Navegando por Autor "Silva, Geni Ester Boschetti da"
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Item O jogo de Xadrez: Possibilidades pedagógicas para práticas interdisciplinaresSilva, Geni Ester Boschetti daEste E-book é um Produto Educacional que faz parte da pesquisa intitulada “XEQUE MATE! Potencialidades Pedagógicas da Utilização do Jogo de Xadrez no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em uma Perspectiva Interdisciplinar” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O conteúdo presente neste E-book foi elaborado conforme os resultados da referida pesquisa, que tem o jogo de xadrez como objeto investigativo. Temos a intenção de que ele seja um material de apoio para os professores que desejam utilizar o xadrez como um recurso pedagógico no contexto escolar. Organizamos o conteúdo da seguinte forma: primeiramente fazemos uma breve contextualização do xadrez na história como possibilidade de ser articulado a área de Humanas; em seguida, abordamos o xadrez integrado a áreas de Linguagem e de Exatas; prosseguimos apontando possibilidades para a confecção do jogo de xadrez; por último, abordamos as regras do jogo de xadrez e o sistema de notação de uma partida do referido jogo. Para fins de organização, os conteúdos que podem ser trabalhados com o xadrez como recurso estão separados por áreas do conhecimento, entretanto, esperamos que este E-book forneça subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o jogo de xadrez em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, esperamos que este material possa contribuir e dar suporte à utilização e inserção do jogo de xadrez como um recurso pedagógico de auxílio no ensino aprendizagem de conteúdos disciplinares. Este material é direcionado para aqueles que têm interesse em utilizar as diversas possibilidades do jogo de xadrez no contexto educacional, bem como para aqueles que buscam novos recursos e estratégias pedagógicas.Item Xeque mate! Potencialidades pedagógicas da utilização do jogo de xadrez no ensino médio integrado à educação profissional em uma perspectiva interdisciplinarSilva, Geni Ester Boschetti da; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Matins, Rosa, Claudia Carreira da, Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaNeste trabalho, investiga-se sobre o jogo de xadrez como recurso pedagógico que pode ser utilizado como possibilidade de interdisciplinaridade, visto que este é um dos princípios orientadores para a construção de um currículo integrado, modalidade de ensino que tem tido foco nos Institutos Federais - IFs. O lócus da pesquisa é o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFMS, busca se implementar a interdisciplinaridade, motivo que justifica a pesquisa, tendo em vista que se trata da construção do conhecimento sobre recurso pedagógico que pode ser um tema gerador da interdisciplinaridade. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é “Identificar possibilidades pedagógicas de utilização interdisciplinar do jogo de xadrez no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, como possibilidade de integração curricular”. No percurso metodológico, fez se a revisão de literatura sobre o jogo de xadrez e investigou se como o xadrez é utilizado no IFMS; para tanto, realizaram se entrevistas semiestruturadas com professores que já realizaram atividades com o jogo de xadrez no contexto do IFMS. Para a análise construção dos dados coletados por meio da entrevista, serviu de base a análise de conteúdo de Bardin (1977). Esta pesquisa é de natureza qualitativa/aplicada, na medida em que resultou no desenvolvimento de um Produto Educacional, que consiste em um E-book, contendo materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizados por professores que desejam explorar potencialidades do xadrez como ferramenta pedagógica, demonstrando o potencial interdisciplinar do referido jogo. O E-book foi disponibilizado aos docentes do IFMS, os quais foram convidados para avaliar o produto educacional, a fim de que se realizem ajustes, melhorias e refinamentos para então a versão final do Produto Educacional ser disponibilizada ao público em geral.