Navegando por Autor "Menezes, Lizandra Almeida de"
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Item O empreendedorismo com base na teoria de Vygotsky: uma proposta para estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médioMenezes, Lizandra Almeida de; Mello, Dante Alighieri Alves de; IFMS; Mello, Dante Alighieri Alves de, Oliveira, Gustavo Magalhaes de, Sanavria, Claudio ZarateDe modo geral, entre os estudantes brasileiros é comum uma certa falta de compreensão sobre o tema empreendedorismo, fato este que motivou a realização desta pesquisa. Em resumo, foi desenvolvido o conceito de empreendedorismo como processo de iniciativa para a implementação de novos negócios e/ou mudanças e análises em empresas já existentes, e como fonte de criação de valor por pessoas e organizações, demonstrando-o como principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país, e deixando assim de lado a simples ideia de que ser empreendedor é somente “abrir um negócio”. Diante desta abordagem, espera-se compreender a atuação do docente no que diz respeito ao ensino prático de empreendedorismo no ensino médio integrado do IFMS. Buscou-se verificar a real percepção que o aluno tem sobre o que é ser empreendedor, mostrando na prática como se faz uma análise deste ambiente e que ser empreendedor não é somente ter um negócio. O objetivo deste estudo foi investigar a evolução conceitual dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMS sobre empreendedorismo e inovação e seus desdobramentos, desenvolvendo atitudes empreendedoras, como fonte de promoção do desenvolvimento econômico, renda e melhoria da qualidade de vida, demonstrando suas competências e impacto no cenário econômico brasileiro. A pesquisa se classifica como qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de caráter descritivo exploratório. Foram realizadas aulas expositivas, uma vez por semana, durante cinco semanas, com a participação de no máximo 15 (quinze) alunos, constituído de cinco grupos com três alunos, podendo ter no mínimo 10 (dez) alunos, para que se tenha no mínimo cinco duplas, para que tenha esse número de estudantes. Pode-se verificar que houve uma evolução conceitual na percepção do que é ser empreendedor, bem como conhecimentos de outros temas abordados.Item O empreendedorismo por meio de salas temáticasMenezes, Lizandra Almeida deEste material é um Produto Educacional resultante de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um manual para professores cujo conteúdo é um curso organizado por temas com o intuito de capacitar educandos do ensino médio integrado para fomentar o conhecimento e a prática empreendedora. O conteúdo voltado para os professores é organizado pelos temas propostos com disponibilização dos planos de aulas, conteúdos de aulas e atividades sugeridas. Para tanto, em cada aula é disponibilizado um link fixo com material editável para uso e adaptação pelos professores. A organização desse curso segue uma proposta pedagógica específica, cuja base teórica é a desenvolvida por Vygotsky. Inicialmente esse produto foi pensando para aplicação em sala de aula presencial, porém o material pode ser adaptado para uma aplicação de aula online, seja síncrona ou assíncrona, ao passo que o conteúdo pode ser oferecido aos educandos tanto em material impresso prévio ou no momento da aula, quanto de maneira online, como em anexos ou Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem como o Moodle. Por fim, a proposta aqui apresentada segue uma estrutura já experimentada em sala de aula, ou seja, o Produto já foi aplicado junto ao público alvo pretendido (jovens do ensino médio integrado). O curso é uma proposta adaptável, ou seja, os professores tem a liberdade de adaptar as atividades e conteúdos para a sua própria realidade social, afim de alcançar e dialogar com os educandos e seu meio. Apesar de o público alvo serem jovens do ensino médio integrado também é possível aplicar esse produto a outros públicos, uma vez que tanto a proposta pedagógica quanto os objetivos de ensino e o conteúdo oferecido possuem bases teóricas consistentes.