Navegando por Autor "Lima, Leandro de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item No Play, No GainLima, Leandro de SouzaO guia didático para a prática de atividade física com o auxílio do aplicativo No Play, No Gain é um produto educacional organizado por Leandro de Souza Lima, sob orientação do professor Fabricio Cesar de Paula Ravagnani e participação da professora Christianne de Faria Coelho Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O guia tem o objetivo de apresentar conceitos e recomendações para a prática de atividade física, auxiliando o docente de educação física no processo ensino aprendizagem dos assuntos relacionados à "atividade física e saúde". O guia faz parte do projeto No Play, No Gain, que tem um aplicativo homônimo como produto educacional principal. O aplicativo tem como objetivo central medir e acompanhar a prática de atividade física realizada pelos estudantes. O projeto No Play, No Gain tem o objetivo de promover uma reflexão acerca da promoção e manutenção de hábitos saudáveis dos estudantes do Ensino Médio Integrado por meio do fomento à prática de atividade física. Além disso, busca auxiliar o docente de educação física a instigar o pensamento crítico de seus estudantes a respeito da importância da atividade física, e a disseminar as recomendações para a sua prática.Item No Play, no Gain: o uso da tecnologia para o monitoramento da prática de atividade física entre estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMSLima, Leandro de Souza; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Montalvao Junior, Arnaldo Pinheiro, Tenorio, Maria Cecilia MarinhoCrianças e adolescentes devem acumular 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa (AFMV) por dia. Entretanto, mais de 80% dessa população apresenta-se como insuficientemente ativa (OMS, 2018). Nesse sentido, a criação de novas estratégias para estimular atividade física realizada por essa população faz-se necessária. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um aplicativo para smartphones, denominado No Play, No Gain, que busca monitorar e maximizar a prática de atividade física realizada pelos estudantes do ensino médio integrado do IFMS. O desenvolvimento deste produto educacional seguiu uma adaptação da metodologia proposta por Richardson et al. (2012) para a criação de produtos educacionais, composta por cinco passos: definição do objetivo do produto educacional, revisão de pesquisas anteriores sobre o tema, elaboração, testagem e revisão do produto educacional proposto. O produto educacional No Play, No Gain foi testado por estudantes do sexto semestre do ensino médio integrado do IFMS – Campus Campo Grande e avaliado por meio de questionário estruturado com escala Likert de cinco pontos, considerando cinco quesitos: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, aspecto visual e envolvimento. O aplicativo proposto foi avaliado de maneira positiva pelos usuários e funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada pelos docentes de educação física, a fim de monitorar e maximizar a prática de atividade física realizada pelos estudantes do ensino médio, em busca de atingir os níveis recomendados para promoção e manutenção da saúde.