Teses e Dissertações Defendidas no IFMS
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Produção Stricto sensu dos programas de Mestrado e Doutorado do IFMS
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Navegando Teses e Dissertações Defendidas no IFMS por Orientador "Diemer, Odair"
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Item Conhecendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica no Brasil: uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidadeMoraes, Atila Alixandre de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Sanavria, Claudio Zarate, Sousa, Dolores Puga Alves deA presente pesquisa teve como objetivo aplicar um curso de extensão por meio de uma oficina pedagógica fundamentada em metodologias ativas e dialogicidade sobre as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. A história da educação no Brasil é marcada pela dualidade entre o ensino técnico para os pobres e o propedêutico para os ricos. No entanto, o decreto 5.154 publicado em 2004 possibilitou a retomada da oferta do ensino médio profissional de forma integrada colocando em evidência o ensino brasileiro como política pública, modalidade de ensino que conjuga a formação básica à técnica e rompe a dualidade histórica registrada na Educação Profissional Brasileira (EPT), fomentando ao mesmo tempo o ensino da cultura geral e da formação profissional. Porém, parte dos ingressantes dos cursos técnicos integrados, estudantes de licenciaturas, população em geral e até mesmo docentes que atuam na EPT apresentam divergência de compreensão sobre o que seria uma formação técnica de nível médio integrada e sua efetiva aplicabilidade no ambiente escolar. Desse modo, atividades pedagógicas que venham a minimizar essa lacuna contribuem para ampliação e concretização dos conhecimentos referentes às bases conceituais que permeiam o ensino integrado ofertado nos Institutos Federais. O curso de extensão teve como tema central a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e foi realizada no Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim com uma carga horária total de oito horas. A oficina pedagógica foi organizada em três momentos: contextualização, planificação e reflexão. O primeiro foi a discussão da temática por meio da apresentação expositiva com auxílio de músicas que abordam o tema. No segundo, a planificação, os envolvidos mensuraram o problema pelo diálogo e elaboração colaborativa de atividades apoiadas em metodologias ativas e dialogicidade sobre as perspectivas dos mesmos em relação ao ensino técnico no Brasil e como este pode contribuir para uma formação integral do indivíduo. Por último, na reflexão, quando a sistematização do conhecimento é elencada, os participantes descreveram em grupo, suas impressões sobre a temática e socializaram com os demais. De modo geral, houve indícios de que a metodologia utilizada na aplicação da oficina colaborou com o entendimento sobre a história, bases conceituais, características dos cursos e perspectivas da educação profissional ofertadas nos Institutos Federais fundamentada em metodologias e práticas que proporcionem a integração. Espera-se que o produto educacional, oriundo desta pesquisa, estimule a utilização de ferramentas pedagógicas que promovam a interação e a formação integral dos estudantes.Item Curso livre mostrando uma pesquisa científica experimental como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológicaNaressi, Adriana Estabile; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Klein,Sidnei, Maciel, Gesilane de OliveiraA pesquisa científica como produção de conhecimento é uma prática educativa importante para autonomia intelectual dos discentes, tornando-os protagonistas com um papel ativo no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, surgiu o problema desta pesquisa: um projeto de pesquisa científica desenvolvido no IFMS auxilia na formação integral dos estudantes? Ainda, sabe-se que é preciso criar estratégias de valorização da pesquisa científica, inclusive com incentivos para uma maior participação dos docentes e discentes, ressaltando a sua importância para a formação. Assim, surgiu a ideia de desenvolver um curso livre apresentando a descrição completa de uma pesquisa científica realizada, de tal modo a, fomentar a condução de outros projetos de pesquisa científica com características similares ao executado. A fim de responder ao problema de pesquisa, o objetivo do presente trabalho foi o de analisar se o projeto de pesquisa científica e tecnológica aprovado no Edital 019/2020 – Propi/IFMS intitulado: Sistema sustentável e inédito para a piscicultura pantaneira: Criação de peixes em sistema de recirculação com novas tecnologias, desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim contribuiu com a formação integral dos estudantes participantes. Para tanto, a pesquisa científica foi acompanhada e observada e envolveu três (3) estudantes do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca, três (3) estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Aquicultura, docentes da área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca e a pesquisadora que atuou como observadora