Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) por Orientador "Correa, Anderson Martins"
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Item Aplicativo móvel como ferramenta para o monitoramento de egressos do ensino médio integradoSantos, Davi de Oliveira; Correa, Anderson Martins; IFMS; Neres, Celi Correa; Sinesio, Luis Eduardo Moraes; Correa, Anderson MartinsAo longo do tempo, a política educacional brasileira foi moldada por valores materiais e condições econômicas, conforme previsto na concepção materialista da história. No movimento das contradições, emergiu o Ensino Médio Integrado à Educação profissional, uma política que invoca os princípios da escola unitária e da formação omnilateral, mas que enfrenta desafios em sua implementação. Com base nessa perspectiva, e tendo como referência a Abordagem do Ciclo de Políticas, com enfoque no contexto dos efeitos e resultados das políticas educacionais, o presente estudo investiga o Programa de Acompanhamento de Egressos do IFMS, especialmente as ações desenvolvidas no Campus Campo Grande junto aos ex-alunos do Ensino Médio Integrado, e propõe uma ferramenta digital – aplicativo móvel – capaz de contribuir com a coleta de dados realizada no âmbito desse Programa. A metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica e documental. Os procedimentos de análise dos dados seguiram uma abordagem quantitativa, com foco na interpretação estatística das respostas, obtidas por questionários estruturados de autoaplicação, sem a preocupação de explorar a concepção subjetiva dos participantes. Como principal resultado, destaca-se a implementação do app Evolumni, desenvolvido para facilitar a interação entre o IFMS e seus egressos, cuja avaliação por um grupo de ex-alunos revelou grande satisfação com a ferramenta.Item Aspectos da integração curricular de conceitos matemáticos da educação básica: trabalhando com a matemática nos semestres iniciais do ensino médio integrado à educação profissional no IFMSCosta, Mirélly de Oliveira; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Matins, Freitas, Rony Claudio de Oliveira, Lopes Junior, DejahyrO presente trabalho teve como objeto de estudo a seguinte problemática: analisar a oferta institucional de um Curso de Matemática alicerçado nos fundamentos da EPT nos Cursos de EPTNM. Dessa forma, nosso objetivo principal era analisar e propor um Curso de Matemática para os estudantes ingressantes dos CTINM em Edificações e em Informática do IFMS Campus Jardim, com conteúdos do Ensino Fundamental que contribuíram para o sucesso/aprovação na disciplina de Matemática do Ensino Médio. Essa pesquisa caracterizou-se como sendo de natureza qualitativa/aplicada e teve como finalidade atender aos objetivos específicos da pesquisa. Para isso foram aplicados dois questionários: um para docentes da área de Matemática do IFMS e um para discentes dos Cursos de Edificações e Informática do IFMS Campus Jardim. Para a análise dos dados coletados por meio dos questionários foi utilizado o método de análise descritiva. No percurso metodológico, realizamos uma revisão de documentos institucionais, como os PPCs dos dois Cursos supracitados, de literatura pautada nas bases conceituais da EPT e na didática da Matemática francesa, como a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, além de estudos sobre conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental nos quais os estudantes do Ensino Médio apresentaram maiores dificuldades no processo de aprendizagem. O Produto Educacional elaborado foi um Curso presencial, ministrado aos estudantes ingressantes das turmas mencionadas, durante os meses de março a junho, nas dependências do IFMS Campus Jardim, no laboratório de Informática 1, com frequência semanal e duração de 01h15min. No total ocorreram quinze encontros presenciais, com alternância de conteúdo a cada três semanas. No final do Curso revisamos cinco conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental que foram escolhidos pelos estudantes e professores na fase inicial da pesquisa utilizando a metodologia da Teoria das Situações Didáticas para a resolução dos problemas. Os resultados apontaram que os estudantes que frequentaram e finalizaram o Curso com êxito avaliaram o Curso como bom ou excelente na sua totalidade. Dessa forma, pudemos fazer a validação do PE. Finalizando, este estudo foi inserido no Grupo de Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica, que tem, em seu horizonte, a sempre necessária mobilização do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na perspectiva da integração curricular, o trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Princípio Pedagógico. Pretendemos compartilhar todos os materiais produzidos com os outros campi do IFMS, assim como divulgar, em nível de rede, nossos resultados, por meio da participação em eventos, congressos e encontros sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica na área de Matemática.Item De bacharéis a docentes: uma proposta de formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica do Senai - MSGiacomeli, Maise Rodrigues Sá; Correa, Anderson Martins; IFMSEsta dissertação de mestrado está vinculada a área de concentração: Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a linha de pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e ao grupo de pesquisa: Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica - CIEPT. Descrevemos uma pesquisa qualitativa com o olhar voltado ao cenário da identidade, saberes e fazeres dos bacharéis, sem formação pedagógica, que atuam na docência de Cursos Técnicos de Nível Médio, de quatro Unidades de Ensino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul - DR/MS. Neste contexto, a investigação, a que se reporta este estudo, teve como finalidade desenvolver um Produto Educacional, na forma de uma formação continuada, para docentes bacharéis, que atuam na Unidade Curricular Projeto Integrador dos Cursos Técnicos de Nível Médio, tendo como concepção a formação integrada com especial foco na melhoria da prática docente. Metodologicamente, o estudo apresenta proximidade às características da pesquisa-ação, organizado nas fases exploratória, principal, ação e avaliação. Foram utilizadas tecnologias digitais e de comunicação, a fim de se estabelecer as conexões e participação dos pesquisados e cursistas, na formação continuada, sendo a coleta e tratamento dos dados feita mediante técnicas/instrumentos de análise documental, questionários online e registros coletados ao longo da formação. A análise dados nos revelou que: (i) os docentes são selecionados e contratados mediante Aviso de Processo Seletivo - APS, sendo em sua maioria em regime de trabalho horista; ii) a maioria dos docentes bacharéis possuem um elevado nível de formação acadêmica, porém sem formação pedagógica e, 50% deles estão iniciando a atuação na docência, no SENAI; (iii) o SENAI possui um Programa de Formação Continuada, porém o quantitativo de participantes do DR/MS, nos cursos ofertados, é baixo; (iv) a atuação com Projetos Integradores ainda é um desafio aos docentes por requerer uma prática que tenha como base o currículo integrado, a interdisciplinaridade e atuação conjunta entre os pares. Os resultados encontrados, quanto à percepção dos docentes sobre a EPT, indicaram que há desconhecimento dos princípios e fundamentos que a regem, prevalecendo ainda uma visão de formação para o mercado de trabalho em detrimento a uma formação omnilateral, reforçando a importância da formação pedagógica com vistas à integração entre teoria e prática e ao desenvolvimento de ações que promovam o planejamento integrado. Ressalta-se nos dados da pesquisa, que a instituição, mesmo diante de um histórico caracterizado por um ensino tecnicista, está em um momento propício para que se discuta e proponha um trabalho com vistas à formação integral. Desta forma, construiu-se junto aos participantes uma possibilidade de formação continuada para docentes/ bacharéis do SENAI - MS, o material produzido ao longo da pesquisa está disponibilizado como roteiro de formação de docentes para a realização em outros grupos/ instituições.Item Educação para a cidadania: do contexto de produção ao contexto da práticaPelloso, João Augusto Grecco; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Matins, Sinesio, Luis Eduardo Moraes, Montalvao Junior, Arnaldo Pinheiro, Lima, Getulio Raimundo deTrata-se de um estudo fundamentado em preceitos normativos pátrios que versam sobre a educação para a cidadania, mais concretamente, sobre o estabelecimento da cidadania como finalidade da educação. Discorre-se sobre os elementos essenciais da política educacional de formação da consciência cidadã, ou seja, sobre a preparação dos estudantes, mediante a educação, para o exercício da cidadania ativa. A investigação sobre essa política pública educacional é feita por meio a abordagem do Ciclo de Políticas, referencial que trata a política como texto e como discurso, desenvolvendo análise das relações entre as diferentes dimensões em que as políticas circulam e são interpretadas e traduzidas imersas em relações de saber e poder. O locus desta investigação é o Curso Técnico Integrado em Informática, no campus de Campo Grande, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, e seu corpus se constitui por documentos legais e institucionais, reconhecendo-os como textos políticos, além de questionários aplicados aos estudantes, entendendo-os como indícios de processos vividos e registrados em determinado tempo e espaço de ação, retratando a interação dos sujeitos nas arenas políticas. Este trabalho se propôs a analisar se o Contexto da Prática do sobredito curso traduz o que foi previsto no Contexto de Produção do Texto quanto ao que concerne à preparação dos estudantes para o exercício da cidadania. Para tanto, foi abordado o Ciclo de Políticas como referencial de análise da política que versa sobre a formação da consciência cidadã, além da apresentação de aspectos conceituais e históricos da cidadania e sua relação com a educação. Os procedimentos metodológicos adotados para atingir seu intento consistiram na realização de pesquisa bibliográfica e documental e na aplicação de questionários aos estudantes. De todo o exposto, a presente pesquisa ofertou possibilidades de reflexão aos estudantes quanto à tradução da política pública de formação da consciência cidadã no Contexto da Prática e, ademais, dela decorreu o desenvolvimento de Produto Educacional apto a auxiliar na preparação dos estudantes para o exercício da cidadania, o qual foi consubstanciado no formato de livro digital intitulado “Educação para a Cidadania: A construção da consciência cidadã na Educação Profissional e Tecnológica”.Item Organização de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica: Um olhar sobre a segurança do trabalho no uso de laboratórios no ensino médio integrado à educação profissionalCerqueira, Braulio Gaudencio; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Martins; Campelo Junior, Marcos Vinicius; Lopes Junior, DejahyrEsta dissertação, desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos Institutos Federais, sob curadoria do grupo de pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica do Mato Grosso do Sul, tem o objetivo geral de identificar o grau de relevância de manual de segurança para Espaços Pedagógicos do tipo laboratórios de ensinos, contendo informações para o uso de laboratórios dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Mecânica e Eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande, utilizados para promoção do ensino, pesquisa e extensão. Como problema de pesquisa, foram consultados dados oficiais brasileiros do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho entre 2012 e 2022, que revelam ser o uso de máquinas e equipamentos a principal causa de acidentes no trabalho, sendo a faixa etária entre 18 e 24 anos a segunda mais acometida. Idades estas compatíveis com a dos estudantes matriculados e recém-egressos do IFMS. Como questão norteadora do estudo: “A construção de um manual com recomendações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para a organização e o uso de Espaços Pedagógicos poderia contribuir positivamente na promoção da segurança em laboratórios de ensino da EPT?”. Justifica-se a pesquisa pela escassez de referencial teórico sobre o tema aplicado à EPT. Como procedimento metodológico para a construção do manual, foram feitas entrevistas semiestruturadas, conforme orienta Heloisa Szymanski, com docentes e técnicos do IFMS Campus Campo Grande, que utilizam estes espaços em suas atividades. Posteriormente, foi aplicado o método de análise de conteúdo, temática de Laurence Bardin, para extrair dados e subsidiar a construção do manual. Após a elaboração o manual, foi, mais uma vez, posto para apreciação dos participantes numa entrevista de validação. Os resultados das entrevistas de validação consolidaram os resultados finais da pesquisa, que demonstrou majoritária aderência e relevância do PE no planejamento e na efetivação de ações para as melhorias das condições de SST nestes Espaços Pedagógicos.Item Xeque mate! Potencialidades pedagógicas da utilização do jogo de xadrez no ensino médio integrado à educação profissional em uma perspectiva interdisciplinarSilva, Geni Ester Boschetti da; Correa, Anderson Martins; IFMS; Correa, Anderson Matins, Rosa, Claudia Carreira da, Ravagnani, Fabricio Cesar de PaulaNeste trabalho, investiga-se sobre o jogo de xadrez como recurso pedagógico que pode ser utilizado como possibilidade de interdisciplinaridade, visto que este é um dos princípios orientadores para a construção de um currículo integrado, modalidade de ensino que tem tido foco nos Institutos Federais - IFs. O lócus da pesquisa é o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFMS, busca se implementar a interdisciplinaridade, motivo que justifica a pesquisa, tendo em vista que se trata da construção do conhecimento sobre recurso pedagógico que pode ser um tema gerador da interdisciplinaridade. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é “Identificar possibilidades pedagógicas de utilização interdisciplinar do jogo de xadrez no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, como possibilidade de integração curricular”. No percurso metodológico, fez se a revisão de literatura sobre o jogo de xadrez e investigou se como o xadrez é utilizado no IFMS; para tanto, realizaram se entrevistas semiestruturadas com professores que já realizaram atividades com o jogo de xadrez no contexto do IFMS. Para a análise construção dos dados coletados por meio da entrevista, serviu de base a análise de conteúdo de Bardin (1977). Esta pesquisa é de natureza qualitativa/aplicada, na medida em que resultou no desenvolvimento de um Produto Educacional, que consiste em um E-book, contendo materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizados por professores que desejam explorar potencialidades do xadrez como ferramenta pedagógica, demonstrando o potencial interdisciplinar do referido jogo. O E-book foi disponibilizado aos docentes do IFMS, os quais foram convidados para avaliar o produto educacional, a fim de que se realizem ajustes, melhorias e refinamentos para então a versão final do Produto Educacional ser disponibilizada ao público em geral.