Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Silva, Andre Luiz da Motta"
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Item Efetividade da Avaliação do Docente pelo Discente na Perspectiva da Formação Humana Integral: Uma Proposta de Instrumento AvaliativoSantos, Raquel; Silva, Andre Luiz da Motta; IFMS; Silva, Andre Luiz da Motta, Caramit, Ricardo Pini, Sa Teles Danilo Ribeiro de, De Oliveira, Maria Augusta MartiarenaO trabalho de pesquisa aqui apresentado investigou se o atual modelo de Avaliação do Docente pelo Discente (ADD) realizada no IFMS dialoga com o Projeto PolíticoPedagógico que está na base dos Institutos Federais, contribuindo para a formação humana integral dos educandos. Neste trabalho, buscamos identificar as percepções dos docentes do ensino médio integrado quanto à ADD, assim como analisar os objetivos institucionais para esta avaliação. Interpretando os dados levantados, analisamos, pelo método dialético, qual concepção teórica-filosófica de avaliação e trabalho docente embasam o atual modelo de ADD e qual concepção de formação humana a norteia. Como produto educacional, ao final da pesquisa propusemos um questionário para efetivação da Avaliação do Docente pelo Discente dentro de uma perspectiva de formação humana integral que vise a travessia para uma formação politécnica. Os resultados deste trabalho apontaram para um alinhamento teórico entre a ADD no IFMS e sua fundamentação descrita nos documentos institucionais ao Projeto Político-Pedagógico dos Institutos Federais. Entretanto, na percepção docente, identificamos uma diversidade de concepções sobre a função social da educação, a efetividade e necessidade da ADD e principalmente, percebemos que a concepção de formação humana integral não é amplamente compreendida e acolhida entre os docentes participantes da pesquisa, o que, no limite, implica em prejuízo para a materialização, em grande parte, do projeto formativo proposto pelos Institutos Federais.Item Recursos e Estratégias de Aulas em Laboratórios para Estudantes com Baixa Visão na Educação Profissional e TecnológicaCardoso, Luiz Roberto; Silva, Andre Luiz da Motta; IFMS; Silva, Andre Luiz da Motta, Silva, Alice Felisberto da, Sa Teles Danilo Ribeiro deO presente trabalho visa o estudo da política de inclusão para estudantes com necessidades educacionais específicas. Em especial, pretende-se desenvolver um recurso pedagógico para auxiliar os docentes do Campus Campo Grande, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, que lecionam para estudantes com deficiência de baixa visão. Estes discentes, nas aulas de laboratórios, normalmente, ficam impossibilitados de alcançarem o máximo do seu desenvolvimento possível, devido ao fato de que estes laboratórios não estão adaptados para receberem este aluno por falta de recursos pedagógicos e tecnologias assistivas, portanto, não há um ambiente inclusivo. Para tanto buscar-se-á um aprofundamento na literatura existente, que ampara esse tipo de inclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica e análise documental, com a finalidade de melhorar a acessibilidade dos alunos de baixa visão nos ambientes dos laboratórios, como orientação aos docentes nas aulas práticas, e buscar estimulá-los a serem participativos nas aulas. Para isso, far-se-á uma busca nos documentos institucionais: Projeto Político Pedagógico (PPC) e o Regimento Interno do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específica (NAPNE) dos cinco Institutos Federais pesquisados, de como estão sendo ministradas as aulas de laboratórios e quais tecnologias assistivas e recursos pedagógicos estão sendo utilizados. Portanto, na prática de ensino da educação inclusiva, sendo o docente mediador da relação aluno-aprendizagem para educandos deficientes e não deficientes. Pensando nesta inclusão, o produto educacional é uma cartilha em forma de História em Quadrinhos, contribuindo para uma melhor interação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem