Teses e Dissertações
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Esta comunidade é composta pelas Teses e Dissertações de conclusão de curso de Pós-graduação Stricto sensu do IFMS. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um(a) orientador(a).
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Maciel, Gesilane de Oliveira"
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Item Atividades adaptadas a estudantes com deficiência intelectual inseridos no ensino médio profissionalizante: orientações ao professor regente por meio de um guia didáticoVarela, Katiane da Silva; Maciel, Gesilane de Oliveira; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Flandoli, Beatriz Rosalia Gomes Xavier, Maciel, Gesilane de OliveiraEste estudo pretendeu orientar professores regentes, inseridos no ensino regular atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no desenvolvimento de atividades e estratégias pedagógicas direcionadas a estudantes com deficiência intelectual (DI). Para isso, inicialmente buscou-se identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos docentes na lida com as necessidades educacionais específicas deste grupo no momento de preparar atividades adaptadas. Analisaram-se ainda os direitos constitucionais dos estudantes com necessidades específicas de acesso a uma atividade adaptada, nos níveis conceituais, procedimentais e atitudinais, que balizam o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, colocou-se como objetivo geral orientar professores regentes, por meio de um guia didático, na adaptação de atividades escolares direcionadas a estudantes com deficiência intelectual inseridos na educação profissional e tecnológica. Os objetivos específicos buscaram: analisar as principais dificuldades educacionais específicas dos estudantes com deficiência intelectual inseridos no ensino médio profissionalizante e, elaborar um guia didático para professores, contendo orientações, modelos e estratégias pedagógicas para adaptação de atividades escolares aos seus alunos com deficiência intelectual. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, que foi construído nas seguintes etapas: inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as principais temáticas da pesquisa, como adaptação de atividades, formação de professores e formas de aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual; depois, foram analisados documentos históricos, legislações, censos e diários oficiais do estado do Mato Grosso do Sul sobre educação especial; em seguida, os professores regentes que atuam nas escolas da rede estadual de ensino médio profissionalizante do Mato Grosso do Sul receberam um questionário online para elencar as principais dificuldades encontradas por estes no momento de adaptar atividades para estudantes com deficiência intelectual; posteriormente elaborou-se um guia didático à luz da teoria do ensino apropriado de Vygotsky (1997), com orientações para um planejamento inclusivo a partir das propostas de Plestch e Glat (2005); em seguida, realizou-se um encontro com os professores regentes que atuam junto ao público de deficiência intelectual, para orientação no preparo e adaptação de atividades escolares, alinhada à visão singular da EPT, conforme defendido por Ramos (2005); por fim, na última etapa aplicou-se um segundo questionário online no qual os professores regentes fizeram observações sobre a facilitação de um planejamento inclusivo após conhecerem o guia didático em uma palestra. O produto educacional produzido consiste em um material no formato de um guia didático, com orientações que visam favorecer e facilitar planejamentos docentes inclusivos por meio de atividades-modelo, dicas e orientações que promovam a desenvoltura acadêmica de educandos com deficiência intelectual. Observou-se que esta pesquisa contribuiu com o processo formativo de professores que atuam junto a estudantes com deficiência intelectual que compreenderam as diferentes possibilidades de adaptar atividades escolares de forma a promover a inclusão.Item Inventário de práticas de estudos para adolescentes no ensino médio integrado e seus efeitos para a psicologia escolar no IFSPBaldo, Aline Karen; Maciel, Gesilane de Oliveira; IFMS; Maciel, Gesilane de Oliveira, Silveira, Jucimara Zacarias MartinsA pesquisa teve como contexto o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), e voltou-se para a atuação de psicólogos(as) escolares inseridos(as) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Considera-se que esses profissionais desempenham um trabalho muito relevante, porém enfrentam um excesso de demandas e uma carência de instrumentos psicológicos efetivos para o contexto da EPT. Este trabalho pretendeu colaborar com a prática desses profissionais, e teve como objetivo geral analisar se a construção de um instrumento psicológico informatizado acerca das práticas de estudos no ensino médio integrado (EMI) pode colaborar com a atuação da psicologia escolar na educação profissional no IFSP. E como objetivos específicos: a. descrever as práticas de estudos, à luz da educação dialógica e da concepção do EMI; b. construir um instrumento, com evidências de validade, para avaliar as práticas de estudos no EMI; c. verificar quais fatores relacionados à utilização do instrumento podem contribuir com a prática de psicólogos escolares no cotidiano da EPT. Sendo assim, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, que resultou no produto educacional (PE) Inventário de Práticas de Estudos para Adolescentes no Ensino Médio Integrado (IPEA-EMI), um instrumento psicológico, construído a partir de referenciais nacionais e internacionais. Um levantamento bibliográfico embasou teoricamente o construto práticas de estudos e a construção dos itens desse inventário, os quais foram analisados por juízes especialistas, estudantes e psicólogos(as) do IFSP. O IPEA-EMI é um instrumento de autorrelato, em formato digital e online, com aplicação controlada e supervisionada, composto por 48 itens, divididos em quatro fatores correlacionados (histórico, biológico, social e físico), acompanhado do manual de aplicação, apuração e interpretação, que apresenta sua padronização e normatização. A pesquisa teve também como resultados os estudos acerca de evidências de validade e precisão, realizados a partir de aplicação piloto com 284 estudantes, que buscou garantir cientificidade ao instrumento. Estes estudos demonstraram evidências de validade favoráveis acerca do conteúdo dos itens, conceitualmente e empiricamente, e de sua estrutura interna (Análise Fatorial Confirmatória), considerada satisfatória e confiável, assim como sua precisão (Alfa de Cronbach e Ômega de McDonald). A aplicação do PE ocorreu por meio de uma oficina, ofertada a 12 psicólogos(as) escolares do IFSP, na qual todos manifestaram interesse pela utilização do instrumento. Por fim, realizou-se um estudo acerca das consequências deste uso, envolvendo seis desses psicólogos, no qual identificou-se uma alta satisfação deste grupo com a utilização do IPEA-EMI, em todas as categorias analisadas. O manual foi considerado claro e adequado. O formato informatizado do instrumento foi considerado um facilitador, demonstrando-se efetivo para os processos avaliativos no âmbito escolar. Os relatos do grupo também indicaram que o uso do IPEA-EMI permite ampliar o conhecimento sobre os estudantes e suas práticas de estudos, possibilita o planejamento e monitoramento de ações/intervenções com esses estudantes, auxilia no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e amplia o conjunto de métodos e técnicas que orientam intervenções educativas. Sendo assim, os resultados indicaram que possivelmente este PE contribui com a prática de psicólogos(as) escolares no cotidiano da EPT.