da pesquisa. Para analisar se a pesquisa desenvolvida contribuiu com a formação integral dos estudantes membros da pesquisa foram realizadas entrevistas com os mesmos. As questões para a entrevista foram de forma semiestruturada com algumas questões predefinidas e com a possibilidade de inclusão de questões no decorrer da entrevista, permitindo maior flexibilidade ao pesquisador. Todos os estudantes entrevistados consideraram a participação no projeto de pesquisa importante para sua formação, referindo-se como um diferencial e conseguiram estabelecer uma conexão da teoria aprendida em sala de aula com a prática desenvolvida no projeto. Além disso, na percepção dos estudantes, o projeto atingiu seus objetivos, em especial, gerando novos conhecimentos e despertando o interesse pela ciência contribuindo com o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos com os demais colegas de turma, favorecendo assim, a integração entre os sujeitos e a interdisciplinaridade. Também, revelando em suas respostas a dimensão trabalho, como princípio educativo, dimensão ciência, como geração de conhecimento, e a dimensão tecnologia como transformação da ciência em força produtiva. Todavia, os estudantes pontuaram que faltam informações sobre as pesquisas para os estudantes ingressantes e as vagas são limitadas. Em síntese, a pesquisa demonstra notadamente que a iniciação científica favorece a formação integral do estudante, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade, autonomia, desenvoltura, dentre outros.Item Desenvolvimento de um aplicativo educacional para visita técnica: uma proposta para aplicação no ensino médio integradoDutra, Elizandra Pequeno; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Sanavria, Claudio Zarate, Souza, Aloisio Henrique Pereira deOs Institutos Federais têm como objetivo ofertar Educação Profissional e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando os indivíduos para atuação profissional nos diversos setores da economia. O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades de ensino oferecidas nestas instituições, que utilizam diversas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre essas, está a realização de visitas técnicas, que oportunizam aos estudantes aliar a teoria com a prática, permitindo uma experiência direta com o mundo do trabalho, além de contribuir com a complementação didático pedagógica das disciplinas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos utilizados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promover a realização de visitas técnicas no EMI avaliando assim a percepção dos docentes sobre a realização de visita técnica nos cursos integrados de nível técnico, desenvolvendo um aplicativo educacional para auxiliar em todas as fases da promoção, organização e realização destas visitas sendo que, a da validação deste produto educacional ocorreu com os docentes da instituição. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu as seguintes etapas: levantamentos bibliográficos; buscas e leituras não sistemáticas de publicações sobre temas ligados ao desenvolvimento de aplicativos e a realização de visitas técnicas no EMI; percepção dos docentes; aplicação de um questionário em docentes para analisar suas concepções em relação à visita técnica como recurso pedagógico; desenvolvimento do aplicativo educacional descrevendo detalhes sobre a escolha e desenvolvimento do software informativo, bem como a interação estudante /professor /estudante, fornecendo uma lista de empresa/instituição disponíveis para a visitação e a análise do questionário aplicado aos docentes após a utilização do aplicativo. De modo geral, a aplicação do questionário apontou que os docentes compreendem a importância da visita técnica como recurso metodológico, todavia, houve relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa. Todos os docentes que responderam ao questionário relataram que um aplicativo educacional poderia auxiliar na organização e realização de uma visita técnica. Em relação ao aplicativo desenvolvido e aplicado, em razão da pandemia causada pelo vírus Covid-19, houve um prejuízo em relação a sua utilização em uma visita real. Porém, a testagem realizada apontou que o aplicativo é interessante e possui funcionalidades que facilitam a execução das visitas técnicas.Item O processo de verticalização no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o fazer pedagógicoValentim, Jacqueline de Carvalho; Diemer, Odair; IFMS; Sanavria, Claudio Zarate, Diemer, Odair, Signor, Arcangelo Augusto, Matos, Marilyn Aparecida Errobidart deNo Brasil, a partir de 2008, com a Lei no 11.892/2008, foram criados os Institutos Federais (IFs), que possuem como uma das suas finalidades a verticalização do ensino e da estrutura educativa de uma instituição, o que ocorre quando ela é capaz de oferecer cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino. A verticalização faz com que os docentes atuem, simultaneamente, em cursos de diferentes níveis de ensino. Há, portanto, a necessidade de ajustar o fazer pedagógico, os conteúdos e a linguagem para atender a públicos com diferentes níveis de amadurecimento intelectual. Diante