Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leal, Franklin Paulino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Curso livre: diversidade e relações étinico-raciais na educação profissional e tecnológica
    Leal, Franklin Paulino
    O curso emerge como uma resposta essencial e tangível às lacunas identificadas por meio de uma pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Fruto de um comprometimento acadêmico com a promoção da igualdade e da conscientização étnico-racial, o curso tem como objetivo primordial preencher uma necessidade educacional crucial. Ele visa capacitar docentes e profissionais da educação para enfrentar os desafios complexos e sutis relacionados à diversidade étnico-racial, enquanto promove uma abordagem educacional verdadeiramente inclusiva e antirracista.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Diversidade e relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica: uma proposta de curso livre sobre enfrentamento ao preconceito
    Leal, Franklin Paulino; Lopes Junior, Dejahyr; IFMS; Silva, Milene Bartolomeu, Lopes Junior, Dejahyr, Vinhole junior, Airton Jose
    O desenvolvimento desta dissertação, no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivou investigar questões relacionadas à diversidade e às relações étnico-raciais, sobretudo abordar esta temática em sala de aula. A abordagem adotada foi orientada sob uma perspectiva formativa, com vistas a combater as diversas formas de preconceito, e ainda compreender a constituição das identidades dos docentes licenciados e não licenciados da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) envolvidos em processos de formação continuada. A escolha dessa temática foi motivada pela identificação de desafios na promoção de debates sobre diversidade pelos professores, considerando a presença de diferenças socioculturais, cuja pesquisa utilizou retratos sociológicos como percurso metodológico. O presente estudo contou com a participação de professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). No que tange ao embasamento teórico, a investigação fundamentou-se em estudos de autores renomados, tais como Claude Dubar, Bernard Lahire, Carlos Marcelo, Yves Chevallard, Clermont Gauthier, Selma Garrido Pimenta, Francisco Imbérnon, Almeida (2018), Bethencourt (2018), Ciavatta (2003), Ramos (2002) e Saviani (2007), entre outros. A análise dos resultados revela que, ao longo de suas trajetórias sociais, os professores desenvolveram disposições fundamentais tanto para o exercício da profissão quanto para o aprimoramento de seus conhecimentos como docentes. O curso livre, desenvolvido com a perspectiva de proporcionar aos professores um novo olhar sobre a temática e o combate ao preconceito, emerge como um componente essencial nesta dissertação. Ao analisar os resultados finais do curso, torna-se evidente uma mudança significativa no interesse dos professores em relação à importância da temática e sua relevância no contexto da sala de aula, evoluindo para a construção de uma sociedade mais justa. Esta constatação ressalta não apenas a eficácia do curso em provocar transformações nas percepções dos docentes, outrossim em sua capacidade de inspirar uma abordagem mais engajada e consciente no tratamento de questões étnico-raciais. O curso revela-se como uma ferramenta fundamental na promoção de uma educação inclusiva e na formação de professores comprometidos com a construção de um ambiente educacional que valorize a diversidade e contribua para a edificação de uma sociedade mais equitativa
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki