Produtos e Recursos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
URI Permanente desta comunidadehttp://10.1.1.113/handle/123456789/273
Comunidade composta pelos produtos e recursos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação, pós-graduação bem como de docentes e técnicos do IFMS.
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Navegando Produtos e Recursos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais por Programa "Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)"
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Item A experiência internacional e o desenvolvimento transversal estudantilPaniago, Manuella BarrosEste vídeo documentário é Produto Educacional da pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT: Mobilidade Internacional Estudantil: Uma Via de Desenvolvimento de Habilidades Transversais. O vídeo tem por objetivo documentar parte da história das ações de mobilidade internacional promovidas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), a fim de compor o acervo das memórias institucionais. O documentário retrata a experiência de mobilidade internacional vivenciada por seis estudantes do Ensino Médio Integrado do IFMS. Os relatos dos protagonistas trazem o recorte dos desafios enfrentados e suas percepções quanto às contribuições da experiência internacional. Gênero: Documentário Duração: 24 min Origem: IFMS, Brasil Direção: Manuella Paniago Classificação: Livre Ano: 2021 Elenco: Amanda Ramos; Annie de Lamare Paz; Ayllon Scherwinski; Mariele Farias; Matheus de Oliveira; Samara Mayer Paz;Item A interdisciplinaridade no contexto da educação profissional e tecnológicaCastro, Gisele Alves Zuza deEste material, intitulado "A Interdisciplinaridade no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica" é um Produto Educacional decorrente da pesquisa de mestrado intitulada “Uma abordagem didática de aprendizagem interdisciplinar no ensino médio integrado: desafios e possibilidades”, referente à Linha de Pesquisa Práticas Educativas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que abriga o macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande.Item Algebraticando na matemáticaRodrigues, Luciane MachadoO jogo Algebraticando na Matemática tem como objetivo motivar o aluno por meio de desafios de conteúdos de Álgebra e poderá ser utilizado nas aulas de matemática, podendo contribuir e despertar a motivação na área em questão. O guia disponibiliza o link do jogo e orienta o seu passo a passo. Espera-se que este conteúdo sirva de apoio para as atividades pedagógicas e que traga um bom aprendizado ao aluno.Item Alimentação nas grandes navegações: uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos baseada na pedagogia histórico-críticaMoraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes deO documento trata de uma Proposta Didática que integra as disciplinas de História e Conservação de Alimentos no Ensino Médio Integrado (EMI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ele explora a relação entre alimentação e história, analisando como os métodos de conservação de alimentos influenciaram sociedades ao longo do tempo, com destaque para a Expansão Marítima Europeia e as Grandes Navegações. A proposta busca proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla da historicidade dos alimentos e seus impactos sociais, culturais e econômicos.Item Caderno didático interativo de metodologia da problematização com integração a recursos tecnológicos: apoiado em meios digitais da internet e aprendizagem ativaGuimarães Filho, Durval RabeloAs informações contidas neste produto educacional abordarão a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a metodologia da problematização. Este texto, em parte, é resultante de uma pesquisa-ação colaborativa, visa à transformação dos envolvidos.Item Cartilha de prevenção e enfrentamento ao assédio sexualMoura, Douglas Garajo deEsta cartilha é uma proposta de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual no âmbito do IFMS. Além disso, é um produto educacional concebido em pesquisa de Mestrado Profissional (ProfEPT). Desse modo, a cartilha aborda, de forma clara e objetiva, conceitos, bem como fornece exemplos e orientações sobre como prevenir essa prática abusiva a quem procurar ajuda. Ainda, disponibiliza informações acerca da denúncia e das consequências administrativas ao assediador.Item Cartilha informativa: "Projeto de extensão avante Nova Lima e avante Santa Emília - primeira fase”Lopes, Maria TerezinhaEsta cartilha tem como objetivo apresentar as principais realizações e impactos do projeto de extensão "Curso de Extensão Avante Nova Lima e Avante Santa Emília – Primeira Fase", desenvolvido para promover o desenvolvimento educacional e social de estudantes do 4º ao 9º ano. O projeto se destacou por fomentar o aprendizado e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.Item COMPILA.IF: um website de acesso aos repositórios institucionais dos institutos federais de educação, ciência e tecnologiaPorto, Vera Lúcia Solano FeitosaEste produto educacional está associado à dissertação “Gestão e disponibilização da produção técnica-científica do IFMS por meio de um Repositório Institucional”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). A finalidade é disponibilizar e promover o acesso ao conhecimento intelectual produzido pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), por meio de em um website denominado Compila.IF, que reúne os endereços eletrônicos e informações sobre os repositórios institucionais (RI) implantados e disponibilizados pelos IF até maio de 2020, marco temporal de realização da pesquisa sobre o cenário dos RI nos IF.Item Conhecendo a extensãoSá, Lindayane dos Santos Amorim deO Produto Educacional consiste em um material instrucional em formato de animação, criado para tornar acessíveis os conceitos, procedimentos e critérios das atividades de extensão no IFMS. Baseado na legislação vigente e em documentos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o material visa facilitar a compreensão e implementação dessas ações na Educação Profissional e Tecnológica.V A animação "Conhecendo a Extensão" busca orientar os estudantes sobre a importância da extensão para sua formação e transformação social. Esse produto integra a dissertação de mestrado "Atividades e Ações de Extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxito dos estudantes", no âmbito do ProfEPT/IFMS.Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica do BrasilMoraes, Atila Alixandre deO curso de extensão aborda a Aplicação de uma Oficina Pedagógica sobre as Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais. A oficina tem o objetivo de apresentar à comunidade externa os fundamentos e legislações que orientam a EPT, especialmente o Decreto n. 5.154/2004. A proposta se baseia em metodologias ativas e práticas dialógicas, promovendo não apenas a compreensão da EPT no Brasil, mas também a reflexão sobre práticas educativas que favorecem a formação integral. O modelo pode ser replicado por instituições e docentes para abordar diversos temas, incentivando aprendizagem por pares e interação.Item Conhecer para incluir: transtorno do espectro autista (TEA) no contexto escolarAraujo, Gustavo MedinaEste Livro eletrônico foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), servindo como material de apoio para um curso on-line — Conhecer para incluir: TEA no contexto do IFMS, disponível na modalidade Curso Livre, usando a plataforma Moodle do IFMS. Temos como objetivo oferecer conhecimentos sobre conceitos e práticas educativas inclusivas, auxiliando na inclusão de pessoas com TEA no ambiente escolar. O material está dividido em 3 (Três) módulos, inicia-se com Introdução ao TEA, adiante, os paradigmas da inclusão escolar e, inclusão escolar e as práticas educativas inclusivas para pessoas com TEA nos Institutos Federais.Item Crônicas de um instituto: educação especial na perspectiva inclusivaPereira, Thais HelenaO e-book tem como objetivo contribuir para a sensibilização dos docentes e profissionais da educação que trabalham com estudantes que são atendidos pela educação especial.Item Curso de matemática fundamental: proposta de situações did´sticas aplicadas a estudantes ingressantes na EPTCosta, Mirélly de OliveiraEste curso de Matemática Fundamental é produto de uma dissertação sob o título “Aspectos da Integração Curricular de Conceitos Matemáticos da Educação Básica: Trabalhando com a Matemática nos Semestres Iniciais do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no IFMS”, em que reali- zamos reflexões a partir da prática vivenciada com o propósito de construir um material de apoio alicerçado nos fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que poderá contribuir para a permanência e êxito dos estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio.Item Curso Livre: Criação de Pintados em Tanques ElevadosNaressi, Adriana EstabileO curso pretende contribuir para disseminação de uma nova tecnologia para criação de pintados (Pseudoplatystoma spp.), desenvolvida por meio de projetos de pesquisas realizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O cultivo de pintados em tanques de geomembrana apresenta uma série de vantagens quando comparado com a piscicultura tradicional em viveiros de terra ou tanques-rede, tais como: evita o escape de peixes para os rios; facilita o manejo e despesca; o material dos tanques é impermeável e imputrescível; aproveita de forma integral recursos como água e ração; ausência de predadores; reduz os riscos de contaminação por efluentes; o licenciamento ambiental geralmente é simplificado; é passível de ser realizado em pequenas áreas e os materiais utilizados para a instalação são de fácil aquisição. Para facilitar o entendimento, o curso foi dividido em 05 Seções, enumeradas em uma sequência lógica que permitirá a você uma navegação fluida. Seção 1 - Características gerais do pintado: aqui você irá dispor de uma visão mais aprofundada da biologia, das vantagens de se cultivar esta espécie e perceber que o pintado possui características ideais de resistência, carne saborosa, crescimento, conversão alimentar e reprodução para ser cultivado em tanques de geomembrana. Seção 2 - Montagem do sistema de criação: apresenta as principais particularidades que devem ser observados para escolha do local de instalação, terraplenagem, instalações hidráulicas, montagem dos tanques de geomembrana, sistema de recirculação e principalmente indicar os materiais e equipamentos utilizados. Seção 3 - Manejo produtivo da criação: nesta seção você conhecerá as principais questões técnicas envolvidas e que devem ser observadas durante a criação dos pintados, tais como: planejamento da produção, aquisição de alevinos, densidades de estocagem, calagem, rações e arraçoamento, biometrias, despesca, manutenção da qualidade de água e desempenho zootécnico esperado. Seção 4 - Sanidade na criação de pintados: será abordado a importância de oferecer aos peixes uma profilaxia e controle sanitário ideal. Além de apresentar para você estudante as duas patologias que surgiram durante os cultivos experimentais de pintados conduzidos no IFMS, a columnariose e a ictiofitiríase conhecida como a doença dos pontos brancos. Seção 5 - Aspectos econômicos: nesta parte propõe-se a discussão dos custos de implantação, ou seja, os gastos para instalação de uma unidade produtiva e também os custos de produção que são os gastos com todos os insumos utilizados na produção dos peixesItem Curso livre: diversidade e relações étinico-raciais na educação profissional e tecnológicaLeal, Franklin PaulinoO curso emerge como uma resposta essencial e tangível às lacunas identificadas por meio de uma pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Fruto de um comprometimento acadêmico com a promoção da igualdade e da conscientização étnico-racial, o curso tem como objetivo primordial preencher uma necessidade educacional crucial. Ele visa capacitar docentes e profissionais da educação para enfrentar os desafios complexos e sutis relacionados à diversidade étnico-racial, enquanto promove uma abordagem educacional verdadeiramente inclusiva e antirracista.Item Curso- iniciação ao empreendedorismoSilva, Priscila VelosoEste curso é um produto educacional originado no processo investigativo da pesquisa intitulada "Empreendedorismo e inovação para o ensino técnico integrado: uma possibilidade pedagógica", desenvolvida por Priscila Veloso Silva, sob a orientação do Prof. Dr. Fabricio César de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grossodo Sul (ProfEPT/IFMS).Item Debates em uma perpectiva agroecológicaEste produto educacional desenvolvido por Lucival Bento Paulino Filho baseado em um estudo de caso com alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo e na análise de pesquisas finalistas da Feira de Tecnologias de MS. Sob orientação do Prof. Dr. Danilo Ribeiro de Sá Teles, a pesquisa destacou a importância da agroecologia diante da hegemonia do agronegócio. O material busca integrar educação profissional e tecnológica aos saberes do mundo do trabalho, promovendo uma formação crítica e interdisciplinar. Mais do que uma solução definitiva, o guia incentiva debates e transformações na educação agrícola, considerando seus impactos educacionais, políticos e sociais.Item Desenvolvimento de um Aplicativo Educacional para Visita Técnica: uma proposta para aplicação no ensino médio integradoDutra, Elizandra PequenoOs Institutos Federais têm como objetivo ofertar Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando os indivíduos para atuação profissional nos diversos setores da economia. O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades de ensino oferecidas nestas instituições, que utilizam diversas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas, está a realização de visitas técnicas, que oportunizam aos estudantes aliar a teoria com a prática, permitindo uma experiência direta com o mundo do trabalho, além de contribuir com a complementação didático pedagógica das disciplinas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promover a realização de visitas técnicas no EMI avaliando assim a percepção dos docentes sobre a realização de visita técnica nos cursos integrados de nível técnico, desenvolvendo um aplicativo educacional para auxiliar em todas as fases da promoção, organização e realização destas visitas sendo que, a da validação deste produto educacional ocorreu com os docentes da instituição. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu as seguintes etapas: levantamentos bibliográficos; buscas e leituras não sistemáticas de publicações sobre temas ligados ao desenvolvimento de aplicativos e a realização de visitas técnicas no EMI; percepção dos docentes; aplicação de um questionário em docentes para analisar suas concepções em relação à visita técnica como recurso pedagógico; desenvolvimento do aplicativo educacional descrevendo detalhes sobre a escolha e desenvolvimento do software informativo, bem como a interação estudante /professor /estudante, fornecendo uma lista de empresa/instituição disponíveis para a visitação e a análise do questionário aplicado aos docentes após a utilização do aplicativo. De modo geral, a aplicação do questionário apontou que os docentes compreendem a importância da visita técnica como recurso metodológico, todavia, houve relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa. Todos os docentes que responderam ao questionário relataram que um aplicativo educacional poderia auxiliar na organização e realização de uma visita técnica. Em relação ao aplicativo desenvolvido e aplicado, em razão da pandemia causada pelo vírus Covid-19, houve um prejuízo em relação a sua utilização em uma visita real. Porém, a testagem realizada apontou que o aplicativo é interessante e possui funcionalidades que facilitam a execução das visitas técnicas.Item Diálogos entre ensino, pesquisa e extensão: coordenações de cursosOliveira, Joanne Romão deEste ebook "Diálogos entre ensino, pesquisa e extensão: coordenações de cursos" é fruto de uma pesquisa no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS. Trata-se de um recurso para aqueles que buscam compreender e aplicar estratégias no campo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este livro traz teorias e conceitos por meio de uma abordagem prática e aplicável, baseada em experiências reais e em evidências científicas. Inicialmente você encontrará um breve embasamento que sustenta a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, contextualizando-a dentro do cenário da Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida apresentamos um conjunto de estratégias e boas práticas para que as coordenações de curso possam promover a integração de forma eficaz, adaptáveis às peculiaridades e às necessidades do contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, apresentamos experiências inspiradoras com estudos de caso no IFMS de projetos que adotaram práticas integradoras bem-sucedidas, demonstrando os benefícios e impactos positivos dessa abordagem. Em suma, este ebook incentiva uma reflexão e inspira a ação. Ele foi concebido aos coordenadores de cursos com o objetivo de oferecer conteúdo aos educadores, gestores e todos os interessados no processo de melhoria da educação. Desejamos uma excelente jornada de leitura, aprendizado e descobertas!Item Educação para a Cidadania: A Construção da Consciência Cidadã na Educação Profissional e TecnológicaPelloso, João Augusto GreccoEsta Cartilha Instrucional pretende auxiliar seus leitores no exercício de sua cidadania. Utilizando uma abordagem simples e envolvente, noções sobre direitos vivenciados em situações práticas e cotidianas são apresentadas a fim de instrumentalizar o jovem cidadão-leitor com conhecimentos que perpassam as bases curriculares, possibilitando o desempenho de seus papeis sociais de forma crítica e autônoma, além de contribuir para o desenvolvimento da consciência cidadã nos múltiplos contextos existentes no Brasil.