Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Sinesio, Luis Eduardo Moraes"
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Item A constituição de saberes docentes e a metodologia da problematização na formação de professores no ensino médio integrado: diálogos possíveisGuimarães Filho, Durval Rabelo; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Dalpiaz Altemir Luiz, Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaA pandemia da Covid-19 obrigou a sociedade a manter distanciamento social, incluindo professores e estudantes. A migração do ensino presencial para o não presencial e o retorno das aulas em ambientes físicos trouxeram alguns desafios aos professores, dentre eles: dúvidas e dificuldades em conduzir a prática pedagógica, o que pode ter dificultado aspectos didáticos como a dialogicidade e a prática educativo-crítica problematizadora. Para tanto, o estudo buscou responder à seguinte questão: quais saberes docentes são mobilizados no contexto da formação continuada no ensino médio integrado e são capazes de promover integração dos recursos digitais e maior dialogicidade, a partir da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez? Tendo em vista a questão apresentada, delineamos como principal objetivo investigar os saberes docentes durante a produção colaborativa de um caderno didático, por meio da formação de professores em metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, para promoção de aprendizagem dialógica no ensino médio integrado. Para tanto, os objetivos específicos são: Analisar as concepções de professores sobre as diretrizes da rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul para a prática pedagógica na educação profissional; Identificar as dificuldades de professores do ensino médio integrado, do Centro Estadual de Educação Profissional Padre João Greiner, ao utilizarem-se uma prática pedagógica dialógica; sistematizar os saberes docentes necessários na utilização da metodologia da problematização no contexto do ensino médio integrado; disponibilizar um caderno didático interativo em ambiente virtual, publicá-lo e divulgá-lo aos professores em geral. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e o método da pesquisa-ação foi utilizado na condução do estudo. Os dados foram gerados por meio de documentos, questionários e grupo focal. O método para levantamento de dados foi a pesquisa-ação em suas cinco fases, como proposto por Thiollent (1986) e o caminho da pesquisa foi mapeado por meio das ações contidas nas cinco etapas do Arco de Maguerez, segundo Colombo e Berbel (2007). Têm-se os princípios da Análise Textual Discursiva como método de organização dos dados e geração de resultados. O estudo demonstrou que a pandemia exigiu competências dos professores para utilização de recursos tecnológicos que eles não possuíam, quanto às metodologias ativas e problematizadoras indicou existir predisposição para o uso, embora em alguns momentos a prática tradicional permaneceu. Como produto educacional, foi elaborado coletivamente, à luz dos pressupostos da aprendizagem ativa, um caderno didático interativo, apoiado por um curso livre, para aprimorar a prática pedagógica, organizado com base na metodologia da problematização com o Arco de Maguerez.Item O ensino das práticas corporais diversificadas no ensino médio: contribuições para a formação integral da educação profissional e tecnológicaPeres, Rafael Bruno; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Cruz, , Rafael Presotto Vicente, Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula, Sinesio, , Luis Eduardo Moraes,No cenário da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar as possibilidades de contribuição das práticas corporais para a Formação Humana Integral no Ensino Médio do IFMS/CG e organizar uma sequência didática. Os aspectos motivacionais que fundamentam o interesse nessa temática são as experiências/vivências da trajetória do pesquisador, com a linguagem corporal em escolas da educação básica. Nessa perspectiva, apresentam-se como objetivos específicos: propor atividades de diversificação das práticas corporais no contexto do ensino médio integrado; identificar os saberes e conhecimentos produzidos a partir das discussões teóricas e práticas realizadas na sequência didática e validar uma Sequência Didática baseada na Metodologia da Problematização, a fim de elaborar o Produto Educacional. Os sujeitos do estudo são estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, do curso de Administração do campus Campo Grande. O desenho metodológico foi orientado pela pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com procedimentos de análise da pesquisa-ação. A principal fundamentação para a construção da sequência didática foi a utilização da Metodologia da Problematização, considerando os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais das práticas corporais. Para um discurso crítico e reflexivo, a pesquisa trouxe pressupostos conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados foram alcançados de forma significativa, por meio dos saberes produzidos pelos estudantes, discussões críticas e fundamentadas com embasamento teórico e pela transformação social e cultural pelas quais passaram, ou seja, a produção de discursos cada vez mais concisos e coerentes, e um olhar ampliado sobre o universo da Educação Física escolar e das práticas corporais.Item Uma abordagem didática interdisciplinar no ensino médio integrado: desafios e possibilidadesCastro, Gisele Alves Zuza de; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; IFMS; Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Correa, Anderson Martins, Andrade, Luci Carlos deA interdisciplinaridade apresenta uma proposta de totalidade na produção e na socialização do conhecimento, uma possibilidade de diálogo entre as diversas disciplinas, valorizando cada área do conhecimento. Assim, a questão norteadora deste estudo é: como está configurada a interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande? A presente investigação insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Macroprojeto 3 Práticas Educativas no Currículo Integrado, com o objetivo geral de investigar as possibilidades e desafios da abordagem didática interdisciplinar no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Nesse contexto, concebemos, como produto educacional, a construção de uma formação continuada a distância para docentes na perspectiva interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica. Para o alcance do objetivo geral, estabelecemos como objetivos específicos: 1) Identificar como é configurada a interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado no IFMS, campus Campo Grande; 2) Analisar as diretrizes nacional e institucional do Instituto Federal para a abordagem didática interdisciplinar; 3) Evidenciar práticas interdisciplinares existentes no Ensino Médio Integrado; 4) Desenvolver e validar um curso livre de formação continuada docente na perspectiva interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com os seguintes instrumentos de construção de dados: análise documental; pesquisa bibliográfica e questionários. Os sujeitos do estudo são docentes do Ensino Médio Integrado do IFMS, campus Campo Grande. O método utilizado teve, como base, alguns princípios da pesquisa-ação, e seguimos as cinco etapas da colocação do problema. No tratamento da empiria, utilizamos os procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), que consistem em: unitarização, categorização e comunicação. O estudo oportunizou a construção de diálogos possíveis com a interdisciplinaridade na EPT e a indissociabilidade entre teoria e prática. O produto educacional demonstrou relevância na formação dos docentes, contribuindo para o fortalecimento da abordagem didática interdisciplinar na práxis pedagógica. Além disso, esperamos que esta pesquisa contribua com as instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional e Tecnológica, na elaboração e na reflexão sobre o currículo integrado, promovendo, desta maneira, a importância da interdisciplinaridade em seus aspectos didáticos e epistemológicos.