Comunidades e Coleções
Navegar
Sobre o RI-IFMS
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Repositório Institucional IFMSInstituto Federal de Mato Grosso do Sul
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Martines, Ricardo Rojas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Encarte - marca esportiva e mascote no ensino médio integrado: desenvolvimento e institucionalização
    Martines, Ricardo Rojas
    O Produto Educacional (PE) denominado "Marca Esportiva e Mascote no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI): desenvolvimento e institucionalização" foi desenvolvido por Ricardo Rojas Martines, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O PE tem como objetivo a institucionalização de uma identidade esportiva que represente os estudantes do EMI em eventos esportivos, ações educacionais e pedagógicas, feiras científicas e tecnológicas, além de atividades culturais, que integram o Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Nesse sentido, mais que uma promover um identificação, o produto educacional deve atuar no fortalecimento da percepção de pertencimento institucional em sua comunidade escolar. O desenvolvimento da Marca Esportiva e da sua Mascote como PE no EMI mostrou-se viável e inovador pelo fato de difundir os benefícios agregados à prática esportiva escolar na Educação Profissional e Tecnológica, principalmente, por entrelaçar recursos da comunicação às ações de promoção do esporte escolar, fatores esses que contribuem com a manutenção da permanência e o êxito escolar, conforme resultados levantados pela pesquisa aplicada de mestrado “Marca Esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucional”. Dessa maneira, o Produto Educacional, foi desenvolvido a partir das bases teóricas do design gráfico e gestão de marca, às luzes dos valores que foram agregados pela fundamentação teórica e científica alocadas Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS), seguindo a linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Diante dessa perspectiva, este encarte resulta na apresentação de todas as informações que vão da concepção até a aplicação da Marca Esportiva e sua Mascote, de modo a facilitar a apropriação deste Produto Educacional em escala institucional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Marca esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucional
    Martines, Ricardo Rojas; Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula; IFMS; Ravagnane, Fabricio Cesar de Paula, Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Santana, Hugo Alexandre de Paula
    Criar possibilidade de interação entre integrantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como, por exemplo ações que promovam eventos esportivos escolares, pode contribuir com a diminuição da evasão escolar. Nesse sentido, a pesquisa aplicada de abordagem quanti-qualitativa investigou o interesse dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) nas atividades esportivas escolares oferecidas pelo Campus Campo Grande no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma marca esportiva e uma mascote para o Campus Campo Grande do IFMS, visando estimular o pertencimento institucional dos estudantes e a integração da comunidade escolar. A escolha pelo desenvolvimento de uma marca esportiva e a sua personificação a partir do desenvolvimento da mascote mostraram-se viáveis e inovadoras no EMI por permitir difundir os benefícios agregados pela prática esportiva escolar. Embora a pesquisa não atue diretamente com o ensino-aprendizagem, o projeto está alocado na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois relaciona a organização de espaços pedagógicos, inserido por meio da disciplina de Educação Física em ambiente escolar, acionando a importância do esporte escolar como instigador do sentimento de pertencimento institucional. Como referencial teórico, o projeto inicia fundamentado nas concepções da EPT, na inserção da educação física como disciplina em ambiente escolar, chegando à importância das atividades físicas para a manutenção da saúde, bem-estar e desempenho escolar de adolescentes. O projeto conta com uma sequência metodológica para desenvolvimento e validação de produtos educacionais mediante esquema que organiza etapas da pesquisa. Para sistematizar a fundamentação teórica que sustente a hipótese de o esporte ser fator de permanência e êxito do estudante, foi feita uma revisão de escopo. Também se aplicou uma sondagem com caracterização amostral no formato de pesquisa de opinião para o direcionamento na criação da marca esportiva e da mascote. Na sequência, fez-se uma testagem na forma de consulta à comunidade interna para escolher entre três propostas de marcas e mascotes criadas para democratizar a escolha final. Dessa forma, é entregue uma marca esportiva como produto educacional, projetada sob os cuidados de não substituir ou sobrepor a marca oficial do IFMS, com a intenção de somar valores para além daqueles alcançados mediante simples estamparia em uniformes e bandeiras esportivas, de tal maneira que seja utilizado conhecimento técnico-científico para agregar ao novo elemento visual a atribuição de promover nova roupagem na identidade esportiva estudantes do EMI.
Logo do repositório do rodapé
Logo governamental

Nossas Redes

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por:

Neki