Navegando por Autor "Martines, Ricardo Rojas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Encarte - marca esportiva e mascote no ensino médio integrado: desenvolvimento e institucionalizaçãoMartines, Ricardo RojasO Produto Educacional (PE) denominado "Marca Esportiva e Mascote no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI): desenvolvimento e institucionalização" foi desenvolvido por Ricardo Rojas Martines, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O PE tem como objetivo a institucionalização de uma identidade esportiva que represente os estudantes do EMI em eventos esportivos, ações educacionais e pedagógicas, feiras científicas e tecnológicas, além de atividades culturais, que integram o Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Nesse sentido, mais que uma promover um identificação, o produto educacional deve atuar no fortalecimento da percepção de pertencimento institucional em sua comunidade escolar. O desenvolvimento da Marca Esportiva e da sua Mascote como PE no EMI mostrou-se viável e inovador pelo fato de difundir os benefícios agregados à prática esportiva escolar na Educação Profissional e Tecnológica, principalmente, por entrelaçar recursos da comunicação às ações de promoção do esporte escolar, fatores esses que contribuem com a manutenção da permanência e o êxito escolar, conforme resultados levantados pela pesquisa aplicada de mestrado “Marca Esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucional”. Dessa maneira, o Produto Educacional, foi desenvolvido a partir das bases teóricas do design gráfico e gestão de marca, às luzes dos valores que foram agregados pela fundamentação teórica e científica alocadas Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS), seguindo a linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Diante dessa perspectiva, este encarte resulta na apresentação de todas as informações que vão da concepção até a aplicação da Marca Esportiva e sua Mascote, de modo a facilitar a apropriação deste Produto Educacional em escala institucional.Item Marca esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucionalMartines, Ricardo Rojas; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Santana, Hugo Alexandre de PaulaCriar possibilidade de interação entre integrantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como, por exemplo ações que promovam eventos esportivos escolares, pode contribuir com a diminuição da evasão escolar. Nesse sentido, a pesquisa aplicada de abordagem quanti-qualitativa investigou o interesse dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) nas atividades esportivas escolares oferecidas pelo Campus Campo Grande no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma marca esportiva e uma mascote para o Campus Campo Grande do IFMS, visando estimular o pertencimento institucional dos estudantes e a integração da comunidade escolar. A escolha pelo desenvolvimento de uma marca esportiva e a sua personificação a partir do desenvolvimento da mascote mostraram-se viáveis e inovadoras no EMI por permitir difundir os benefícios agregados pela prática esportiva escolar. Embora a pesquisa não atue diretamente com o ensino-aprendizagem, o projeto está alocado na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois relaciona a organização de espaços pedagógicos, inserido por meio da disciplina de Educação Física em ambiente escolar, acionando a importância do esporte escolar como instigador do sentimento de pertencimento institucional. Como referencial teórico, o projeto inicia fundamentado nas concepções da EPT, na inserção da educação física como disciplina em ambiente escolar, chegando à importância das atividades físicas para a manutenção da saúde, bem-estar e desempenho escolar de adolescentes. O projeto conta com uma sequência metodológica para desenvolvimento e validação de produtos educacionais mediante esquema que organiza etapas da pesquisa. Para sistematizar a fundamentação teórica que sustente a hipótese de o esporte ser fator de permanência e êxito do estudante, foi feita uma revisão de escopo. Também se aplicou uma sondagem com caracterização amostral no formato de pesquisa de opinião para o direcionamento na criação da marca esportiva e da mascote. Na sequência, fez-se uma testagem na forma de consulta à comunidade interna para escolher entre três propostas de marcas e mascotes criadas para democratizar a escolha final. Dessa forma, é entregue uma marca esportiva como produto educacional, projetada sob os cuidados de não substituir ou sobrepor a marca oficial do IFMS, com a intenção de somar valores para além daqueles alcançados mediante simples estamparia em uniformes e bandeiras esportivas, de tal maneira que seja utilizado conhecimento técnico-científico para agregar ao novo elemento visual a atribuição de promover nova roupagem na identidade esportiva estudantes do EMI.

