Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marin, Glaucia Rosely Barbosa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos
    Marin, Glaucia Rosely Barbosa
    O estudo apresenta uma sequência didática aplicada a alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, visando uma aprendizagem significativa dos sistemas sanguíneos em Genética. A abordagem utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e propõe estratégias dinâmicas e interdisciplinares para tornar os estudantes protagonistas do próprio aprendizado. O material didático, desenvolvido e testado em sala de aula, não é um modelo fixo, mas uma sugestão flexível de atividades que podem ser adaptadas conforme a realidade educacional. O objetivo principal é incentivar práticas que relacionem novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos, promovendo autonomia, engajamento e reflexão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa
    Marin, Glaucia Rosely Barbosa; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Mello, Dante Alighieri Alves de, Machado, Vera de Matos
    Este trabalho aborda a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para o ensino de Genética, sobretudo para a subunidade sistemas sanguíneos. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições da construção de jogos digitais para a assimilação de conceitos no âmbito da Genética dos sistemas sanguíneos. Para isso, foi elaborada e utilizada uma sequência didática utilizando como referencial teórico e metodológico os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. A investigação ocorreu por meio de uma intervenção com práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, aplicadas com estudantes do 3o ano do curso integrado ao ensino médio de Programação de Jogos Digitais de uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. A pertinência da pesquisa justifica-se em decorrência à interface nesse campo específico de estudo dos alunos da referida escola, o que proporcionou, nesse decurso, um produto capaz de aliar de forma eficaz os conhecimentos da base comum e da base técnica. Os aspectos metodológicos envolveram a investigação dos conhecimentos prévios (subsunçores) por meio de um pré-teste, a utilização de questionário para análise de conhecimentos posteriores à intervenção (pós-teste) e a construção de mapas conceituais iniciais e finais para a avaliação da aprendizagem como instrumentos de coleta e análise de dados, fundamentados na TAS. Os resultados obtidos permitem apontar que, a temática articulada ao contexto dos estudantes, por meio da proposta de intervenção, proporcionou evolução conceitual nos conteúdos sobre os sistemas sanguíneos. Levando em consideração a metodologia utilizada para investigar esses saberes, conclui-se que, essa contribuição foi significativa para a aprendizagem de Genética.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki