente, que ampara esse tipo de inclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica e análise documental, com a finalidade de melhorar a acessibilidade dos alunos de baixa visão nos ambientes dos laboratórios, como orientação aos docentes nas aulas práticas, e buscar estimulá-los a serem participativos nas aulas. Para isso, far-se-á uma busca nos documentos institucionais: Projeto Político Pedagógico (PPC) e o Regimento Interno do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específica (NAPNE) dos cinco Institutos Federais pesquisados, de como estão sendo ministradas as aulas de laboratórios e quais tecnologias assistivas e recursos pedagógicos estão sendo utilizados. Portanto, na prática de ensino da educação inclusiva, sendo o docente mediador da relação aluno-aprendizagem para educandos deficientes e não deficientes. Pensando nesta inclusão, o produto educacional é uma cartilha em forma de História em Quadrinhos, contribuindo para uma melhor interação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki