Teses e Dissertações
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Esta comunidade é composta pelas Teses e Dissertações de conclusão de curso de Pós-graduação Stricto sensu do IFMS. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um(a) orientador(a).
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Vieira, Azenaide Abreu Soares"
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Item A formação continuada de professores na perspectiva politécnica: uma proposta curricularSouza, Paula Renata Cameschi de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Correa, Anderson Martins, Santos Junior, Antonio dosEste estudo traz uma proposta curricular estruturada com base na perspectiva politécnica para formação de professores da educação básica. Para isso foi realizada pesquisa exploratória para compreensão do contexto de investigação; a construção de uma proposta curricular; a implementação e a análise das impressões dos participantes. Trata-se de pesquisa qualitativa aplicada e procedimentos de pesquisa-ação tendo por contexto de investigação a Comunidade de Aprendizagem Colaborativa entre Professores, autodenominada ProfCAC-MAES, grupo de 15 professores do município de Nova Andradina-MS. A ProfCAC-MAES faz parte da Rede MAES, uma iniciativa de professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica egressos dos Programas VET III Professores para o Futuro (2016) e FiTT Finlandeses Formando Formadores (2017), ambos realizados na Finlândia. O estudo se justifica pela necessidade de promoção de um maior compromisso ético-político à formação docente como parte de um projeto de formação integral que beneficie a classe trabalhadora para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Silva (2005) acerca das teorias críticas do currículo e dos estudos de Kuenzer (1992), Saviani (2011), Ramos (2016) sobre currículo e educação politécnica. Conclui-se que os cursos ofertados pela Rede MAES, incluindo-se o percurso formativo da ProfCAC-MAES, enquanto desenvolvimento profissional docente, podem promover contribuições à perspectiva politécnica por sua ênfase ao processo de aprendizagem colaborativo, dialógico, crítico e teorizado, da organização curricular não fragmentada em disciplinas e da promoção da interdisciplinaridade e da pesquisa. Todavia, a pesquisa demonstra a necessária atenção a aprendizagem a partir de situações concretas da realidade da sala de aula e das especificidades da formação de professores em serviço. Compreende como desafios a serem superados o entendimento da escola e do currículo como espaço político e de disputas, da compreensão da unicidade da relação teoria e prática e da necessária autonomia e amparo legal ao professor e de uma gestão que privilegie práticas diferenciadas em detrimento às práticas conteudistas tradicionais.Item Contribuições dos produtos educacionais do ProfEPT para a formação integral do estudante do ensino médio integradoGarcia, Rosane de Brito Fernández; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares, Silva, Joao Fabio Sanches, Passos, Marise Lyra SilvaA reformulação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), representada pela implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por meio da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, proporcionou o fortalecimento da oferta da educação integral. Este fato tem se constituído como principal desafio dos profissionais da educação da Rede Federal, pois demanda inclusive a qualificação dos servidores do quadro de pessoal para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas promotoras de formação integral. Assim sendo, esta pesquisa objetiva evidenciar as dimensões da Formação Integral e os aspectos do Ensino Integrado contemplados nos Produtos Educacionais gerados pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para isso, realiza-se pesquisa aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva. Utiliza-se o método de pesquisa participante com procedimentos de estudo bibliográfico, documental e de Revisão Bibliométrica. As dimensões da Formação Humana Integral e os aspectos do Ensino Integrado constituem embasamento teórico desta investigação. Para organização, categorização e análise dos dados gerados foi utilizada a técnica de análise textual discursiva. Foram aplicados questionários aos professores do ProfEPT como instrumentos de avaliação do Produto Educacional. Este consiste em uma matriz de apoio ao planejamento e avaliação da prática pedagógica articulada ao projeto da EPT para o Ensino Integrado. Como resultado da Revisão Bibliométrica foram encontrados 355 Produtos Educacionais do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica gerados até junho de 2020, destacando-se os Manuais/Guias/Texto de apoio como principal tipo de produção que o ProfEPT tem gerado. Destacaram-se os IFFARROUP, IFSC, IFRN, IFS e IFPR pela maior quantidade de produtos educacionais publicados neste recorte temporal, quando, em sua maioria, foram direcionados aos docentes, seguido dos estudantes, gestores, técnicos e comunidade externa. Chegou-se a 43 produtos educacionais destinados ao ensino médio integrado, aplicados ao ensino, que de forma geral contemplam os aspectos do Ensino Integrado, com exceção do aspecto apreciação do desempenho da construção e apropriação do saber, materializado em 53,48% da amostra. Esta constatação aponta necessidade de alinhamento e estudo mais aprofundado ao que propõem os referenciais teóricos que embasam as propostas pedagógicas do Ensino Integrado às Bases Conceituais da EPT e à Pedagogia Histórico Crítica. O resultado pragmático da pesquisa culminou na elaboração da Matriz para a Formação Integral avaliada positivamente. A partir de sua construção, observou-se que o setor em que se apresenta o aspecto situar conceitos como conhecimento de formação geral e específica, apresenta um espaço a ser preenchido, esboçando a necessidade de mais estudos a seu respeito.Item Formação continuada docente na perspectiva integral: uma proposta para o ensino integradoAlmeida, Laressa Cintra de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Sanvria, Claudio Zarate; Vinhole Júnior, Airton José; Chediak, Sheilla.A presente pesquisa tem por tema a formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e objetivou analisar os aspectos do Ensino Integrado em curso de formação continuada, assim como apresentar uma proposta formativa para professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e intervencionista, a partir dos procedimentos da pesquisa-ação constituída por quatro fases: diagnose, elaboração, execução e avaliação. A análise de dados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, enquanto método para a organização e interpretação dos dados. Apresentou por contexto investigativo o curso de extensão RE-MAES Rede de Formadores em Metodologias Ativas para o Estudante do Século XXI, vinculado ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: Como oportunizar uma formação continuada de professores com vistas ao desenvolvimento integral? O estudo se justifica pelo interesse em aprofundar a relação reflexão-ação no uso de metodologias de ensino, assim como, oportunizar o desenvolvimento de um maior compromisso ético-político na formação de professores da Educação Básica e Profissional como parte de um projeto de formação humana integral. A pesquisa exploratória consistiu na análise do RE-MAES para compreensão dos princípios e práticas utilizadas e ancorou a construção e implementação de um novo percurso formativo, no intuito de desenvolver práticas pedagógicas junto aos professores egressos, que lhe permitissem refletir criticamente sobre as questões sociais, propondo-lhe superações. Conclui-se que o percurso metodológico proposto, denominado TeorizAção, foi capaz de promover avanços à perspectiva de formação integral, atendendo aos requisitos apresentados pelos estudiosos da área, sobretudo, no aprofundamento em Formação Geral, em atendimento à lacuna apresentada na pesquisa exploratória, e iniciação em pesquisa científica. Entretanto, demonstrou ainda, desafios a serem superados quanto à relação cindida entre a teoria e a prática, sob a ótica de Formação Geral e Formação Específica, e a cultura de formações docentes com ênfase instrumental, assim como em torno das Condições de Trabalho dos professores em formação.Item Identidade de gênero na educação profissional e tecnológica: olhares sobre o acolhimento a estudantes LGBTQIA+ no IFSPHatsumura, Mitsuko; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Lopes Junior, Dejahayr; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Souza, Tatiele Pereira deA diversidade de gênero é uma realidade nas instituições educacionais, incluindo o Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP). Um exemplo significativo dessa realidade ocorreu quando um estudante transexual solicitou o uso do banheiro masculino, o que despertou reflexões sobre as práticas de acolhimento no campus. A partir de tal acontecimento, surge o interesse em buscar respostas à pergunta: quais ações práticas de acolhimento para estudantes LGBTQIA+ são realizadas durante o período de estudo no Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio? Tal pergunta orienta o objetivo geral da presente pesquisa, que é analisar as estratégias de acolhimento a estudantes LGBTQIA+ no contexto do Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio. Os objetivos específicos incluíram: identificar as diretrizes de acolhimento de estudantes LGBTQIA+ do Instituto Federal de São Paulo; compreender a percepção de estudantes LGBTQIA+ sobre os mecanismos de acolhimento promovidos pelo IFSP-Campus Presidente Epitácio; analisar como a comunidade acadêmica acolhe as/os estudantes LGBTQIA+ do IFSP-Campus Presidente Epitácio e desenvolver um guia orientativo referente a diversidade de gênero/sexualidade e estratégias de acolhimento a estudantes LGBTQIA+ da Educação Profissional e Tecnológica. Os participantes do estudo são estudantes LGBTQIA+ do Ensino Médio Integrado e de cursos superiores, bem como servidores do IFSP-PEP. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva-explicativa. Como procedimento prático foi utilizado a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram documentos institucionais, entrevista e questionário. Os dados foram sistematizados com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, foi elaborado um guia interativo baseado nas percepções dos participantes sobre o acolhimento, que se revelou essencial para divulgar informações sobre diversidade de gênero e sexualidade, e orientar práticas de acolhimento no ambiente escolar à comunidade LGBTQIA+. Os resultados da pesquisa apontam tanto avanços, como a realização da Semana da Diversidade, quanto desafios a serem superados para criar um ambiente mais inclusivo no IFSP-PEP. O guia interativo desenvolvido reflete as necessidades e sugestões dos participantes e se estabelece como um recurso importante para futuras práticas de acolhimento, com potencial de promover maior visibilidade e inclusão da comunidade LGBTQIA+ no contexto educacional.Item Mobilidade internacional estudantil: uma via de desenvolvimento de habilidades transversaisPaniago, Manuella Barros; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Chediak, Sheylla, Vieira, Azenaide Abreu Soares, Vinhole Júnior, Airton JosÉEsta investigação, cuja linha de pesquisa se enquadra em história e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, tem por cenário a crescente internacionalização dos saberes e traz ao debate acadêmico as implicações da mobilidade internacional estudantil para a formação humana no âmbito do Ensino Médio Integrado. Portanto, o objetivo geral consistiu em analisar as contribuições e os desafios das ações de mobilidade internacional do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento de habilidades transversais nos estudantes do Ensino Médio Integrado. A revisão bibliográfica compreendeu os temas: formação integral; habilidades transversais ou soft skills; e mobilidade internacional estudantil. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi aplicada com dez estudantes do Ensino Médio Integrado, participantes da mobilidade internacional. Os dados da pesquisa foram coletados com os participantes por meio de questionário e de entrevista, e tratados consoante o método de análise de conteúdo. Os resultados foram fundamentados na percepção dos estudantes e na conexão às bases teóricas da pesquisa, e demonstraram que a experiência da mobilidade internacional contribuiu, sobremaneira, para a ampliação da responsabilidade social, da independência, da capacidade de realismo e do controle da impulsividade dos investigados. Os principais desafios dos estudantes foram com a capacidade de comunicação, de organização e de adaptação, demonstrando uma lacuna de habilidades relevantes para formação integral e para as demandas do mundo do trabalho. A pesquisa apresenta um Produto Educacional em formato de vídeo documentário que contempla as percepções dos estudantes quanto às contribuições e os desafios da experiência e que tem por objetivo compor a história e memória institucional. Ao final, concluímos que apesar das limitações de alcance da pesquisa, esta representa subsídio para o fortalecimento das atividades de internacionalização do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, bem como para gerar reflexões sobre o impacto social dessas ações.Item Transversalidade no ensino de geografia: uma proposta de integração com foco no desenvolvimento identitário de estudantes do ensino médio integrado do IFMSBenites, Cleice; Vieira, Azenaide Abreu Soares; IFMS; Souza, Antonio Carlos Santana de; Vieira, Azenaide Abreu Soares; Vinholi Júnior, Airton JoséDevido a pandemia Covid-19, adolescentes brasileiros foram privados da convivência social, inclusive no ambiente escolar. Esse fenômeno pode ter desencadeado inúmeros problemas psicossociais, entre eles a dificuldade em assumir responsabilidades, situação que impacta diretamente no desenvolvimento da identidade madura dos estudantes do ensino médio. Nesta fase do ensino, o adolescente forma recursos para constituição da identidade adulta, estes fundamentais para que possam responder positivamente situações sociais que exijam habilidades intrapessoal e interpessoal como: a assertividade, a capacidade de ouvir e de se comunicar, a confiança. Sendo assim, questiona-se o desenvolvimento psicossocial de estudantes que cursaram parte do ensino médio totalmente isolados do convívio escolar e social com o desenvolvimento da presente pesquisa, cujo objetivo é analisar o desenvolvimento psicossocial dos estudantes concluintes em 2022 o ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, para assim, propor como produto educacional uma sequência didática de conhecimentos de Geografia com foco no desenvolvimento identitário dos estudantes. Para contemplar o objetivo geral, tivemos os seguintes objetivos específicos: 1) analisar o estado de identidade de estudantes concluintes em 2022 o Ensino Médio Integrado no IFMS, campus Nova Andradina; 2) identificar preocupações que configuram-se para os estudantes como obstáculos para progressão acadêmica ou profissional; 3) desenvolver uma sequência didática de Geografia, como produto educacional, com foco no desenvolvimento identitário dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa uma vez que utiliza do questionário GIDS (The Groningen Identity Development Scale), escala que avalia o desenvolvimento de identidade na adolescência, e de questionários com questões dissertativas para avaliar aspectos psicossociais destes estudantes, assim como, avaliar o produto educacional. O método utilizado para realização da pesquisa foi da problematização com o Arco de Maguerez. A análise referente ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes revelou que encontram-se no estado de identidade estabelecida, no entanto, o aspecto ocupacional, na dimensão ideológica, e a amizade, na dimensão interpessoal mostraram um nível de desenvolvimento baixo. Os adolescentes vivem muita instabilidade financeira, o que os leva à insegurança ao ter que escolher o curso superior e, por conseguinte, a carreira profissional. Afim de contribuir com o que pode ser a realidade de outros estudantes do ensino médio, foi elaborada, desenvolvida e avaliada uma sequência didática, como Produto Educacional, cujo foco é o desenvolvimento de habilidades sociais, como o fortalecimento de amizades, e ideológicas, com vistas à progressão profissional e acadêmica.