Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Castro, Gisele Alves Zuza de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A interdisciplinaridade no contexto da educação profissional e tecnológica
    Castro, Gisele Alves Zuza de
    Este material, intitulado "A Interdisciplinaridade no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica" é um Produto Educacional decorrente da pesquisa de mestrado intitulada “Uma abordagem didática de aprendizagem interdisciplinar no ensino médio integrado: desafios e possibilidades”, referente à Linha de Pesquisa Práticas Educativas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que abriga o macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma abordagem didática interdisciplinar no ensino médio integrado: desafios e possibilidades
    Castro, Gisele Alves Zuza de; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Correa, Anderson Martins, Andrade, Luci Carlos de
    A interdisciplinaridade apresenta uma proposta de totalidade na produção e na socialização do conhecimento, uma possibilidade de diálogo entre as diversas disciplinas, valorizando cada área do conhecimento. Assim, a questão norteadora deste estudo é: como está configurada a interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande? A presente investigação insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Macroprojeto 3 Práticas Educativas no Currículo Integrado, com o objetivo geral de investigar as possibilidades e desafios da abordagem didática interdisciplinar no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Nesse contexto, concebemos, como produto educacional, a construção de uma formação continuada a distância para docentes na perspectiva interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica. Para o alcance do objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: 1) Identificar como é configurada a interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado no IFMS, campus Campo Grande; 2) Analisar as diretrizes nacional e institucional do Instituto Federal para a abordagem didática interdisciplinar; 3) Evidenciar práticas interdisciplinares existentes no Ensino Médio Integrado; 4) Desenvolver e validar um curso livre de formação continuada docente na perspectiva interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com os seguintes instrumentos de construção de dados: análise documental; pesquisa bibliográfica e questionários. Os sujeitos do estudo são docentes do Ensino Médio Integrado do IFMS, campus Campo Grande. O método utilizado teve, como base, alguns princípios da pesquisa-ação, e seguimos as cinco etapas da colocação do problema. No tratamento da empiria, utilizamos os procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), que consistem em: unitarização, categorização e comunicação. O estudo oportunizou a construção de diálogos possíveis com a interdisciplinaridade na EPT e a indissociabilidade entre teoria e prática. O produto educacional demonstrou relevância na formação dos docentes, contribuindo para o fortalecimento da abordagem didática interdisciplinar na práxis pedagógica. Além disso, esperamos que esta pesquisa contribua com as instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica, na elaboração e na reflexão sobre o currículo integrado, promovendo, desta maneira, a importância da interdisciplinaridade em seus aspectos didáticos e epistemológicos.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki