Produtos e Recursos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais
URI Permanente desta comunidadehttp://10.1.1.113/handle/123456789/273
Comunidade composta pelos produtos e recursos técnicos, tecnológicos e educacionais produzidos por discentes dos cursos de graduação, pós-graduação bem como de docentes e técnicos do IFMS.
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Item Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneosMarin, Glaucia Rosely BarbosaO estudo apresenta uma sequência didática aplicada a alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, visando uma aprendizagem significativa dos sistemas sanguíneos em Genética. A abordagem utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e propõe estratégias dinâmicas e interdisciplinares para tornar os estudantes protagonistas do próprio aprendizado. O material didático, desenvolvido e testado em sala de aula, não é um modelo fixo, mas uma sugestão flexível de atividades que podem ser adaptadas conforme a realidade educacional. O objetivo principal é incentivar práticas que relacionem novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos, promovendo autonomia, engajamento e reflexão.Item ProfCAC-MAES: Comunidade de Aprendizagem Colaborativa entre ProfessoresSouza, Paula Renata Cameschi deEste documento desenvolvido pela Paula Renata Cameschi de Souza sob a orientação da Prof. Dr.Azenaide Abreu Soares Vieira tem como Objetivo formar professores-pesquisadores da própria atuação na escola na perspectiva da teoria histórico-crítica para que assumam o trabalho como princípio educativo.Item Alimentação nas grandes navegações: uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos baseada na pedagogia histórico-críticaMoraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes deO documento trata de uma Proposta Didática que integra as disciplinas de História e Conservação de Alimentos no Ensino Médio Integrado (EMI), fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Ele explora a relação entre alimentação e história, analisando como os métodos de conservação de alimentos influenciaram sociedades ao longo do tempo, com destaque para a Expansão Marítima Europeia e as Grandes Navegações. A proposta busca proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla da historicidade dos alimentos e seus impactos sociais, culturais e econômicos.Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica do BrasilMoraes, Atila Alixandre deO curso de extensão aborda a Aplicação de uma Oficina Pedagógica sobre as Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais. A oficina tem o objetivo de apresentar à comunidade externa os fundamentos e legislações que orientam a EPT, especialmente o Decreto n. 5.154/2004. A proposta se baseia em metodologias ativas e práticas dialógicas, promovendo não apenas a compreensão da EPT no Brasil, mas também a reflexão sobre práticas educativas que favorecem a formação integral. O modelo pode ser replicado por instituições e docentes para abordar diversos temas, incentivando aprendizagem por pares e interação.Item Sequência didática interativa com recursos da web 2.0: Era Vargas (1930-1945)Caetano, Willyan da SilvaO documento intitulado "Sequência Didática Interativa com Recursos da Web 2.0 - Era Vargas (1930-1945)" foi elaborado por Willyan da Silva Caetano, sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Zarate Sanavria. O material apresenta uma sequência didática interativa destinada ao ensino da Era Vargas (1930-1945) no Ensino Médio, utilizando recursos da Web 2.0. O objetivo é promover a compreensão crítica das transformações sociais, políticas e econômicas do período, com destaque para a legislação trabalhista, a luta de classes e a desigualdade social, abordando temas como a seca nordestina e o trabalhismo. A proposta inclui atividades interativas, análises de fontes históricas (textos, filmes e obras de arte), discussões em grupo e questões do ENEM relacionadas ao tema.Item TeorizAção: trilha de ensino integrado para a formação continuada de professoresAlmeida, Laressa Cintra deEste produto educacional desenvolvido por Laressa Cintra de Almeida sob orientação da Prof. Dr. Azenaide Abreu Soares é uma alternativa educacional que busca situar os conhecimentos dentro de uma formação geral mais consistente. O objetivo é destacar a importância das dimnesões históricas, sociais e políticas do conhecimento, tornando o processo mais rico e significativo. Essa trilha formativa é flexível, podendo ser adaptada a diferentes contextos de ensino, desde que mantenha o foco na abordagem integrada.Item Sistema de medição de desempenho do IFMakerBarbosa, Diego Henrique OliveiraO documento de Diego Henrique Oliveira Barbosa, orientado pelo Prof. Dr. Dejahyr Lopes Junior, apresenta um produto educacional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS. O estudo propõe um sistema de medição de desempenho para os laboratórios IFMAKER, que são espaços de prototipagem e inovação do IFMS, inspirados no modelo Fab Lab do MIT. O sistema avalia as unidades do IFMAKER em cinco dimensões: estrutura, corpo técnico, projetos, compartilhamento e empreendedorismo, utilizando indicadores para mensurar seu impacto e eficiência.Item Conhecendo a extensãoSá, Lindayane dos Santos Amorim deO Produto Educacional consiste em um material instrucional em formato de animação, criado para tornar acessíveis os conceitos, procedimentos e critérios das atividades de extensão no IFMS. Baseado na legislação vigente e em documentos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o material visa facilitar a compreensão e implementação dessas ações na Educação Profissional e Tecnológica.V A animação "Conhecendo a Extensão" busca orientar os estudantes sobre a importância da extensão para sua formação e transformação social. Esse produto integra a dissertação de mestrado "Atividades e Ações de Extensão no IFMS: interfaces com a permanência e êxito dos estudantes", no âmbito do ProfEPT/IFMS.Item Debates em uma perpectiva agroecológicaEste produto educacional desenvolvido por Lucival Bento Paulino Filho baseado em um estudo de caso com alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo e na análise de pesquisas finalistas da Feira de Tecnologias de MS. Sob orientação do Prof. Dr. Danilo Ribeiro de Sá Teles, a pesquisa destacou a importância da agroecologia diante da hegemonia do agronegócio. O material busca integrar educação profissional e tecnológica aos saberes do mundo do trabalho, promovendo uma formação crítica e interdisciplinar. Mais do que uma solução definitiva, o guia incentiva debates e transformações na educação agrícola, considerando seus impactos educacionais, políticos e sociais.Item Formação Continuada com enfoque colaborativo - Ensino Médio Integrado: Conceitos, Princípios e PráticasSouza, Aline Christiane OliveiraO documento "Formação Continuada com Enfoque Colaborativo - Ensino Médio Integrado: conceitos, princípios e práticas", desenvolvido por Aline Christiane Oliveira Souza e orientado por Claudio Zarate Sanavria, é um material inovador voltado para a formação continuada de professores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Validado em fevereiro de 2021 pelo IFMS, ele apresenta estratégias para integrar o ensino médio à educação profissional, promovendo uma abordagem politécnica e omnilateral. Destaques do conteúdo: Roteiros detalhados para encontros online Metodologias e atividades práticas Integração entre ciência, trabalho, cultura e tecnologia, Ênfase na colaboração e interdisciplinaridade. Se você busca aprimorar sua prática docente com um olhar inovador e colaborativo, este documento é essencial.Item Manu: Manual de Auxílio EstudantilAntunes, Keila Cristina PinheiroDenominado com “MANU: Manual de Auxílio Estudantil”, este material é um Produto Educacional pertencente à pesquisa intitulada “Programa de Assistência Estudantil e a sua Materialização no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul: Uma proposta de produto educacional voltado aos estudantes do Ensino Médio Integrado”. Segundo Jorge (2003, s./p.), o manual escolar permite contribuir com a autonomia do educando, de forma que “o estudante reconhecerá no manual a tal ferramenta de que necessita para se apoiar, na sua preparação individual”. Nessa perspectiva, este Produto Educacional visa apresentar informações e orientações referentes ao Programa de Assistência Estudantil (PAES).Item Ética e Integridade na Pesquisa: um curso online para jovens pesquisadoresAlves Júnior, Ivan JoséO curso “Ética e Integridade na pesquisa” é um produto educacional (produto técnico tecnológico) que foi desenvolvido pelo estudante Ivan José Alves Júnior, com a orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O objetivo geral do curso é fornecer conhecimentos básicos que possam auxiliar os jovens pesquisadores em suas atividades de pesquisa científica envolvendo seres humanos, bem como no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos em acordo com os princípios da integridade científica. O curso está disponível na Plataforma de Cursos Livres do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul. Acesse o documento para maiores informações.Item Let Us Play: Maximização da Atividade Física na Educação Física EscolarReis, Caroline Rezende dosO MOOC denominado "LET US Play: maximização da atividade física na educação física escolar" é um produto técnico e tecnológico originado do processo investigativo desenvolvido por Caroline Rezende dos Reis, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O curso tem como objetivo fomentar a reflexão acerca da disciplina de Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica, com foco na promoção e manutenção da saúde dos estudantes por meio da potencialização da atividade física pela aplicação dos princípios e estratégias LET US Play. A estratégia LET US Play foi projetada para ser uma ferramenta reflexiva para identificação de barreiras primárias para a prática de atividade física. A utilização da estratégia LET US Play é simples. Basta observar o comportamento da turma, os equipamentos e espaços disponíveis, as regras das atividades a serem desenvolvidas, e modificá-los, a fim de aumentar o nível de atividade física dos estudantes durante a prática. Ao final do curso esperamos que os cursistas sejam capazes de refletir sobre suas práticas profissionais, bem como sobre a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, e possam lançar mão da estratégia LET US Play como uma ferramenta para identificação e modificação das barreiras primárias para a prática de atividade física durante as aulas de Educação Física escolar.Item Estágio Supervisionado: informações importantes para quem irá iniciar o estágioRaulino, Cíntia Grazielle de SouzaEsse trabalho realizou uma análise qualitativa do estágio desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande, no Curso Técnico Integrado em Mecânica, partindo da perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo e no ensino integrado como superação da dualidade teoria-prática. Para chegar à construção de uma orientação aos estagiários, foram entrevistados docentes e técnicos da área de mecânica visando identificar quais as perspectivas quanto ao estagiário e ao desenvolvimento do estágio. Os estudantes responderam um questionário para levantamento de dúvidas, experiências e expectativas. Também foram analisados relatórios de estágio e ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor. As informações obtidas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram a necessidade de orientar os estudantes quanto ao objetivo pedagógico do estágio, os comportamentos esperados no estagiário, as atividades que desempenharão e as formas de aproveitar a experiência de aprendizagem. Assim, foi desenvolvido uma série de Podcast, com o título: “Estágio Supervisionado: Informações importantes para quem irá iniciar o estágio”, proporcionando aos estudantes um direcionamento quanto aos aspectos elencados, indicando caminhos possíveis para o desenvolvimento do estágio curricular.Item Algebraticando na matemáticaRodrigues, Luciane MachadoO jogo Algebraticando na Matemática tem como objetivo motivar o aluno por meio de desafios de conteúdos de Álgebra e poderá ser utilizado nas aulas de matemática, podendo contribuir e despertar a motivação na área em questão. O guia disponibiliza o link do jogo e orienta o seu passo a passo. Espera-se que este conteúdo sirva de apoio para as atividades pedagógicas e que traga um bom aprendizado ao aluno.Item Projeto Integrador na EPT: uma proposta de formação de docentes para a Educação Profissional e TecnológicaGiacomeli, Maise Rodrigues Sá"Formação de Docentes: Projeto Integrador na EPT" é um produto educacional, organizado em material digital, vinculado à dissertação "De Bacharéis a Docentes: uma proposta de formação aos docentes da educação profissional do SENAI - MS", resultante da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS.Item Guia orientativo enquanto ferramenta para auxiliar estudantes na compreensão dos editais de Assistência Estudantil do IFMSSilva, Carmem Betty Batista daEsse trabalho teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, à luz dos editais de seleção anual. Tal estudo buscou evidenciar se o edital de seleção anual da Assistência Estudantil vem acarretando dificuldades à participação do estudante no processo seletivo e se há, diante das exigências do edital, morosidade no processo e consequentemente excesso de trabalho da equipe de seleção. O trabalho seguiu a abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de caráter descritivo, fundamentando-se nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Para o alcance do objetivo, além do estudo dos editais dos anos de 2018 e 2019, foi aplicado um questionário semiestruturado, via Google Forms aos estudantes participantes da seleção nesses anos e às Assistentes Sociais, responsáveis pela seleção do IFMS. Na leitura dos resultados, verificou-se que grande parte dos estudantes, que tiveram sua inscrição indeferida, foi pela não apresentação correta da documentação exigida em item de edital. A maioria deles não lê o edital na íntegra, e o considera complexo e burocrático, não entendendo, por muitas vezes o que é exigido na comprovação documental da vulnerabilidade econômica. Já as Assistentes Sociais relatam que o item documentação é difícil de ser compreendido pelos estudantes e classificam como a principal consequência do indeferimento da inscrição no processo. Com isso, foi elaborado um guia orientativo referente ao item do edital ‘documentação’, visando auxiliar os estudantes a entender e cumprir corretamente as exigências editalícias. A intenção é disponibilizar esse produto Educacional (Guia) como suporte ao edital, nas próximas seleções.Item oteiro de Oficina de Orientação Profissional para Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino MédioTeodoro, VanessaEsta oficina de orientação profissional foi desenvolvida para nortear as escolhas dos estudantes com idade entre quatorze e vinte e quatro anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de um instituto de educação profissional e tecnológica da rede federal de ensino. Tratam-se de sugestões de atividades online que compõem um processo de orientação profissional para ser mediado, principalmente, por profissionais da educação (professores, pedagogos, psicólogos, etc.) que se preocupam em complementar o preparo do jovem para o futuro profissional, constituindo-se como uma ferramenta para ampliação da consciência sobre o mundo do trabalho. As atividades estão projetadas para aplicação online mas também podem ser adaptadas para ações presenciais ou até mesmo no formato híbrido. O formato de oficina prevê um total de vinte horas e permite que pela prática das atividades e por meio das interações façam-se reflexões que se iniciam com o aprofundamento do conhecimento de si, transitam por seus passados e pelos meios que estão inseridos, ampliam-se pelas análises de suas perspectivas futuras e conduzem à concepção de um plano de ação que abarque os determinantes de suas escolhas, respeitando-se seus contextos de vida. Para tanto, a edificação dos quatro módulos de atividades e também os tópicos auxiliares constituíram-se sobre a base teórica socio-histórica de Lev Vigotski. Os módulos poderão ser replicados total ou parcialmente, com adaptações.Item Desenvolvimento de um Aplicativo Educacional para Visita Técnica: uma proposta para aplicação no ensino médio integradoDutra, Elizandra PequenoOs Institutos Federais têm como objetivo ofertar Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando os indivíduos para atuação profissional nos diversos setores da economia. O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades de ensino oferecidas nestas instituições, que utilizam diversas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas, está a realização de visitas técnicas, que oportunizam aos estudantes aliar a teoria com a prática, permitindo uma experiência direta com o mundo do trabalho, além de contribuir com a complementação didático pedagógica das disciplinas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promover a realização de visitas técnicas no EMI avaliando assim a percepção dos docentes sobre a realização de visita técnica nos cursos integrados de nível técnico, desenvolvendo um aplicativo educacional para auxiliar em todas as fases da promoção, organização e realização destas visitas sendo que, a da validação deste produto educacional ocorreu com os docentes da instituição. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu as seguintes etapas: levantamentos bibliográficos; buscas e leituras não sistemáticas de publicações sobre temas ligados ao desenvolvimento de aplicativos e a realização de visitas técnicas no EMI; percepção dos docentes; aplicação de um questionário em docentes para analisar suas concepções em relação à visita técnica como recurso pedagógico; desenvolvimento do aplicativo educacional descrevendo detalhes sobre a escolha e desenvolvimento do software informativo, bem como a interação estudante /professor /estudante, fornecendo uma lista de empresa/instituição disponíveis para a visitação e a análise do questionário aplicado aos docentes após a utilização do aplicativo. De modo geral, a aplicação do questionário apontou que os docentes compreendem a importância da visita técnica como recurso metodológico, todavia, houve relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa. Todos os docentes que responderam ao questionário relataram que um aplicativo educacional poderia auxiliar na organização e realização de uma visita técnica. Em relação ao aplicativo desenvolvido e aplicado, em razão da pandemia causada pelo vírus Covid-19, houve um prejuízo em relação a sua utilização em uma visita real. Porém, a testagem realizada apontou que o aplicativo é interessante e possui funcionalidades que facilitam a execução das visitas técnicas.Item Roteiro do curso: Luz, Câmera e AnimAção: Stop Motion na CiênciaRohr, EsterEste curso tem por objetivo proporcionar orientações para produzir uma animação em stop motion, a partir de estudos sobre as relações entre trabalho, ciência e arte, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, disponibilizamos conceitos, princípios e técnicas para que você, cursista, seja capaz de produzir uma animação em stop motion. Compreendemos essa animação, neste contexto, como uma produção estética, que representará a percepção pessoal do autor sobre a pesquisa científica e suas implicações sociais.