desse fato, o objetivo central do presente estudo foi analisar a verticalização do ensino no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, buscando compreender o fazer pedagógico dos docentes em relação à didática e à metodologia utilizadas. Como produto educacional foi desenvolvido um vídeo informativo sobre o fazer pedagógico dos docentes do campus diante da verticalização do ensino. Os instrumentos e procedimentos utilizados na investigação incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, aplicação de questionários e entrevistas com os professores do IFMS Campus Coxim que tiveram a experiência de atuar na Educação Básica e no Ensino Superior, ou seja, no ensino verticalizado. Em relação à verticalização do ensino foi constatado que no IFMS Campus Coxim há uma relação de proximidade entre a Educação Superior e a Educação Básica. Os entrevistados avaliaram a verticalização como uma finalidade positiva e necessária ao IFMS e a polivalência por nível de ensino foi percebida tanto como vantagem quanto como desvantagem para o corpo docente, que revelou que um aspecto preocupante é a falta de interesse dos discentes em permanecerem na instituição para cursar o nível superior, pois muitos buscam por universidades em outras localidades.Item Podcast sobre estágio supervisionado: uma proposta de orientação para estudantes da educação profissional técnica de nível médio integradoRaulino, Cíntia Grazielle de Souza; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Signor, Altevir, Sanavria, Claudio ZarateEsse trabalho realizou uma análise qualitativa do estágio desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - CampusCampo Grande, no Curso Técnico Integrado em Mecânica, partindo da perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo e no ensino integrado como superação da dualidade teoria-prática. Para chegar à construção de uma orientação aos estagiários, foram entrevistados docentes e técnicos da área de mecânica visando identificar quais as perspectivas quanto ao estagiário e ao desenvolvimento do estágio. Os estudantes responderam um questionário para levantamento de dúvidas, experiências e expectativas. Também foram analisados relatórios de estágio e ficha de avaliação do estagiário pelo supervisor. As informações obtidas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram a necessidade de orientar os estudantes quanto ao objetivo pedagógico do estágio, os comportamentos esperados no estagiário, as atividades que desempenharão e as formas de aproveitar a experiência de aprendizagem. Assim, foi desenvolvido uma série de Podcast, com o título: “Estágio Supervisionado: Informações importantes para quem irá iniciar o estágio”, proporcionando aos estudantes um direcionamento quanto aos aspectos elencados, indicando caminhos possíveis para o desenvolvimento do estágio curricular.Item Uma proposta didática para a integração entre história e conservação de alimentos fundamentada na pedagogia histórico-críticaMoraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimaraes de; Diemer, Odair; IFMS; Diemer, Odair, Vinhole Junior, Airton Jose, Oliveira, Eliene Dias deO Ensino Médio Integrado articula o ensino técnico e a formação básica, nas concepções de politecnia, educação unitária e omnilateralidade. Os saberes técnicos devem ser abordados em sua historicidade, não apenas como procedimentos operacionais, mas como atividades humanas com origem em processos históricos, mediados por conhecimentos científicos que os fundamentam. Isso possibilita ao estudante uma apreensão crítica da realidade, sendo capaz de modificá-la. A efetivação do Ensino Médio Integrado requer práticas pedagógicas integradoras orientadas pela ideia de totalidade, rompendo com o modelo tecnicista de reprodução. A Pedagogia Histórico-Crítica é uma concepção pedagógica de caráter contra hegemônico comprometida com a educação dos trabalhadores, visando a transformação social. A pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição da didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica na integração entre as disciplinas de História e Conservação de Alimentos, de modo a auxiliar a efetivação de práticas pedagógicas integradoras na perspectiva do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a metodologia para a execução da pesquisa foi dividida em oito partes: 1. Público-alvo e local de pesquisa; 2. Entrevistas com as docentes de História e Conservação de Alimentos: analisando experiências; 3. Planejamento das aulas utilizando os Momentos Pedagógicos da PHC; 4. Aplicação das aulas seguindo os Momentos Pedagógicos; 5. Avaliação do conteúdo; 6. Avaliação da metodologia; 7. Análise dos dados e 8. Elaboração do Produto Educacional. De modo geral, a metodologia proposta contribuiu para estimular o interesse e a participação dos estudantes, possibilitando uma percepção histórica dos saberes técnicos e menor distanciamento entre sua realidade social e o trabalho pedagógico. Logo, acredita-se que a didática proposta para a Pedagogia Histórico-Crítica possui potencial para contribuir na efetivação de práticas pedagógicas integradoras, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada.