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Navegando por Autor "Pires, Mylena Iasmim Figueiredo"

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    UEPS Inclusiva: Ensinando Biologia Celular a Estudantes com Deficiência Visual por meio de Modelos Concretos criados em Impressoras 3D
    Pires, Mylena Iasmim Figueiredo
    Este material foi desenvolvido ao longo de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Campo Grande do IFMS, delimitada segundo a linha de pesquisa – Práticas Educativas em EPT, no Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O material é composto por duas partes, constando nesta proposta o produto principal - a UEPS. Como forma de viabilizar a aplicação dessa, desenvolvemos um guia virtual de impressão 3D, que será apresentado na sequência. Para a aplicação da UEPS, contamos com a participação de um estudante de baixa visão do Campus Campo Grande, que participou ativamente de todas as atividades desenvolvidas. O processo que envolveu a criação desta UEPS foi norteado e pautado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), de Marco Antônio Moreira. Todo o referencial teórico, o caminho metodológico, os momentos de encontro da equipe e as respectivas análises e considerações realizadas no âmbito da pesquisa podem ser encontrados na dissertação "Uso de modelos concretos desenvolvidos a partir da impressão 3D no ensino de biologia celular a estudantes com deficiência visual". "UEPS Inclusiva: ensinando biologia celular a estudantes com deficiência visual utilizando modelos concretos criados em impressoras 3D" é um Produto Educacional estruturado com o intuito de contribuir com a prática docente, no que tange o ensino sobre célula a estudantes com deficiência visual. Além disso, buscamos demonstrar a potencialidade dos modelos concretos impressos em 3D na quebra de barreiras no contexto da inclusão. Neste momento, demonstraremos as atividades que foram desenvolvidas ao longo da pesquisa e algumas sugestões, no contexto da docência, que podem ser utilizadas em sala de aula. Porém, a intenção não é impor uma sequência estática sobre o que deve ou não ser realizado, ao contrário, o intuito é dar um suporte aos que tenham interesse nessa temática, de forma que possam adaptá-las segundo as distintas realidades e contextos. Sendo assim, concluímos que o importante é fomentar pesquisas que busquem a superação de barreiras no processo de ensino e aprendizagem no contexto inclusivo.
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    Uso de modelos concretos desenvolvidos a partir da impressão 3D no ensino de biologia celular a estudantes com deficiência visual
    Pires, Mylena Iasmim Figueiredo; Vinholi Júnior, Airton José; IFMS; Vinhole Junior, Airton Jose, Yamazaki, Regiane Magalhaes de Oliveira, Sonza, Andrea Poletto
    Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições da aplicação de uma Sequência Didática que utiliza modelos concretos relacionados ao ensino de Biologia celular, por meio da impressão 3D, para a ampliação de conceitos desta disciplina a estudantes com deficiência visual. Este estudo, de abordagem qualitativa e natureza aplicada se destinou à construção de uma proposta de intervenção pedagógica e desenvolvimento de um produto educacional para esses estudantes, inseridos na Educação Profissional e Tecnológica, vinculados ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. A pesquisa seguiu os preceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC), que estipula onze princípios de facilitação da aprendizagem. As atividades foram aplicadas com um estudante do Campus Campo Grande do IFMS, que atendia ao perfil da pesquisa e foram estruturadas nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, com adaptações necessárias para atender ao seu caráter inclusivo e inovador. A UEPS serviu de instrumento para análise e comparação dos conhecimentos prévios do estudante ao conhecimento adquirido após a intervenção. Para tanto, todo o processo de interação foi gravado em vídeo e áudio para realização das análises posteriores. Os modelos concretos foram estruturados, segundo as necessidades do estudante, a partir de um levantamento prévio e, posteriormente, aplicado o produto educacional com os envolvidos. O produto educacional consistiu em um material de apoio pedagógico, estruturado em duas partes. A primeira foi planejada para dar suporte aos docentes quanto ao caráter inovador da pesquisa e se trata de um guia virtual de impressão 3D, disponibilizado no formato de página web. A segunda parte se destina à proposta de UEPS utilizada ao longo da pesquisa. Seguindo o que foi disposto na metodologia, no contexto em que está inserida a pesquisa, consideram-se os resultados como exitosos, já que foi possível identificar uma nítida evolução nos conceitos por parte do estudante, que demonstrou fortes indicativos de aprendizagem, sob a ótica da TASC. A pesquisa também demonstrou a potencialidade e a viabilidade do uso da impressão 3D no ensino de Biologia, mais especificamente, as temáticas voltadas ao estudo das células, bem como incentiva a sua aplicação em outras disciplinas e contextos.
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